Rotatividade de estoque é um dos processos mais importantes das empresas que operam com comércio de produtos físicos, pois o estoque representa parte importante do lucro do negócio.
O princípio básico do comércio é adquirir o produto e revende-lo com uma margem que sustente as operações do empreendimento e resultem em lucro.
Quando acontece uma sobra de estoque, o que vemos ali é uma parte do lucro imobilizada na forma de produtos não vendidos, ou seja, o capital está imobilizado.
É comum que muitas empresas, de diversos segmentos, tenham problemas com a rotatividade de estoque, já que é quase impossível obter 100% de giro de estoque dentro do período de avaliação, no caso, um mês.
Produzir ou adquirir produtos demais na intenção de vender é bem comum e muitas vezes isto gera problemas estruturais importantes que, ao se repetir, provocam dificuldades sérias para o negócio, comprometendo até a sua continuidade.
Por isto trouxemos algumas dicas de como prevenir o problema da rotatividade de estoque e ter uma operação fluida e saudável em seu empreendimento.