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Soluções vencedoras são combustível do sucesso

O que alimenta a vitória

Soluções vencedoras são combustível do sucesso
O que alimenta a vitória

Soluções vencedoras é o foco objetivo das empresas que vão se consolidando no mercado como líderes e exemplos a serem seguidos, já que conseguem construir soluções objetivas para suas necessidades.

No mundo da gestão de negócios é muito fácil se perder, já que são indicadores apontando em muitas direções, todas aparentemente importantes, onde despejamos energias e expectativas, enquanto muitas vezes, depois de algum tempo, quando o resultado não vem, descobrimos que embora parecesse importante, nossa operação possui outros aspectos tão ou mais importantes, onde o verdadeiro resultado se constrói.

Existe uma espécie de espinha dorsal que compõe um conjunto objetivo de soluções vencedoras na gestão de negócios, elementos que são comprovadamente influenciadores do nível de resultado que se consegue atingir.

O caminho sempre é a inovação, o diferencial, a ideia criativa, mas a base de toda iniciativa precisa considerar o fundamental, o óbvio, o elementar, aquilo que já sabemos que não pode faltar…

Nosso conteúdo faz uma análise do que é básico em soluções vencedoras que toda a empresa precisa, antes mesmo de partir para a inovação, já que o ótimo é o maior inimigo do bom, quando pessoas buscam a excelência sem nem mesmo ter construído o fundamental.

Soluções vencedoras nascem de uma estrutura de gestão consistente

Organização é o princípio
Um olhar globar e organizado

Soluções vencedoras estão ligadas à qualidade da gestão, mas o processo de qualidade de gestão nasce antes até da própria empresa, já que é inerente ao potencial de sensibilidade, responsabilidade e capacidade do gestor.

Nunca é proibido aprender durante a caminhada e muito gestor se transforma a partir do aprendizado, normalmente, resultado de experiências.

O problema maior acontece quando o gestor tem uma visão radicalizada, centrada num jeito engessado de trabalhar, com pouco ou nenhum espaço para criatividade e inovação.

Nestes casos, a consequência natural é perder espaços no mercado e dentro de seu próprio empreendimento, já que a falta de perspectivas do negócio atrapalha profundamente o engajamento em todos os níveis, tanto interno quanto externo…

Considerando que o gestor, além de bem intencionado, também possua a compreensão do cenário e o entendimento de que é necessário não apenas evoluir, mas evoluir sempre, o caminho fica mais facilitado (alguns dizem que fica menos difícil, pois fácil não é, em nenhuma situação), já que esta sintonia com a realidade coloca o gestor em movimento positivo, em busca de conhecimento, melhoria e evolução, o que é fundamental para a transformação.

Cumprido o primeiro requisito para chegarmos às soluções vencedoras, que é a conscientização do gestor desta prioridade e a consequente adaptação de sua gestão, o entendimento do negócio, sua realidade, suas perspectivas e possibilidades apontarão o que é possível em termos reais no campo das conquistas e o que precisa ser melhorado para poder seguir nesta direção.

O controle:

O controle é a base da construção de uma gestão eficiente e capaz de proporcionar soluções vencedoras e qualquer consultoria começa avaliando qualquer empresa através do nível de controle que ela é capaz de produzir.

O controle, como sabemos, é a essência da gestão, a ponto de ser universalmente aceito que tudo o que pode ser medido, pode ser controlado, enquanto que todo o restante está à deriva.

O controle fundamentalmente serve para organizar informações de inteligência de gestão, ou seja, a linha de pensamento que será utilizada nas decisões estratégicas, em todas as etapas do negócio.

Fica fácil imaginar que sem o controle qualquer decisão estará potencialmente comprometida, dependendo exclusivamente de “achismos” e opiniões, que na maioria das vezes, como a história comprova, estão erradas, ou no melhor cenário, aproximadas da realidade, o que não é suficiente quando o cenário é competitivo demais e qualquer diferencial, por mínimo que pareça, tem importante poder de impacto nos resultados.

Construir e manter um preciso sistema de controle, onde o foco seja a geração de indicadores confiáveis sobre tudo o que acontece na empresa, que interfira nos resultados de alguma maneira, com uma exposição em tempo real, suportando as decisões, é um passo primordial na construção de uma gestão séria, comprometida e responsável.

