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Startup. Como a inovação vira um negócio

O embrião da transformação

Startup. Como a inovação vira um negócio
O embrião da transformação

Startup é um conceito que surgiu recentemente, com a chegada de novos recursos e métodos ao universo dos negócios, criando novas formas de empreender e a startup apareceu neste rastro.

O que define uma startup é que ela possui características de inovação, ou seja: sua proposta empreendedora está associada à inovação como elemento de destaque e âncora balizadora de seu sucesso.

Você tem uma ideia inovadora, isto normalmente faz com que as estruturas e conceitos para a aplicação desta ideia, também precisem ser inovadoras, já que nunca foram aplicadas.

Desde o planejamento, as percepções em torno do projeto consideram a inovação como diferencial, não apenas por estratégia, mas por necessidade.

É aqui que tudo fica cada vez mais interessante…

Uma ideia inovadora precisa de um projeto inovador para a sua consolidação, lançamento, utilização e escala.

Isto faz com que novas ideias inovadoras nasçam embrionadas no projeto original e isto gera uma cadeia de desenvolvimento de alto valor.

Você pensa num carro inovador, algo que nunca foi criado antes, autônomo, movido a energia nuclear, altamente econômico e com uma bateria que dura 300 anos.

É uma ideia inovadora e revolucionária.

Estamos diante do nascimento de uma startup, que precisará desenvolver novas soluções e recursos para tornar a ideia original uma realidade.

Novas formas de produzir baterias, componentes, ferramentas, instalações, marketing, comercialização e por aí vai.

Cada um destes novos empreendimentos é uma startup e estamos diante de uma espécie de incubadora, ou seja: estamos levando a evolução humana para um novo patamar, com crescimento em cadeia, impulsionados pelo conceito de startup e é sobre isto que vamos falar aqui.

Startup. Os 4 pilares de sua composição

O caminho da consolidação de um novo negócio
A rota do sucesso

Startup é um modelo que depende de algumas variáveis determinantes para sua viabilidade e sucesso.

Não existe uma garantia associada ao sucesso (como quase nada no universo empreendedor), mas com a startup o desafio parece ser muito maior, já que estamos falando de algo que soluciona necessidades das pessoas, que elas ainda nem sabem que possuem, o que não deixa parâmetros comparativos para as análises decisoras e orientadoras do projeto.

O que se sabe é que uma startup possui um portfólio de necessidades que definimos como pilares para sua sustentação, nascimento e sucesso e destacamos os 4 principais elementos deste conjunto de formação de uma startup…

1 – Inovação…

O princípio de uma startup se dá a partir de um forte senso de observação, o que leva à constatação de oportunidades de mercado.

A ideia é encontrar soluções que facilitem a vida das pessoas, em diversos campos da atividade humana, seja a ciência, o entretenimento, a comunicação, o trabalho, o desenvolvimento pessoal e humano, a saúde, tudo o que diga respeito à existência humana, seus hábitos e comportamentos, é campo fértil para uma ideia inovadora, disruptiva, que atraia o interesse e passe a fazer parte do cotidiano humano, na forma de produto ou serviço, dando e recebendo valor por isto.

A partir da ideia, as ferramentas básicas podem existir ou serem inventadas, já que a ideia é disruptiva, na maioria das vezes, é necessário inventar e construir os meios pelos quais se constrói e viabiliza a ideia original.

Tecnologia costuma estar fortemente associada ao surgimento de uma startup, já que é um elemento construtivo com potencial disruptivo poderoso.

Uma mente livre e flexível também é parte deste processo, já que permite novas visões, novos olhares, novas percepções e abordagens inéditas diante da realidade.

2 – Escalabilidade…

É inerente ao sucesso de uma startup que ela possua um potencial de escalabilidade, de se tornar interessante a ponto de ser desejada, por seu potencial transformador positivo e seja fácil de ganhar mercado com a inovação proposta pela startup.

