Vencendo desafios
Gestão de conflitos é um tema que não costuma aparecer com frequência nos conteúdos voltados à gestão de negócios e pessoas, mas este é um elemento fundamental na construção do sucesso de qualquer iniciativa de sucesso no mundo corporativo.
Pessoas são o ativo mais importante de qualquer empresa, pois somente as pessoas podem proporcionar a semente da criatividade, que é a origem da inovação, o principal diferencial competitivo nos tempos atuais e no futuro.
Encontrar as pessoas certas já é um desafio, descobrir e implementar o modelo de gestão de pessoas adequado é maior ainda, construir um ambiente profissional agradável, envolvente e engajador é o maior de todos.
Pessoas são instáveis e o mesmo compartimento que guarda seus talentos, também guarda suas características de personalidade, de todos os tipos, particulares e únicas.
Isto só amplia o tamanho do desafio da harmonização dos ambientes e relações.
Gestão de conflitos passou a ser, portanto, um elemento de gestão de pessoas que nasceu no rastro da consequência dos atritos, das diferentes formas de cada um entender e defender seus pontos de vista.
É disto que vamos falar hoje, entendendo como funcionam as estruturas e políticas de gestão de conflitos que deram certo, para que possamos projetar o que precisamos fazer para que os naturais conflitos das relações humanas, não desencadeiem a deterioração das relações e das estruturas dos nossos talentos.