Satisfação do cliente é o foco objetivo de qualquer empresa que pretenda o sucesso e o que pode parecer óbvio, muitas vezes, fica esquecido através da caminhada cotidiana do empresário.
Empresas em todos os segmentos se estabelecem para ter lucro e é preciso deixar isto bem claro: o lucro é uma obrigação social, já que empresas que não têm lucro, passam a ser um problema para a sociedade, já que não cumprem seus compromissos, não geram riquezas sociais e não empregam, passando a se arrastar pelo mercado, vivendo das esmolas que recebe até terminar sua existência.
Satisfação do cliente é o pilar que sustenta o negócio, independente do que acontece dentro de suas instalações.
Aliás, nem tão independente assim, pois cada vez mais, cada mínimo passo que a empresa dá, reflete de alguma maneira, na percepção das pessoas, mesmo as mais internas e isto atua diretamente na percepção de satisfação do cliente.
São muitos os exemplos de empresas que deixaram de ser aceitas por seus posicionamentos sociais, suas políticas humanas, seus posicionamentos estratégicos que contrastam com a visão global de ideal, em sustentabilidade, respeito ao meio-ambiente, integração social e tantos outros.
Por isto o senso de satisfação do cliente deixou, há muito, de se referir exclusivamente à relação do cliente e o produto ou serviço oferecido pela empresa e está associado à experiência completa, algo cada vez mais presente no cotidiano do mercado e é disto que vamos falar aqui.