Basicamente, uma startup precisa viabilizar sua envergadura comercial, a partir de sua qualidade e poder de transformação da vida das pessoas.

Isto proporciona escalabilidade, que é o sucesso comercial rápido, em grandes proporções, conquistando grandes fatias de mercado, sem envolver, necessariamente, um aumento proporcional dos custos.

3 – Rentabilidade…

Não precisa ser startup para sabermos que qualquer empresa tem a obrigação de dar lucro.

Já mencionamos reiteradas vezes que o lucro é uma obrigação social, pois a empresa que não tem lucro, não apenas deixa de ser viável, mas passa a ser um problema social, já que não honra seus compromissos com todos os atores.

A rentabilidade é um dos requisitos de sustentação do projeto de uma startup, não apenas pelo seu custeio, mas pela condição de gerar recursos para sua expansão e melhoria, bem como atrair o interesse de investidores, que ao aportarem capital, passam a fortalecer o projeto, ampliando a velocidade de sua consolidação, expansão e sucesso.

4 – Condições de incerteza…

Uma startup costuma requerer uma análise muito mais desafiadora sobre suas chances de mercado.

É preciso considerar aspectos que normalmente não possuem parâmetros comparativos.

Lembre que estamos falando de uma ideia inovadora, disruptiva, com pouca ou nenhuma similaridade com algo que já exista e todas as projeções são realizadas em suposições.

Claro que se utiliza análise estatística e ponderação sobre probabilidades, algo muito desafiador e complexo, mas ainda assim, estamos sendo subjetivos, sem uma coluna vertebral sólida, apenas imaginária.

Isto requer condições de incerteza, que basicamente são a capacidade de alterar movimentos diametralmente de acordo com novos fatos e descobertas, mudando direções sempre que necessário.

Também é desafiador ter que caminhar sobre um terreno que não se conhece e o desconhecido é, ao mesmo tempo, a maior atração à nossa espécie, bem como o nosso maior cenário de medo e insegurança.

Saber lidar com as condições de incerteza, ter o conhecimento, a preparação e, sobretudo, o controle emocional e psicológico para isto, é fundamental para um empreendimento no formato de uma startup.

Os requisitos para tornar real

O que precisamos saber
O que é importante

Construir uma startup inicia pela ideia inovadora, já que nada acontece se não houver a causa original e poderosa.

O princípio é sempre o de observar, visando a identificação de uma oportunidade, que surge como encontrar uma solução inovadora para um problema real e comum à maior parte das pessoas.

Esta é a parte mais complexa, já que requer o talento na sua forma mais pura e essencial e são poucos os que conseguem oferecer isto.

Imediatamente, é preciso entender que a grande ideia não adianta de nada se não puder ser acessada de maneira única e valiosa.

Construir uma startup também requer um conceito de validação de mercado.

Não é possível lançar nada sem uma experimentação de sua aprovação potencial.

Isto envolve técnicas de testes de aceitação, que costumam moldar a ideia até um formato de lançamento.

Esta validação se dá através de múltiplas formas de experimentação, como testes de usabilidade, preferências, pesquisas restritas e amplas, entrevistas de feedback qualificado e testes de variação dentro do próprio conceito, que costuma gerar ajustes finos no produto ou serviço final.

Agora chegamos ao estágio da definição do MVP (Produto Mínimo Viável), que é a geração de uma versão simplificada do que seria o produto básico, de forma a realizar o lançamento prévio e restrito, a fim de analisar os comportamentos do produto e das pessoas que o utilizam, trabalhando fortemente nos feedbacks, que vão modelando e aperfeiçoando a oferta final.

Neste estágio, passamos a algo reconhecido como feedback e interação, onde criamos canais diretos aos usuários, por vezes na forma de pequenos comitês de clientes, onde acompanhamos a utilização, o que resulta em aprendizado conjunto, captando feedbacks específicos e laboratoriais, gerando melhoria contínua na oferta, ajustando e até mudando direções, de acordo com este know how executivo.

