PROFISSIONAL DE SUCESSO. AS 7 HABILIDADES INDISPENSÁVEIS EM SEU PERFIL

Modelo de negócios é ferramenta de inteligência
MODELO DE NEGÓCIOS. A IMPORTÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO NA VIDA DA SUA EMPRESA
30 de novembro de 2021
Você trabalha para ser feliz, então seja
VOCÊ TRABALHA PARA SER FELIZ. SE ISTO NÃO ACONTECE ENTÃO TEM ALGO ERRADO
19 de dezembro de 2021
Receita para um profissional de sucesso

Como se transformar num profissional de sucesso

Receita para um profissional de sucesso
Como se transformar num profissional de sucesso

Profissional de sucesso é uma espécie de utopia, até porque o sucesso é algo muito relativo e variável, de acordo com cada indivíduo e sua pretensão, algo difícil de ser definido coletivamente.

Profissional de sucesso pode ser visto como alguém que consegue atingir seus objetivos e, para isto, passa pelo cumprimento dos objetivos dos projetos onde se envolve, sejam eles próprios ou de corporações que contratam seus serviços.

A questão começa por dimensionarmos e definirmos a expressão SUCESSO.

Ter sucesso é ter grana?

Ter sucesso é ser reconhecido e valorizado?

Ter sucesso é se manter em constante evolução profissional?

Ter sucesso é ser admirado por seu desempenho profissional?

Ter sucesso é ser imitado?

Você pode até dizer que ter sucesso é tudo isto e mais um pouco.

Vamos supor que você conquiste tudo isto, assim, junto, sem faltar nada, você afirmaria que é um profissional de sucesso?

E se você vive ansioso e deprimido pela elevada pressão em sustentar toda esta conquista?

E se você não tem tempo para nada?

E se você vive sozinho, pois as pessoas se afastaram de alguém que apenas trabalha e vive focado em seus projetos profissionais?

Você continuaria se considerando um profissional de sucesso?

Talvez você ainda responda que sim, alegando que estamos falando do PROFISSIONAL e não da PESSOA…

É possível dissociar uma coisa de outra?

De qualquer forma, nosso objetivo aqui não é filosofar sobre o sucesso, mas demonstrar que, no âmbito profissional, alguns requisitos são armas poderosas para levar o indivíduo ao sucesso, a atingir objetivos, ser reconhecido, valorizado e se sentir bem com tudo isto.

Profissional de sucesso precisa ser feliz

O objetivo é ser feliz
O primeiro projeto é ser feliz

Profissional de sucesso precisa, necessariamente ser feliz, gostar do que faz, estar preparado para os desafios que enfrenta e conhecer seu potencial.

É comum vermos muitas pessoas vivendo um paradoxo da humanidade, onde a pessoa trabalha para ser feliz, mas o trabalho que ela executa, no seu contexto ou na sua forma, são fonte de infelicidade.

Outro aspecto mais comum ainda é encontrarmos pessoas que trabalham exclusivamente por necessidade, não por prazer e, se pudessem escolher, não trabalhariam.

Nenhum destes formatos produz felicidade.

As pessoas não vivem, sobrevivem.

O cotidiano é pesado e a gente acaba encontrando uma explicação para a cultura do “Obaaaaa!!!!!! Sextoooouuuuuu!!!”, numa clara alusão ao prazer de não precisar trabalhar, ao menos por alguns dias, assim como também verificamos o alto grau de desilusão e tristeza de muita gente, apenas porque o domingo está terminando e a segunda-feira, carregada de realidade, se aproxima.

O objetivo da vida é ser feliz, mas este assunto é grande e demanda um material específico que teremos o prazer de preparar especialmente para você.

Nosso foco hoje é ajudar pessoas a entenderem, de forma objetiva, o que não pode faltar a um profissional de sucesso nos dias atuais e daqui para a frente, e para isto convidamos você a este passeio no jardim dos pensamentos, esperando que lá no fim da nossa caminhada literária, cheguemos juntos, com mais conhecimento e mais preparados para vencer.

Os diferenciados estão em constante evolução

Evoluir sempre
Para o alto e avante

Nossa própria condição humana e intelectual prova a evolução constante e que não cessa, em nenhum momento, em todas as esferas da vida e, como tudo é interligado, uma evolução leva a outra.

Se você evolui em suas necessidades, automaticamente uma nova demanda surge no mundo e o mercado se movimenta para atender esta necessidade, não por bondade, mas por interesse, e um novo produto ou serviço surge, totalmente novo ou adaptado de algo que já existia e evoluiu.