Dá trabalho construir este nível de controle e é verdade que o trabalho não acaba nunca, pois controles são tão importantes que precisam de profissionais e políticas exclusivas de avaliação constante de tudo que gira em torno da saúde destes controles.

Mecanismos, sistemas, ferramentas, pessoas são voltadas ao processo de controle e todo mundo dentro da empresa precisa entender a importância de cada lançamento, cada informação, já que todas elas são fragmentos preciosos na construção de inteligência de gestão.

Um lançamento equivocado é suficiente para gerar um indicador impreciso, que resulta em relatórios não verdadeiros e que serão considerados em decisões estratégicas de diversos níveis.

Gerar soluções vencedoras passa necessariamente pela compreensão da importância de obter e manter controles confiáveis sobre tudo o que existe no cenário onde a empresa atua e se movimenta.

O modelo de gestão:

Não é possível acordar todas as manhãs e recomeçar tudo de novo na empresa, aplicando ideias de forma desordenada e sem um modelo de coordenação de esforços, energia e recursos.

O perfil “metralhadora giratória” desperdiça muito do potencial de resultados do empreendimento e isto interfere objetivamente nos resultados globais.

O caminho correto é construir e manter um modelo de gestão profissional e validado para ordenar os métodos, procedimentos e comportamentos de gestão, em todas as esferas do negócio.

Um modelo de gestão é um padrão de inteligência que classifica e ordena os processos e pensamentos, de forma prática e organizada, fazendo com que as pessoas entendam fluxos de trabalho e consigam operar em sintonia de esforços, apontando para a mesma direção, integrando as ações, como se fosse uma equipe construindo um carro, onde cada grupo é responsável por uma determinada parte, que atuam até com independência, mas o modelo de gestão, ao final, faz com que a conclusão do trabalho de todos chegue junto ao objetivo final, se encaixe perfeitamente e resulte no carro pronto, bem construído, com a melhor relação custo/benefício possível e que ofereça ao mercado um produto de alto padrão de qualidade, confiável, eficiente e que atenda e supere às expectativas dos clientes.

Um modelo de gestão é uma filosofia e uma política interna da empresa, que é aplicada na forma de CULTURA EMPRESARIAL, onde todos são preparados para entender a importância de seguir os procedimentos, sem prejudicar criatividade e inovação, mas respeitando certos padrões para consolidar aprendizado, aperfeiçoamento e melhoria contínua, tudo apoiado por um robusto sistema de controles.

Visão:

Uma visão clara e definida por parte da empresa significa que a empresa sabe onde quer chegar e isto aponta o caminho e a empresa não fica “andando a toa pela floresta” sem conhecer a direção e enfrentando tudo o que vier pela frente, sem muita noção de destino, melhor caminho e ponto de chegada.

Mesmo construindo um plano de objetivos bem claro e determinado, que embasa uma visão de futuro, ainda assim, em meio à caminhada, mesmo com todos os mapas confiáveis e disponíveis, é preciso, de vez em quando, “subir na árvore mais alta” para ter uma visualização do caminho que está sendo seguido.

Quando temos esta consciência e a empresa parte de uma visão consistente, os planos de objetivos são consolidados através de planos de ação que determinam o que precisa ser feito, como deve ser feito, quem precisa executar, quais os recursos disponíveis para esta execução, quando será feito e os motivos pelos quais a ação precisa ser executada.

Tudo isto ordena a gestão e a operação do empreendimento.

Conhecimento:

Uma empresa precisa estabelecer uma espécie de “jardim de conhecimento”, onde planta criatividade para colher inovação.

O primeiro passo deve envolver também a cultura do conhecimento, onde toda a comunicação estratégica da empresa deixa evidente a valorização do conhecimento, não apenas da construção de conhecimento objetivo sobre as operações da empresa e suas estratégias, mas também a sua evolução, seu aprimoramento, sua guarda e controle.

Desenvolver seu conhecimento e elaborar políticas de aplicação de todo este conhecimento, pois saber e não usar é não saber ainda.

Fazer com que todas as pessoas da empresa tenham acesso ao conhecimento que facilita e amplia a capacidade de geração de resultados e soluções vencedoras deve ser premissa da gestão.

