KPI FINANCEIRO. O QUE ESTAS MÉTRICAS REPRESENTAM NO SUCESSO DA GESTÃO

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KPI financeiro. A bússola da gestão

O que direciona e aponta caminhos

KPI financeiro. A bússola da gestão
O que direciona e aponta caminhos

KPI financeiro é um dos mais importantes indicadores de gestão que existem e são determinantes para o sucesso de qualquer empreendimento, já que controla os movimentos econômicos e financeiros das operações.

Primeiro é preciso entender o que são KPIs, uma expressão oriunda de uma sigla que, em inglês significa KEY PERFORMANCE INDICATORS, ou INDICADORES CHAVE DE DESEMPENHO.

Já sabemos que a chave de qualquer gestão profissional é o controle total de tudo o que acontece e isto envolve ELIMINAR ANOMALIAS.

Para eliminar anomalias é preciso identifica-las, o que só é possível monitorando indicadores e isto cria um universo de métricas que muitas vezes mais confundem do que esclarecem.

No sentido de determinar o que realmente é relevante no processo decisório, em meio ao conjunto de métricas e indicadores, as empresas, de acordo com sua atividade, setor e características de gestão, elaboram um portfólio dos indicadores de alta relevância decisória e a este conjunto é dada a identificação de KPIs.Do ponto de vista financeiro a atividade possui o seu próprio portfólio de KPIs, basicamente voltado às movimentações financeiras, econômicas, de fluxo de recursos e que em conjunto, determinam comportamentos realizados em relação ao projetado, apontando inclusive, as condições de saúde específica e global do empreendimento.

KPI financeiro. Como se constroem e do que são compostos

O que compõe o portfólio destes importantes indicadores
O cerne da informação de valor

KPI financeiro é um indicador recolhido em meio a tantas métricas que permeiam a gestão financeira do empreendimento e que num agrupamento destes indicadores especiais, formam um importante monitor das condições financeiras do negócio, dando apoio às decisões gerenciais.

Os KPIs podem ser representados por números ou percentuais, normalmente utilizados em comparação aos objetivos, o que determina desempenho e torna mais fácil identificar as anomalias, que separam os objetivos da sua realização.

Diferença entre KPIs e Métricas:

Basicamente um KPI financeiro é um indicador de relevância determinante para a gestão do seu negócio, um número que indica o grau de desempenho em certos processos que são muito importantes para o conjunto de gestão do negócio.

Uma métrica é qualquer indicador, mesmo que ele não tenha relevância ou impacto representativo na gestão.

Todo KPI é uma métrica, mas nem toda métrica é um KPI.

A partir do momento em que sua gestão assume uma personalidade gerencial, alguns indicadores vão ganhando maior importância, já que podem definir aspectos determinantes de sucesso ou fracasso e estes indicadores são elevados à condição de KPI, merecendo muito maior atenção em suas oscilações.

Uma das habilidades necessárias a um bom gestor é compreender quais métricas são relevantes, já que é fácil se confundir em meio a tantas possibilidades.

Ter o conhecimento e a sensibilidade necessários para esta definição vai determinar se o gestor estará prestando atenção ao que realmente importa, ou ao contrário, dando atenção a métricas secundárias, que mesmo que pareçam importantes, apenas são parte de um conjunto ainda mais importante, que deveriam ser mais observadas e por isto se criou o conceito de KPI, o que também é completamente válido para o KPI financeiro.

Como determinamos um KPI financeiro:

O objetivo da determinação dos KPIs é construir um mapa de indicadores para o acompanhamento do que realmente importa dentro da empresa.

No âmbito do KPI financeiro o processo acontece da mesma forma.

Um KPI precisa ser relevante para cumprir seu objetivo.

As 5 principais características para a definição de um KPI são as seguintes…

1 – Disponibilidade para ser mensurado…

Um KPI financeiro precisa trazer informações objetivas, confiáveis e estruturadas sobre algum movimento relevante no universo de controle financeiro de uma empresa.

Obviamente ele precisa estar definido, visível e disponível para acompanhamento em tempo real.

Acontecem casos em que o gestor simplesmente não monitora determinado indicador importante porque ele não está na superfície dos controles e ele não tem a consciência e conhecimento da importância daquele indicador.

Entender o que realmente importa, mesmo que não esteja aparente, é fundamental para quem gerencia um negócio e caso não haja a disponibilidade direta deste indicador, cabe ao gestor fazer com que ele apareça e os controles ofereçam aquela informação.

2 – Importância para a base do negócio…

O KPI aponta os movimentos do que está sendo controlado e no caso do KPI financeiro, ele apresenta as oscilações entre projetado e realizado e esta eventual diferença nos comparativos demonstra a existência de anomalias no processo, que ao serem resolvidas, determinarão o alinhamento na direção da realização.

O mais importante é descobrir o que realmente é importante.

