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Aprender. Onde tudo começa

O ponto de partida

Aprender. Onde tudo começa
O ponto de partida

Aprender é o princípio básico da consciência humana e nossa evolução também fez evoluir a forma como absorvemos e desenvolvemos o conhecimento.

Aprender é a porta de entrada da inteligência e o que realmente faz diferença nos dias atuais e daqui para o futuro, cada vez mais, numa velocidade assombrosa, determinada pela dinâmica da tecnologia.

Quanto mais a tecnologia evolui, mais ela cria recursos para evoluir mais ainda, multiplicando a velocidade da sua própria evolução.

O crescimento de recursos e possibilidades acontece em escala e é cada vez mais complexo acompanhar toda esta evolução utilizando apenas a nossa capacidade intelectual biológica.

É fascinante e assustador ao mesmo tempo.

Enquanto alguns discutem se a humanidade ficará obsoleta, se perderemos empregos, pouco se dão conta de que o nosso universo cotidiano está mudando o tempo todo, a cada amanhecer e não se trata de perdermos empregos, pois os próprios empregos simplesmente serão desnecessários.

Os trabalhos serão outros, as tarefas não serão mais as mesmas.

Pessoas não sentarão mais atrás de mesas e preencherão formulários, ou irão às fazendas cuidar de colheitas ou alimentar rebanhos.

Tudo acontecerá a partir de mecanismos automatizados e altamente precisos, já está acontecendo.

E o que acontecerá com a humanidade?

Depende…

De qual humanidade estamos falando?

Da que conhecemos hoje ou da que está começando a surgir e que, em pouco tempo, será completamente diferente do que somos hoje?

Tão interessante que vamos falar um pouco sobre isto neste conteúdo…

Aprender sempre será um diferencial

Diferencial competitivo
Habilidade valiosa

Aprender é e será, cada vez mais, o elemento diferencial de cada um de nós, a nossa capacidade de aprender vai abrir portas num futuro desafiador e exigente.

Não conseguiremos aprender tudo o que existirá para ser aprendido e até o conceito de aprender mudará, pois teremos que aprender tecnologias que aprendem o que não conseguimos, que nos ajudam a executar o que precisaremos fazer, mesmo sem termos aprendido ainda.

A maior parte das pessoas que dirige carros hoje, não faz a menor ideia de como ele funciona, ou quantos processos acontecem num veículo enquanto ela está se locomovendo, mas ainda assim, aprendem os comandos e todo o resto acontece automaticamente, e cada vez mais automaticamente…

Tente imaginar isto numa escala muito maior e visualize grandes sistemas de inteligência artificial sendo manipulados por você e executando múltiplas tarefas complexas ao mesmo tempo, sem que você faça a menor ideia de como aquele mecanismo realiza aquilo.

É este conceito de aprendizado que precisamos incorporar, aprender ferramentas, que vão rodar outras ferramentas e tantas outras, quantas forem necessárias, para fazerem o futuro virar e presente e virar futuro novamente.

O mundo está em constante mudança, e isso traz novos desafios para a aprendizagem.

Nos dias atuais, o conhecimento está mais acessível do que nunca, mas também é mais disperso e mutável e isso torna difícil para as pessoas acompanharem as últimas tendências e desenvolver as habilidades necessárias para se manterem competitivas no mercado de trabalho.

O formato do aprendizado hoje muda de escopo…

Antes, o centro de conhecimento do mundo estava nas universidades, pois ali estava a base do conhecimento humano, os principais centros de pesquisas, o encontro de intelectos de todos os níveis.

Hoje o centro do conhecimento do mundo se deslocou para uma tela de smartphone, em qualquer lugar do mundo onde exista uma conexão minimamente razoável com a internet.

Você pode aprender praticamente tudo na internet, nas redes de conhecimento que você mesmo estabelece com pessoas de seu network.

Quer aprender algo? Provavelmente você encontrará no Youtube, com várias formas de ensinamento e se não estiver ali, provavelmente você descobrirá onde procurar.

Universidades demoram décadas para incorporar um novo conhecimento, para mexer nos seus sagrados programas curriculares, enquanto novas matérias surgem o tempo todo e novas formas de fazer as mesmas coisas, não param de se reciclar.

Alunos já sabem mais que professores, livros perdem o sentido em menos de um ano, pois aquilo que ali está escrito já mudou logo após sua impressão.