Os caminhos para chegar lá

Caminhos e escolhas
Escolhas permanentes

Depois que a empresa consegue consolidar e estabilizar o básico, construindo controles para monitorar todos os seus passos, possui um modelo de gestão validado e eficiente, estabeleceu uma visão de futuro clara e com uma missão determinada, com o conhecimento de todos os envolvidos e mantém uma biblioteca de conhecimentos bem consistente, eficiente e ativa, então a base estrutural para proliferar soluções vencedoras já está em condições de gerar frutos que vão melhorar desempenho e resultados do empreendimento.

Alguns caminhos são essenciais na construção de soluções vencedoras e vamos falar um pouquinho de cada um aqui…

Conhecer os pontos fortes e as dificuldades da empresa:

O primeiro passo é ter conhecimento sobre os pontos fortes e fracos do empreendimento, em todos os campos de análise, notadamente no que interfere em competitividade…

  • Agilidade;
  • Eficiência;
  • Equipe preparada e motivada;
  • Recursos;
  • Imagem institucional;
  • Qualidade;
  • Reconhecimento;
  • Participação de mercado;
  • Infraestrutura;
  • Tecnologia;
  • Base de conhecimento;
  • Capacidade de inovação;
  • Network…

São muitas as variáveis que possuem potencial de interferir objetivamente na construção dos resultados.

Cabe ao empreendimento entender em que ponto está em cada um deles, melhorando e aprimorando o que é positivo e atacando com vigor e determinação os aspectos negativos, para que eles se transformem e permitam fluir os melhores resultados…

Entender o mercado:

Ter uma visão clara do que é o mercado e o segmento onde atua, já que é para este mercado que as ideias, produtos e serviços serão direcionados e é preciso conhecer suas demandas, de forma que as soluções vencedoras apresentadas gerem interesse, num primeiro momento, satisfação e, logo em seguida preferência, através da estratégia de consolidação de mercado.

Saber como a concorrência se move, as soluções que aplicam, os sinais que o mercado emite de aceitação e certas soluções e produtos, os comportamentos de consumo e os hábitos sociais.

Não é exatamente fácil entender o mercado e esta talvez seja a parte mais complexa do processo, pois não existem certezas, mas experimentações constantes.

As respostas podem vir de qualquer direção e muitas vezes os sinais e movimentações não são muito claros, o que torna o processo mais conturbado e obscuro.

Isto não significa que não tenhamos que buscar esta solução e manter total visualização do que acontece no mercado a nossa volta.

Um outro aspecto interessante nesta tarefa de manter atenção ao que o mercado sinaliza é que nem sempre o mercado sabe do que precisa e se estivermos falando de inovação, então o mercado sequer tem como opinar sobre uma necessidade que nem conhece ou supõe.

Um exemplo disto vem de Akio Morita, o idealizador e fundador da SONY, que nasceu a partir de uma ideia de produto que jamais seria considerada pelas pessoas, já que nunca existiu e nem foi cogitada até então.

Estamos falando do WALKMAN, aquele reprodutor de músicas e áudios gravados em fitas K7, que era posicionado na cintura, preso ao cinto das pessoas, com botões de controle de tocar, avançar, retroceder, ejetar…

Deste aparelho emergia um fone de ouvidos com fio, o que permitia que as pessoas andassem em qualquer lugar escutando música o tempo todo, sem que os outros pudessem escutar ou ser incomodados com o que o usuário estava ouvindo.

Este foi um dos maiores sucessos da indústria moderna e fez a SONY se consolidar no mercado e produzir centenas de outros produtos derivados.

O que queremos com este exemplo é demonstrar que se o Akio Morita tivesse realizado uma pesquisa de mercado questionando pessoas sobre o que elas gostariam de ter ao alcance, que ainda não existia e que elas comprariam sem hesitar, provavelmente ninguém responderia algo parecido com o walkman, o que determina que as pessoas não sabiam que gostariam e desejariam aquilo até o produto estar disponível.

Em épocas de inovação, perguntar ao mercado não costuma ser algo relevante do ponto de vista decisor, já que o mercado não saberia responder sobre algo que nunca imaginou.

É por isto que os estudos de mercado modernos estão muito mais conectados com experimentações e testes do que com questionários e perguntas.