3 – Relevância (fugir dos indicadores de vaidade)…

É uma tendência humana se autovalorizar e a definição de KPIs costuma ser ameaçada por esta tendência, algo que realmente atrapalha.

Linhas mais avançadas de gestão já criaram até a denominação de “indicadores de vaidade”, para índices que apresentam movimentos quantitativos, valores representativos em montante, mas pouco ou quase nada possuem de relevância real para os resultados objetivos do negócio.

O marketing, principalmente, está muito sujeito a estas tentações, pois é um campo fértil para buscar justificativas para resultados que não acontecem.

4 – Apoio à inteligência do negócio…

Primeiro é preciso ter um senso de inteligência do negócio, sem pudores ou vaidades, cabe ao gestor e sua equipe a consciência de que é preciso utilizar inteligência para tocar o negócio.

Um indicador precisa apoiar esta inteligência e se a inteligência for efetivamente inteligente, saberá discernir o que é relevante e o que é superficial ou inócuo.

De nada adianta ter múltiplos e robustos dados se eles não possuem efeito prático no centro de inteligência da empresa.

5 – Ter disponibilidade, periodicidade e credibilidade…

Um KPI nasce de um indicador que esteja disponível e caso não esteja, cabe ao gestor saber de sua importância e fazer com que ele se torne disponível e acessível.

Outro elemento importante é a periodicidade com que ele está disponível, algo que não costuma mais ser um empecilho dentro do cenário de gestão atual, já que a tecnologia e sua evolução conseguem oferecer a maior parte dos indicadores em tempo real, o que é relevante.

Outro elemento importante do tripé é a credibilidade, pois de nada adiante a disponibilidade e a instantaneidade de um indicador que não seja confiável.

Os principais indicadores financeiros

KPI financeiro. O que realmente importa
O que é importante

Um KPI financeiro é imprescindível para a compreensão do cenário econômico e financeiro da empresa e como este segmento é onde se sentem os maiores impactos dos resultados do negócio, o KPI financeiro é parte do principal conjunto de controles de qualquer empreendimento.

Vamos começar reconhecendo que o principal objetivo de uma empresa no universo corporativo é ter lucro.

Tudo bem, você pode filosofar sobre o conceito de lucro, igualdade, oportunidade e tantas outras demandas que realmente são importantes e fazem sentido, mas o que é inegável é que o lucro é uma obrigação social para qualquer empreendimento no universo capitalista.

Qualquer outra situação em contrário requer a mudança de Planeta, pelo menos, por enquanto.

Aceitando que o lucro é o principal objetivo, estamos falando de resultado e isto mede a eficiência dos objetivos do empreendimento.

Medir e conhecer os movimentos financeiros do empreendimento aponta se o que está sendo feito está dando resultados ou possui perspectiva de fazê-lo, para que a gestão possa determinar os destinos e próximos passos daquela iniciativa.

No âmbito do KPI financeiro algumas empresas podem possuir particularidades de acordo com seu segmento, tipo de gestão ou filosofia empresarial, mas de uma maneira geral, alguns indicadores são altamente relevantes para a maioria dos negócios e consideramos importante darmos uma visão geral sobre eles…

Margem de lucro…

Estamos falando daquilo que resulta, sobra depois de toda a operação comercial, após a realização das vendas e seu devido recebimento.

A margem de lucro é um KPI financeiro importante, pois aponta, em primeiro lugar, se houve lucro, e depois, demonstra a classificação do tipo de lucro…

  • Margem de Lucro Bruto (MLB): KPI financeiro obtido quando se extrai o Custo da Mercadoria Vendida (CMV), que envolve os Custos Diretos de Produção (CDP), sem contar as despesas operacionais, juros ou impostos, do valor do Faturamento Bruto (FB);
    • (Margem de Lucro Bruto MLB = Receita – Custo de Vendas X 100);
  • Margem de Lucro Líquido (MLL): É um KPI financeiro que resulta da subtração de todos os gastos do negócio, incluindo CMV, despesas operacionais, juros e impostos;
    • (Margem de Lucro Líquido – MLL = Lucro Líquido / Receitas X 100.

Capital de giro…

O capital de giro apresenta a liquidez operacional disponível para o financiamento das operações e organização do negócio.

O capital de giro é o recurso que a empresa possui disponível, de liberação imediata, que deve ser suficiente para suprir as necessidades e demandas de todo o complexo operacional, executivo e de gestão do empreendimento.

  • (Capital de Giro = Ativo Circulante – Passivo Circulante).

Índice de liquidez…

Este KPI financeiro aponta a capacidade de pagamento da empresa em curto prazo, considerando a relação entre ativos e passivos, sendo determinante para que o gestor conheça a capacidade de eventuais investimentos necessários aos processos existentes e suas evoluções.

  • (Índice de Liquidez = Ativo Circulante / Passivo Circulante).

