Cultura empresarial é algo que todas as empresas possuem, a diferença é que algumas sabem disto, controla e administram a sua cultura empresarial, enquanto outras deixam este importante componente estratégico à deriva.
Cultura empresarial é a soma de propósitos do negócio, determinado pelo que a empresa escolhe como filosofia existencial, a sua missão no Planeta, suas políticas e formas de atuação, tudo conectado com seus princípios morais, éticos e de humanidade.
Quando afirmamos que todas as empresas possuem uma cultura empresarial é porque esta cultura é o que é aplicado e percebido pelas pessoas e pelo mercado, não importando se a empresa tem noção deste potencial, pois de qualquer maneira, as pessoas e o mercado estabelecem uma visão sobre nossa empresa.
O melhor, mais inteligente e indicado, é que a gente entenda esta cultura antes de todos, que criemos uma descrição bem clara, para nós mesmos e para os nossos, daquilo que queremos, onde pretendemos chegar e os caminhos que estamos dispostos a percorrer nesta caminhada.
A cultura empresarial define a forma como fazemos as coisas, como tratamos as pessoas, as relações com os personagens do mercado, da sociedade e do nosso ambiente.
É de cultura empresarial que vamos falar aqui, para que todos tenham a noção da importância e poder de uma cultura empresarial bem definida e aplicada no ambiente corporativo.