Em quase todas as etapas é necessário investir e quando aprovamos o produto nas suas primeiras etapas, o interesse dos investidores começa a despontar olhares sobre o projeto e isto facilita a captação de maiores investimentos.

Quando cruzamos a etapa da viabilidade real e consolidação do projeto na sua forma comercial e de aceitação de mercado, se ampliam as chances de conquistar investimentos robustos nesta construção e o apoio aparece.

Plataformas de crowdfunding, investidores “anjo”, capitalistas de riscos, costumam aparecer com interesse no potencial apresentado e isto abre portas para captação de capital, mediante remuneração ou participação nos resultados.

Após a validação completa do MVP, a consolidação clara e objetiva do modelo de negócios é o próximo passo e com isto estabelecido, a hora é de se concentrar na base de clientes, no conjunto operacional validado e nas estratégias para a expansão das operações.

Provavelmente você não conseguirá nada sem uma equipe sintonizada na perspectiva e potencial do projeto, por isto você precisa recrutar pessoas com esta harmonia visionária sobre a oferta e seu potencial, consolidando um time engajado e dedicado ao sucesso.

Concentrar pessoas motivadas e capacitadas ao redor do projeto é básico para que o sucesso apareça.

Diz a lenda que tudo que o sol toca nasceu no marketing e ele é vital para o sucesso de todo o projeto.

O marketing vai criar os caminhos que abrirão o acesso ao produto através de suas ferramentas, como branding, comunicação, direcionamento, persuasão e tantos outros elementos que compões esta ciência indispensável para qualquer premissa de sucesso comercial.

O controle é permanente e constante, pois é o monitoramento de todos os indicadores que apontará se as ações estão sendo eficientes e adequadas, ao mesmo tempo em que demonstram a necessidade de eventuais ajustes e melhoria contínua.

Acompanhe os indicadores-chave de desempenho (KPIs) e esteja pronto para fazer ajustes rápidos conforme o mercado e as necessidades dos clientes evoluem.

Chegamos ao ponto em que a startup encontra sustentabilidade e escalabilidade, onde você trabalha para garantir que sua startup seja financeiramente sustentável, com capacidade de crescimento constante e sem comprometer a qualidade da proposta original ou a missão de sua empresa.

Startup é o passo inicial da transformação do mundo

Startup. Aqui começa a transformação
Poder de transformar o mundo

Startup é o princípio de uma transformação, já que lida com o novo, o inexistente, o transformador, o disruptivo, o solucionador, o que leva as pessoas a mudarem ou adaptarem comportamentos e hábitos, proporcionando passos evolutivos inquestionáveis.

Startup é um conceito que muda o mundo, transforma a humanidade e é fortemente atrelado à evolução da tecnologia.

A própria tecnologia se renova a partir de múltiplas startups que surgem o tempo todo, de todas as direções, com novas soluções tecnológicas que melhoram a vida das pessoas.

Quem imaginaria um banco, com todos os serviços financeiros, agilidade incomparável e soluções globais, sem uma agência física sequer, ou sem nenhum funcionário fixo?

Quem imaginaria serviços de streaming vencendo as grandes o9peradoras clássicas de tv?

Quem imaginaria aplicativos de transporte, de saúde, onde você pode até programar uma cirurgia sem ter que falar pessoalmente com um médico?

Quem imaginaria sistemas completos e complexos de educação, onde se ensina idiomas, tecnologias, cátedras complexas inteiras, sem que exista a presença física de professor e aluno num mesmo ambiente?

São estas e outras que fazem com que a startup seja sempre uma gigantesca possibilidade de sucesso, riqueza e evolução, ao alcance de todos, indiscriminadamente, em qualquer canto do mundo, apenas esperando ser encontrada, inventada e realizada.

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