O índice de liquidez também pode ser corrente, considerando apenas ativos circulantes de alta e rápida liquidez, como valores disponíveis no fluxo de caixa, títulos negociáveis e contas a receber, já que são elementos que podem ser realizados imediatamente na forma de capital, algo que não ocorre com ativos circulantes de menor liquidez, como os estoques, por exemplo, algo que não se realiza na forma de capital em curtíssimo prazo.

  • (Índice de Liquidez Corrente = (Ativo Circulante – Estoque) / Passivo Circulante.

Índice de Alavancagem Financeira…

Este importante KPI financeiro nem sempre é considerado no apoio direto às decisões e é utilizado para mensurar o grau de endividamento da empresa em relação à compra de ativos.

Um exemplo é quando o gestor utiliza capital próprio para a compra de ativos, neste caso, o índice é 1.

No entanto, conforme a empresa vai tomando empréstimos de terceiros para aquisição de ativos (bancos, por exemplo) acontece um aumento de dívida e a alavancagem financeira da dívida e o risco do negócio aumentam também, bem como p índice, que quanto maior, menor é a qualidade do poder de alavancagem.

  • (Alavancagem Financeira = Total de Ativos / Patrimônio Líquido Total).

Índice de Solvência…

Este KPI financeiro faz referência ao total da taxa de endividamento sobre o patrimônio líquido, o que define o quanto a empresa possui em patrimônio global para pagar suas dívidas, considerando apenas seu capital próprio.

Este KPI financeiro é central, pois ele demonstra claramente se o negócio é viável e se possui consistência de capital.

  • (Índice de Solvência = Dívida Total / Patrimônio Líquido).

Giro de estoque…

Este KPI financeiro nasce da operação comercial e se refere à saúde do processo comercial, pois aponta quantas vezes o estoque foi completamente vendido dentro de um determinado período fiscal.

Este indicador aponta se o perfil do estoque está otimizado, se as compras estão considerando as vendas, se o fluxo de venda e entrega está sintonizado, se o estoque passa menos tempo parado, se o capital está girando a contento e, enfim, uma série de informações gerenciais importantes se embasam neste KPI financeiro.

  • (Giro de Estoque = Custo de Vendas / (Estoque Inicial + Estoque Final / 2).

Retorno sobre o patrimônio líquido…

O retorno sobre o capital, também conhecido como Retorno sobre o Patrimônio Líquido e internacionalmente como Return on Equity (ROE) é um KPI financeiro que aponta a lucratividade que é apurada através da divisão do Lucro Líquido pelo Patrimônio Líquido e aponta o grau de retorno da operação sobre o investimento global.

Este indicador demonstra se vale a pena seguir com a operação ou se este mesmo capital, aplicado de outra maneira, renderia mais, justificando ou não a manutenção do negócio ou, no mínimo, a sua necessidade de transformação.

  • (ROE = Lucro Líquido / (Patrimônio Inicial + Patrimônio Final) / 2).

Retorno sobre ativos…

Também conhecido internacionalmente como Return on Assets (ROA) este KPI financeiro é um índice de lucratividade que informa a qualidade da gestão dos recursos e ativos do negócio, pretendendo apoiar a potencialização do Lucro Líquido.

  • (ROA = Lucro Líquido / (Patrimônio Inicial + Patrimônio Final) / 2).

KPI financeiro é um elemento determinante para o sucesso de qualquer empreendimento

A verdadeira chave do sucesso
O que vai ajudar a vencer

KPI financeiro é peça fundamental no tabuleiro complexo da gestão e embora possa parecer igualmente complexo, este perfil de indicadores é razoável e lógico, sendo perfeitamente compreensível e figura tradicional do cotidiano dos gestores minimamente capacitados e hábeis.

Um KPI financeiro tem o poder de apontar caminhos, determinar ocorrências ameaçadoras e demonstrar a efetividade de decisões através de números objetivos e inquestionáveis.

A essência do KPI financeiro é basicamente…

  • Avaliar a conformidade dos processos, considerando sua eficiência e potencial de transformação de resultados;
  • Determinar, delimitar e apontar ações que realmente otimizem processos refletindo em resultados reais;
  • Aprimorar os métodos de gestão a partir de resultados, proporcionando ampliação da eficiência, resultando em maior e melhor lucratividade e um constante, sólido e robusto crescimento exponencial.

Um KPI financeiro não é o todo, mas é a parte mais importante de uma gestão responsável e como todo o restante do conjunto de KPIs, são a base de sustentação das decisões gerenciais, aquelas que realmente possuem o potencial da transformação e que colocam as rédeas do negócio efetivamente na mão do gestor, determinando responsabilidades, expondo méritos e apontando ameaças que servem, em conjunto, para definir os rumos do empreendimento, não através do tradicional “achômetro” (que sempre dá errado), mas partindo da convicção inquestionável dos números.

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