Tudo isto faz com que o ato de aprender seja cada vez mais personalizado, individualizado e isto exige que as pessoas tenham mais consciência de sua própria responsabilidade em aprender.

O que você aprendeu na faculdade provavelmente já quase não serve para nada, ou bem perto disto.

As pessoas precisam ser mais autônomas, responsáveis e independentes em relação ao conhecimento.

Realidade virtual e inteligência artificial e seus impactos na educação

Realidade e inteligência
Tecnologia para aprender

A realidade virtual (RV) é uma tecnologia que permite criar e interagir com ambientes simulados por computador, que podem ser semelhantes ou diferentes da realidade.

A RV pode ser usada como uma ferramenta de educação para enfrentar os desafios dos tempos atuais e criar novos caminhos…

  • Ampliar o acesso à educação, permitindo que pessoas de diferentes lugares, culturas e condições socioeconômicas possam aprender juntas, sem barreiras físicas ou geográficas;
  • Enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, proporcionando experiências imersivas, lúdicas, motivadoras e personalizadas, que estimulem o interesse, a curiosidade, a criatividade e o pensamento crítico dos estudantes;
  • Facilitar o desenvolvimento de competências transversais, como comunicação, colaboração, resolução de problemas, adaptabilidade, entre outras, que são essenciais para o mercado de trabalho e para a vida em sociedade;
  • Promover a inclusão e a diversidade, possibilitando que pessoas com diferentes necessidades, habilidades, preferências e estilos de aprendizagem possam participar de forma equitativa e respeitosa das atividades educacionais;
  • Apoiar a educação continuada, oferecendo oportunidades de atualização, reciclagem e aprofundamento de conhecimentos, habilidades e atitudes, de acordo com as demandas e os interesses de cada indivíduo.

Com a possibilidade de utilização da RV nos campos relacionados à educação, auxiliando a aprender, são múltiplas as formas e aplicações desta tecnologia…

  • Simular situações reais ou fictícias, que permitam aos estudantes vivenciar cenários, experimentar fenômenos, explorar conceitos, testar hipóteses e muito mais;
  • Criar ambientes virtuais para aprender, que possibilitem aos estudantes interagir com conteúdos, recursos, professores e colegas, de forma síncrona ou assíncrona, individual ou coletiva;
  • Desenvolver jogos educativos, que combinem elementos de diversão, desafio, recompensa e feedback, para engajar os estudantes e facilitar a assimilação e a transferência de conhecimentos;
  • Proporcionar experiências culturais, artísticas, históricas, geográficas, dentre outras, que ampliem os horizontes, os repertórios e as perspectivas dos estudantes, contribuindo para a sua formação integral;
  • Oferecer treinamentos profissionais, que preparem os estudantes para o exercício de atividades específicas, como pilotar um avião, realizar uma cirurgia, operar uma máquina e outras atividades mais complexas.

A inteligência artificial…

A inteligência artificial é outro mecanismo que não para de crescer e se retroalimenta, aprendendo em escala, com tecnologias como Machine Learning, onde a máquina aprende com a própria máquina, exponencialmente.

É um exercício interessante imaginar onde tudo isto vai chegar e como a inteligência artificial vai transformar a realidade humana (já está transformando).

A inteligência artificial (IA) é uma área da ciência da computação que busca criar sistemas capazes de realizar tarefas que normalmente exigem inteligência humana, como reconhecer padrões, aprender, raciocinar, decidir, executar.

A IA tem impactado o processo de aprendizado das pessoas de diversas formas, como:

  • Aumentar a eficiência e a eficácia do aprendizado, oferecendo soluções personalizadas, adaptativas, interativas e inteligentes, que se ajustam às características, às necessidades, aos objetivos e ao desempenho de cada aprendiz;
  • Ampliar o acesso e a democratização do aprendizado, possibilitando que pessoas de diferentes lugares, culturas e condições socioeconômicas possam ter acesso a conteúdos, recursos, professores e colegas de qualidade, sem barreiras físicas ou geográficas;
  • Enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, proporcionando experiências imersivas, lúdicas, motivadoras e diversificadas, que estimulem o interesse, a curiosidade, a criatividade e o pensamento crítico dos aprendizes;
  • Facilitar o desenvolvimento de competências transversais, como comunicação, colaboração, resolução de problemas, adaptabilidade, entre outras, que são essenciais para o mercado de trabalho e para a vida em sociedade;
  • Apoiar a educação continuada, oferecendo oportunidades de atualização, reciclagem e aprofundamento de conhecimentos, habilidades e atitudes, de acordo com as demandas e os interesses de cada indivíduo.