Isto permeia as empresas, que precisam estar em constante evolução na busca do atendimento das necessidades de seu grupo de clientes, cada vez mais exigente e sempre também em evolução.

As pessoas que compõem as empresas são cada vez mais exigidas em seus potenciais, prontas a oferecerem o melhor de si, o tempo todo, para proporcionar os melhores resultados, em meio a um universo competitivo e também em constante evolução.

Isto posiciona o profissional numa condição de ter que evoluir constantemente, o que não é exatamente fácil.

Um dos principais problemas neste contexto é a compreensão, por parte do profissional, de todas estas movimentações ao seu redor.

Muita gente é engolida pela evolução sem, nem ao menos, se dar conta dela.

Quando percebem, pronto, já foram excluídas, substituídas por alguém com maior adaptação e mais sensibilidade à dinâmica do mundo corporativo e profissional.

As ferramentas

Todos nós possuímos uma série de ferramentas e recursos para desenvolver nossa atividade, da melhor forma possível.

Muitas vezes, estas ferramentas e recursos não são os melhores, mas nos adaptamos a utilizar o que temos ao nosso alcance, da melhor forma possível.

Com toda esta evolução, o conceito de FERRAMENTA se modifica e a visão do martelo, do computador ou da máquina, sempre lembrados diante da expressão, dá lugar a outros componentes intangíveis, que não podem ser tocados ou observados friamente, pois são habilidades, talentos associados ao perfil profissional de cada um.

É destas ferramentas que vamos falar aqui, dando uma ideia clara do que é relevante para um perfil profissional e que pode fazer a diferença numa condição de sucesso ou fracasso.

As 7 habilidades fundamentais para o profissional de sucesso

Peças que não podem faltar no quebra-cabeças
Encaixando habilidades

Ao descrevermos um profissional de sucesso vamos abordar um tipo mediano, que obtém bons resultados profissionais e tem uma vida razoavelmente equilibrada, pois todos temos problemas e dificuldades e isto é indefinido e imensurável.

De qualquer forma, estas habilidades são essenciais para quem foca no sucesso, independente das questões filosóficas envolvidas.

Sem estas habilidades, qualquer pessoa, em qualquer ramo, em qualquer nível profissional, encontrará sérias dificuldades, não apenas em atingir seus resultados desejados, mas até mesmo em manter seu posto e sua condição profissional, pois vem muita gente aí com estas e outras habilidades, prontas para assumir o lugar de quem não está tão preparado assim.

Vamos analisar cada uma delas e entender os motivos porque são tão relevantes e fundamentais.

1 – Polivalência:

O mundo atual exige uma capacidade clara de executar várias tarefas, de vários tipos diferentes, mesmo que conectadas à atividade central do profissional.

Qualquer profissional que pretenda o sucesso nos dias atuais e, de forma mais intensa, no futuro breve, precisa ter um perfil polivalente, capaz de gerar múltiplas soluções em vários segmentos de atuação de sua empresa ou negócio.

Não existe mais espaço para aquele profissional que se diz especialista somente em uma ou duas atividades.

Ser capaz de compreender e executar muitas tarefas é um diferencial de alto valor no mundo corporativo e assim como é capaz de levar profissionais aos estágios mais elevados, sua ausência determina que aquele profissional, com dificuldade de ser múltiplo, é um dos principais alvos para uma primeira oportunidade de substituição, independentemente de suas demais habilidades, é só uma questão de tempo e oportunidade.

2 – Capacidade de realização:

A teoria só vira prática se encontrar, em seu caminho, alguém que tenha capacidade de realização.

São muitos os projetos maravilhosos que habitam gavetas e mentes, sem condições de serem executados, pois foram entregues a pessoas sem capacidade de fazer com que eles virem realidade.

A capacidade de realização é muito valiosa, pois existe um tipo de profissional que possui o dom da realização, onde tudo o que chega até ele simplesmente acontece, pois ele é objetivo e focado na concretização das suas missões.

Por outro lado, existe um perfil de pessoas com extrema dificuldade de concretizar tarefas e ideias.

Se enrolam, se perdem em processos e nada avança, e acabam ficando conhecidos como aquelas pessoas que começam as coisas e não terminam.

Existem muitos fatores que levam a este estágio, a maioria de origem psicológica, como dificuldade de concentração, problemas com metas e objetivos, dispersão da atenção, incapacidade de administrar o tempo, desorganização em vários níveis.

Existem muitas outras origens para a falta de capacidade de realização, mas estas aqui enumeradas podem ser vistas como principais.