Conhecer perfis e comportamentos humanos:

Entender de gente é um diferencial nos dias de hoje e nas condições atuais de mercado, já que os sinais estão todos aí, visíveis, onde o mais complexo é ter a sensibilidade e capacidade de entender.

Pessoas são seres complicados de entender e isto não é exatamente ruim, porque esta complexidade traz oportunidades, já que aqueles que conseguirem sintonizar estas expectativas, mesmo que desconhecidas, largarão na frente na corrida pelas fartas fatias que o mercado sabe oferecer a quem consegue inovar e oferecer soluções vencedoras.

Identificar comportamentos e através deles antever potenciais necessidades, dá ao empreendedor uma arma poderosa, que ajustada ao seu potencial inovador, abre um leque de possibilidades, algo muito valorizado nos dias atuais e cada vez mais no futuro.

Resolver problemas:

Um dos elementos básicos para ter uma empresa capaz de produzir soluções vencedoras é ter a consciência de que uma empresa não vende produtos, ela resolve problemas e proporciona experiências vencedoras para as pessoas que confiam suas expectativas àquela proposta.

Toda a visão de negócio precisa entender que o caminho para o sucesso passa, necessariamente, pela capacidade que a empresa possui em gerar soluções e experiências vencedoras às pessoas.

Isto envolve a compreensão de que não devemos focar em oferecer produtos e soluções que partem de nossa vontade, mas das necessidades e demandas dos potenciais clientes.

Aqui retornamos ao ponto em que, muitas vezes, as pessoas não sabem de uma necessidade até que descubram uma solução potencial para algo que nem tinha cogitado ainda.

Esta é a essência da inovação, a de antecipar necessidades e expectativas e conquistar pelo encantamento que a surpresa proporciona.

Resolver problemas é, portanto, um poderoso diferencial competitivo.

Plano de negócios:

É a partir da construção do plano de negócios, que considera todos os fatores que mencionamos aqui, que determinamos como chegaremos ao cumprimento dos objetivos de nosso projeto, incluindo a composição dos cenários que proporcionarão a criação das soluções vencedoras.

Um plano de negócios documenta as ideias e seus caminhos de realização, prevê o suporte estrutural e econômico e dá as diretrizes de desempenho e projeções de resultados futuros.

Controle de resultados e relacionamentos com o mercado:

Depois que o ciclo inteiro se consolida e é validado, a parte mais importante é manter canais abertos junto ao mercado para receber feedbacks constantes e isto é conseguido através de políticas e culturas de pós-vendas, de atendimento ao cliente e de pesquisas constantes sobre cada iniciativa lançada ao mercado.

Ter uma visão clara e objetiva sobre os efeitos de todas as ações aplicadas no conjunto estratégico do empreendimento apontam o respaldo das novas ideias e abre caminho para a proliferação de cada vez mais soluções vencedoras.

Soluções vencedoras são produzidas em ambientes focados em inovação:

Soluções vencedoras são a essência da inovação
A inovação começa aqui

Soluções vencedoras brotam de ambientes onde a criatividade prospera e embora a operação seja importante, a perspectiva de construir o novo, inovar, inventar o que ainda não foi descoberto, muitas vezes fazer as mesmas coisas de forma diferente, é algo que traz perspectivas de sucesso incomparável para as empresas, de hoje para diante, num futuro que se apresenta desafiador, ao mesmo tempo em que oferece uma vastidão incrível de possibilidades e oportunidades que nem compreendemos direito ainda.

A verdade é que estamos em constante evolução e neste momento, somos personagens atuantes de um momento histórico na civilização, onde a tecnologia e todo o seu potencial vem trazendo recursos e abrindo portas que jamais imaginamos e nem notamos direito ainda.

Estar com conexão constante com estes movimentos é algo essencial para qualquer movimentação e se preparar para o futuro requer uma certa ousadia, de não ficar apenas esperando os acontecimentos, mas se antecipar a eles e fazer parte do time que inova, que recria e que transforma.

Gerar soluções vencedoras traz competitividade, não apenas pelas soluções oferecidas, mas pela fatia de mercado que busca inovação, solução e qualidade, algo que será cada vez mais desafiador de conseguir, já que tem muita gente poderosa, com muitos recursos, trabalhando arduamente em produzir cada vez mais e mais impactantes soluções vencedoras.

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