A IA também tem o potencial de transformar o futuro da humanidade, trazendo benefícios, mas também desafios, como:

  • Melhorar a qualidade de vida, a saúde, a segurança, a produtividade, a sustentabilidade, entre outros aspectos, por meio de aplicações da IA em diversos setores e domínios, como medicina, educação, transporte, energia, agricultura e tantas outras;
  • Promover a inovação, a criatividade, a diversidade, a inclusão, a cooperação, entre outros valores, por meio de aplicações da IA que estimulem o desenvolvimento humano, social, cultural, artístico, científico, tecnológico;
  • Desafiar a ética, a moral, a lei, a política, a economia, a religião, entre outros aspectos, por meio de aplicações da IA que envolvam questões como privacidade, segurança, responsabilidade, autonomia, direitos, deveres e praticamente tudo;
  • Questionar a identidade, a consciência, a inteligência, a emoção, a intenção, a relação, entre outros aspectos, por meio de aplicações da IA que criem sistemas cada vez mais complexos, sofisticados, conscientes e autônomos, que possam interagir, competir ou cooperar com os humanos.

Aprender ou ficar para trás

Aprender para competir
Treinar, vencer, evoluir

Aprender é algo que não se pode prescindir, já que é com o aprendizado constante que nos sintonizamos com nosso próprio tempo.

O que você sabe importa muito menos do que aquilo que ainda haverá a aprender.

Ter a capacidade de entender o ambiente, conhecer o cenário e trafegar num mundo dinâmico, onde tudo muda o tempo todo, é o maior desafio a ser vencido e sem aprender, não há como prosseguir.

Um aprendizado ineficiente pode trazer diversos riscos para as pessoas, como:

  • Dificuldade de acompanhar as mudanças e as exigências do mundo atual, que demanda conhecimentos, habilidades e atitudes cada vez mais complexos e diversificados;
  • Desvantagem competitiva no mercado de trabalho, que requer profissionais qualificados, atualizados, criativos e adaptáveis;
  • Baixa autoestima, frustração, desmotivação e desinteresse pelo aprendizado, que podem afetar a saúde mental e emocional das pessoas;
  • Exclusão social, cultural e digital, que pode gerar desigualdades, preconceitos, violências e conflitos.

É importante buscar estratégias que possam melhorar o aprendizado e algumas delas certamente são fundamentais…

  • Selecionar as fontes de informação mais confiáveis e relevantes para os seus objetivos;
  • Organizar o seu tempo e o seu espaço de estudo, definindo prioridades, metas e rotinas;
  • Utilizar recursos tecnológicos que auxiliem o aprendizado, como plataformas digitais, aplicativos, podcasts, vídeos e tudo o que puder alcançar;
  • Aproveitar as oportunidades de aprendizado colaborativo, interagindo com outras pessoas que tenham interesses e conhecimentos similares ou complementares aos seus;
  • Aplicar o que aprendeu na prática, buscando resolver problemas reais, criar projetos, compartilhar experiências;
  • Avaliar o seu progresso e o seu desempenho, buscando feedback, reconhecendo os seus pontos fortes e fracos, e buscando melhorar continuamente.

Algumas dicas para facilitar o aprendizado no futuro e que dependem só de você…

  • Ser curioso e aberto a novas experiências, pois a curiosidade é o gatilho da inteligência;
  • Ser capaz de aprender de forma autônoma, não dependendo dos sistemas clássicos de ensino e indo atrás do que você precisa, querendo sempre mais;
  • Ser capaz de adaptar-se às mudanças, pois como ensina a evolução, não é o mais forte que vence, mas o que se adapta melhor;
  • Ser capaz de trabalhar em equipe, pois isto é a essência de ser humano.

Mantenha preservada e cuide de sua “máquina de aprender”, pois esta é a principal ferramenta humana, a única capaz de nos manter sintonizados com o que acontece a nossa volta e de apontar caminhos que levem ao nosso desenvolvimento.

Não pare no tempo, leia textos complexos, não aceite o simples fato de não entender algo que alguém criou ou escreveu há milhares de anos atrás, pois você tem cérebro e muito mais recursos do que aquele primitivo que criou aquilo.

Cresça, evolua, apareça!

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