Marketing é uma verdadeira ciência que mede, analisa, compara, projeta e acompanha os movimentos de mercado e as relações entre um empreendimento e o mercado, considerando suas características e peculiaridades, em contraposição ao que a empresa oferece, seus objetivos e os caminhos adotados para chegar lá, nas mais diversas direções.
A confusão começa quando a maioria das pessoas ainda nutre uma visão antiga sobre o marketing, que o associava à comunicação e propaganda, tão somente.
O mercado foi evoluindo, a forma como se lida com a informação também, o mercado cresceu e se tornou dinâmico, a quantidade de ofertas inundou o mundo e a competição passou a exigir cada vez mais do marketing.
Mais ciência, mais precisão, mais controle.
O marketing passou a expulsar o “achômetro” e as certezas passaram a ser vitais na definição de estratégias, investimentos e movimentos.
O potencial desenvolvido em compreender os movimentos das pessoas, suas preferências, hábitos e costumes, fez com que o marketing se modernizasse, já que quanto mais um produto ou serviço conseguir antecipar uma necessidade, maior será a sua capacidade de aceitação, diminuindo assim, o seu custo e esforço para comercialização.
O contrário também é verdadeiro, e se você resiste em perceber o que as pessoas buscam, mesmo que nem elas mesmas saibam o que procuram, então terá que investir mais tempo e mais esforço em convencimento, enquanto seu concorrente já se posicionou no formato e modelo que melhor se encaixa naquela expectativa.
O desafio é conseguir consolidar todas estas informações na forma de conhecimento útil, não apenas para identificar oportunidades, mas para antecipar desejos e superar expectativas, pois isto sim, conquista e fideliza clientes.
Bem-vindo ao marketing moderno!