Obrigações tributárias não vão deixar você esquecer delas, não importando o que você faz, sempre estarão lá, lhe esperando, em qualquer circunstância e se eventualmente você esquecer, por algum motivo, pode ter certeza que os órgãos fiscalizadores vão lembrar você, normalmente através de notificações e ameaças que vão desde multas simples até as mais complexas.
Se você for profissional contábil então, não se trata mais de esquecimento, mas de falha profissional, pois lembrar das obrigações tributárias e contábeis suas e de seus clientes é parte central de toda a sua razão de existir profissionalmente.
Obviamente o primeiro passo é conhecer as obrigações tributárias e moldar a atividade aos controles destes encargos, seus prazos, modelos e execução, além de manter permanente conexão com as possibilidades de enquadramento tributário dos clientes, sempre em busca de uma melhor matriz e de aquisição e resgate de vantagens legais constituídas.
Em qualquer profissão o potencial profissional é medido pelo conhecimento, ainda mais em algo tão vital e determinante quanto a realidade fiscal, contábil e tributária, um dos “Calcanhares de Aquiles” da administração moderna.
Este suporte técnico, associado a uma posição consultiva, dá ao profissional contábil a envergadura de autoridade e confiança necessários para se consolidar profissionalmente num mercado desafiador e competitivo.