Gamificação é mais um daqueles elementos que chegaram junto com a tecnologia e toda a sua gama de opções e recria caminhos, trazendo o universo dos jogos para aplicações com objetivos.
No universo corporativo a aplicação de técnicas de gamificação vêm assumindo importante papel, sobretudo no que corresponde à gestão de pessoas.
Criar jogos que levam ao aprendizado, à melhoria contínua, à melhor compreensão do perfil de cada um e dos conjuntos de pessoas de um mesmo ambiente profissional vem se constituindo num diferencial importante na construção de melhores ambientes e criação de melhores políticas de gestão humana.
Pessoas são o ativo mais importante de qualquer empresa, pois oferecem a criatividade, que é a semente da inovação, porém este ciclo só acontece de forma consistente se as pessoas estiverem satisfeitas.
Trazer a tecnologia da gamificação para este segmento da atividade corporativa tem feito a diferença positiva em muitos cases de sucesso.
A dinâmica envolvida num projeto de gamificação favorece a melhor compreensão, colaboração, competitividade saudável e percepção de oportunidades.
Com os recursos da tecnologia é possível gerar ambientes competitivos com simulação da realidade, extraindo das pessoas, uma visão clara de suas formas de pensamento diante de determinadas circunstâncias, como decidem, como se posicionam e reagem e isto é valioso para autoconhecimento e melhoria das relações humanas na empresa.