A capacidade de realização é insumo de personalidade fundamental para a construção de um perfil profissional de sucesso.

3 – Atitude solucionadora:

Você nunca encontrará um profissional de sucesso marcado por uma postura negativa diante de seus desafios, pois isto não condiz com um perfil vencedor.

A atitude solucionadora marca pessoas que atingem objetivos, pois sempre teremos duas formas de ver as coisas, o “copo meio cheio” e o “como meio vazio”.

O estado de espírito de quem é responsável pela tarefa é decisivo para a forma como tudo acontecerá, ou não.

Normalmente, quando o problema ou anomalia se apresenta é preciso olhar para ele com olhos de quem foca na solução, já que a dificuldade já está ali e se nada for feito, ela permanecerá.

Quando o profissional de sucesso se depara com um desafio ou problema, ele já inicia sua análise a partir dos pontos que precisam ser melhorados, sempre procurando OPORTUNIDADES em meio à crise.

A tendência normal da maioria é de reclamar e cavar culpados, enquanto o profissional de sucesso está sendo objetivo na análise construtora, aquela que vai identificar o caminho para a transformação.

4 – Empatia:

Entender de gente é base de uma postura de relacionamentos bem-sucedida e o profissional de sucesso consegue perceber os sinais humanos de atitude e comportamento.

Saber que convive com pessoas, precisa delas e que todos possuem seu papel no conjunto realizador é uma característica inerente aos profissionais de sucesso.

É cômodo e natural analisarmos o mundo e as situações a partir de nossa ótica, mas é desafiador observar o mesmo cenário através das percepções e compreensões das outras pessoas.

Este é um diferencial importante no perfil do profissional de sucesso, pois ele consegue agregar esforços ao redor de seus objetivos, fazendo com que estes objetivos sejam globais e isto une e estabelece comprometimento e cumplicidade positiva entre todos os envolvidos naquele grupo profissional.

5 – Inteligência emocional:

Pilotar o próprio réptil interno é uma das missões mais complexas impostas a um humano, pelo simples fato de que sua emoção está arraigada às profundezas de sua base evolutiva, parte de seu subconsciente e por isto é chamada de REPTILIANA.

Controlar as emoções é base de qualquer processo de integração corporativa, pois é natural querermos, em algum momento, degolar e incendiar alguém que contraria ou dificulta nossos horizontes profissionais, mas sabemos que, por vários motivos, isto não é recomendado ou possível, dentro de um estado normal de coisas.

Todo mundo tem dificuldade em lidar com suas emoções de forma equilibrada e conseguir este feito, num nível aceitável, onde as pessoas não sintam a exposição de suas fraquezas emocionais, se torna um diferencial competitivo ímpar e poderoso.

6 – Capacidade de aprender:

Provavelmente nada seja mais importante que a capacidade de aprender, principalmente quando contemplamos um mundo que muda a toda hora, onde a todo momento surgem novas tecnologias, novos métodos, novas soluções em todos os âmbitos.

Alguns consultores de recursos humanos afirmam categoricamente que aquilo que você conhece e sabe importa menos que a sua capacidade de aprender de novo, de uma outra forma, por um novo caminho.

O profissional de sucesso precisa estar apto a aprender sempre, conquistar novos diferenciais de conhecimento, para se manter conectado com tudo o que acontece ao seu redor, e de preferência, um passo à frente.

Talvez aqui esteja o maior dano silencioso que as drogas e o álcool causam às pessoas, pois estas substâncias atuam na zona mais nobre do cérebro, o lobo frontal, que entre outras funções importantes, cuida de nosso conjunto de memória de curto prazo, a essência de nossa “máquina de aprender”.

No ciclo do aprendizado, o novo conhecimento é colocado na memória de curto prazo, como se fosse uma mesa, misturado a quase tudo que foi percebido naquele período.

Através de vários e complexos processos mentais, em algum momento, estes conhecimentos são filtrados e a maioria é descartada, em movimentos que resultam, inclusive, nos sonhos, um processo subconsciente de análise e eliminação de fragmentos de memória, normalmente durante o sono, que limpa o que não serve e capta o que é importante, enviando para uma área mais profunda, que é a memória de longo prazo, e a partir disto, se consolida como um novo conhecimento.

Quando a pessoa faz uso de drogas ou qualquer substância que altere sua noção de estado mental, e mais ainda quando isto vira habitual e frequente, uma enorme quantidade de neurônios destas regiões cerebrais é inativada e, como sabemos, neurônios não se regeneram, o que compromete diretamente a capacidade de nossa memória de curto prazo.

Por isto um drogado tem dificuldade em lembrar o que estava falando naquele exato momento.

Isto não se recupera mais, você apenas vai perdendo, de uma maneira natural com a idade, mas muito mais rápido com o consumo de álcool e drogas.

O fato é que a capacidade de aprender é importante demais para ser tratada como um componente de nosso departamento de festas e descontração.

7 – Capacidade de adaptação:

Nós somos resultado de um grande e complexo processo de evolução, onde amebas viraram serem intelectuais avançados, que foram se moldando ao ambiente e às necessidades de adaptação diante da permanência da vida.

Ainda hoje é assim, pois a evolução não para em nenhum instante e para qualquer observador mediano os sinais estão por toda a parte.

Filhos mais altos que os pais, curva de aprendizado muito mais rápida, meninas menstruando aos 8 ou 9 anos de idade, atletas com resultados assombrosos que são batidos a cada ciclo de competições, sinais claros de que estamos em constante evolução.

No ambiente corporativo também funciona da mesma maneira.

Pessoas cada vez mais capacitadas, carregando consigo novos métodos e soluções para fazer as coisas, que chegam às estruturas tradicionais e sua simples presença já causa uma verdadeira revolução.

Pessoas são pessoas e nossa tendência é resistir à mudança, pois ela nos coloca fora de algo precioso, que a própria evolução impregnou em nós, por sobrevivência, que é a tal da ZONA DE CONFORTO.

Ela existe porque no tempo das cavernas era complicado e perigoso andar pelos campos em busca de recursos e alimentos, pois também éramos presas e não apenas das feras, mas de competidores de outros povos e a guerra sanguinária era cotidiana.

Éramos impelidos, portanto, a ficar na caverna e na aldeia, onde corríamos menos riscos e só saíamos em expedições de caça que poderiam ter qualquer resultado, do mais benéfico até o trágico.

Por isto resistimos à mudança e precisamos reprogramar nossa mente para a realidade atual, onde a mudança é necessária.

A capacidade de adaptação é o elemento diferencial que abre as mentes em prol de novas formas de atingir resultados, sendo presença indispensável no perfil de um profissional de sucesso.

Profissional de sucesso é resultado de um conjunto de superações

Profissional de sucesso...Sua marca é a superação
Superar, vencer e ser feliz

Profissional de sucesso é um realizador, pois pessoas que realizam resultados já estão num outro patamar superior aos demais, pois nada acontece se não acontece.

O desafio é cada vez maior, mas não é exatamente ruim, apenas segue o rumo de um mundo em transformação, com uma sociedade que muda todos os dias, em todas as direções.

Há menos de 3 décadas tínhamos 3 canais de TV aberta que funcionavam por tempo limitado e ofereciam poucos recursos.

Hoje tudo é conectado, temos milhares de opções de informação e entretenimento em tempo real, com alta tecnologia e sequer precisamos da TV, pois tudo pode chegar via smartphone, uma palavra impensada poucas décadas atrás.

O que seria de nós se tudo isto não tivesse chegado na forma de evolução?

A média de vida das pessoas, há bem pouco tempo atrás, mal passava dos 50 anos, enquanto hoje, alguns estudiosos concordam que a geração que vai viver 120 anos já anda e brinca em torno de nós.

Há menos de meio século tínhamos 3 antibióticos e hoje temos mais de 10 grupos com vários tipos em cada um.

Hoje nos parece absurdo falarmos de uma comunidade em Marte, na mesma forma em que achávamos um absurdo que, um dia, o homem pudesse ir e retornar da Lua.

O ensino atua por mecanismos online, com tecnologias nas salas de aula, os carros já não precisam de motoristas e alguns já começam a funcionar normalmente sem gasolina.

A energia já começa a ser produzida por ventos e luz solar.

Drones fazem entregas e a medicina traz soluções impensadas, onde em breve, a ciência vai produzir os próprios órgãos que precisarem ser transplantados.

Tudo isto é produzido por pessoas, por empresas e nestes ambientes a evolução profissional é constante, com indivíduos cada vez mais preparados, mais conectados, mais inteligentes.

O mundo corporativo te expulsa se você não possuir sintonia e competência.

Grave estas duas expressões: SINTONIA e COMPETÊNCIA.

Elas devem ser o seu foco para conseguir se estabelecer como um profissional de sucesso no mundo corporativo atual e, mais importante, no universo profissional de curto e médio prazo, pois a evolução não para nunca.

As 7 habilidades que retratamos aqui, não são as únicas, mas certamente são as mais importantes, que não podem faltar num perfil profissional de sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *