HABILIDADES EMPRESARIAIS DE SUCESSO QUE VOCÊ PRECISARÁ HOJE E NO FUTURO

Dívidas tributárias. O caldeirão fervente que queima
DÍVIDAS TRIBUTÁRIAS. SUBSTITUA PASSIVOS TRIBUTÁRIOS POR PLANEJAMENTO
3 de setembro de 2022
Empreendedorismo feminino Mais um desafio que a mulher vence e supera
EMPREENDEDORISMO FEMININO. OS DESAFIOS DE EMPREENDER NUM MUNDO SELETIVO
5 de setembro de 2022
Habilidades empresariais o que realmente fará a diferença

O que transforma

Habilidades empresariais o que realmente fará a diferença
O que transforma

Habilidades empresariais é uma espécie de portfólio de armamento pesado que você precisará para enfrentar o “jogo de guerra” que é o presente e, principalmente, o futuro em médio prazo.

Na verdade, até o futuro de curto prazo já é inclemente e competitivo e enfrentar os desafios e armadilhas destes momentos de transformação requer habilidades empresariais diferenciadas.

Se movimentar neste cenário é fascinante, afinal, como pioneiros, estamos desbravando o futuro, de certa forma, desconhecido e como nossos ancestrais ao chegarem em terras novas, vamos encontrar o inusitado e precisamos estar prontos para ele.

Temos o conhecimento, temos a tecnologia, temos a experiência e a ciência, mas ainda assim, tudo o que percebemos de inovação ao nosso redor nos deixa transtornados e a única coisa que sabemos realmente é que, para estarmos realmente preparados, precisaremos de habilidades empresariais igualmente inovadoras.

De qualquer forma, o futuro se apresenta tão fascinante quanto perigoso, mas é aquele tipo de batalha que não temos escolha (nunca tivemos), já que nosso destino é seguir avançando.O que podemos fazer é utilizar nossa inteligência para preparamos nosso perfil de forma a termos a melhor capacidade possível de superar obstáculos e vencer os desafios, um a um (quem disse que eles não vêm em bloco?), sobretudo, com determinação e coragem.

Habilidades empresariais relevantes são as que impactam resultados

O poder da transformação
Habilidades transformadoras

Habilidades empresariais são habilidades pessoais adaptadas para os desafios que as empresas apresentam e são muito específicas, pois funcionam como ferramentas que permitem e facilitam a atividade gestora na forma e exigência que ela envolve.

Ter chegado à condição de empresário já demonstra que a pessoa possui algumas capacitações diferenciadas de personalidade.

É preciso ter coragem para empreender…

É preciso ter paciência para empreender…

É preciso ter persistência para empreender…

É preciso ter comprometimento para empreender…

É preciso ter conhecimento para empreender…

É preciso ter dedicação para empreender…

É preciso ter capacidade de liderança para empreender…

É preciso ter capacidade de realização para empreender…

É preciso ter atitude solucionadora para empreender…

É preciso ter postura positiva para empreender…

É preciso ter empatia para empreender…

É preciso ter um conjunto amplo de habilidades e características de personalidade apenas para começar a empreender, e outro tanto para seguir adiante, sem desistir, por vezes, sem sequer entender direito porque está seguindo naquela direção.

Ocorre que, por mais que você se espante quando relacionamos tantas características necessárias (e existem muitas outras que não mencionamos), estas são apenas as básicas do processo, as fundamentais, ao menos para que o empreendimento tenha alguma chance de sucesso e mesmo assim, não há nada em termos de garantia.

Precisamos considerar também, que a evolução nunca andou de forma tão veloz como nestes nossos tempos, tudo em função do grande salto que a tecnologia proporciona.

Recursos cada vez mais avançados, soluções digitais, equipamentos, sistemas de gestão de pessoas, difusão veloz do conhecimento, trabalho compartilhado, tudo chega a um cenário já complexo, ampliando a complexidade ao nível da quase incompreensão.

Tem muita gente fazendo coisas que sequer entende direito e quando começa a entender, surge uma nova forma de fazer as mesmas coisas com resultados muito superiores.

Tudo, ou quase tudo é muito volátil e se transforma, o tempo todo, podendo se consolidar como algo eterno e pouco tempo depois simplesmente deixa de existir.

Um bom termômetro para se analisar a velocidade das transformações é a velocidade e forma como a comunicação acontece e se propaga.

Ainda temos memórias de pouco tempo atrás, onde a comunicação dependia de telefones, alguns fixos (ainda existem, mas estão desparecendo), para que se pudesse falar com mais detalhe sobre determinados temas, tudo muito delicado e caro.

Hoje qualquer pessoa tem um smartphone e uma conexão razoável com a internet e até o desafortunado morador de rua consegue, de alguma maneira, participar de um meeting online caso seja levado a isto.

Pessoas do mundo inteiro interagem em tempo real, trocando informações, conhecimento e até operações conjuntas na realização de projetos e tarefas.

Isto é evidentemente transformador.

Você nunca mais será o mesmo depois de trabalhar de forma associada a outras pessoas com outras culturas, outros valores e outras prioridades de vida.

Tudo isto gera reflexos na composição da personalidade humana.

Evoluímos mais neste século do que em todos os milhões de anos da existência hominídea no Planeta por uma única razão: tecnologia.

De qualquer forma, este é só um panorama de nossa realidade atual, ou seja, de como chegamos até aqui, na data em que este conteúdo está sendo produzido o mundo já está se transformando, o que traz um novo desafio até para esta produção.

Se você chegar a este artigo daqui a algum tempo, pois ele estará disponível na internet, provavelmente você perceberá elementos nostálgicos nele, já que hoje estamos falando sobre um futuro que pode ser completamente diferente do que projetamos agora.

Consegue perceber como é difícil compreender este cenário mutante?

Agora transfira esta complexidade não para a produção de um artigo como este, mas para a realidade de um empresário que precisa guiar o “navio” que é sua empresa através das águas e rotas desconhecidas do futuro de curto, médio e longo prazos…

É quase uma navegação às cegas, com instrumentos que são ou pouco confiáveis, ou complexos demais para se traçar destinos seguros com antecedência.

Deduzimos com isto, que sejam quais forem as habilidades empresariais diferenciadas, mais relevantes para o empreendedor superar os desafios atuais e futuros, elas estão diretamente ligadas ao conjunto mental associado ao improviso e decisão rápida.

Quando você atravessa o desconhecido é importante que você seja preparado para gerar soluções rápidas e eficientes, com pouca ou quase nenhuma margem de erro.

Esta margem se reduz conforme aumenta a competitividade, mas na mesma proporção, aumentam as oportunidades, pois muita gente grande fica pelo caminho.

Quando tamanho não é vantagem:

Se tamanho fosse uma vantagem consolidada os dinossauros ainda “reinariam no pedaço”, mas eles ficaram no tempo.

Você pode dizer que eles foram extintos devido a um cataclisma, com o choque de um asteroide gigante com a Terra, milhões de anos atrás, o que é cientificamente aceito.

Você estará certo, mas observe que aquele evento não acabou com toda a vida no Planeta, apenas com os “maiores”.

A ciência estima que o choque que teria acontecido na região onde hoje está o México foi responsável pela extinção total de 80% da vida na face da Terra, exatamente as espécies compostas pelos maiores indivíduos.

Os 20% restantes eram constituídos de seres menores, mais primitivos, com fisiologia menos complexa, o que permitia melhores condições de sobrevivência, em função de suas baixas necessidades biológicas e sua alta capacidade de adaptação.

É deste princípio que Darwin sacou a base da Teoria da Evolução, que pode ser apresentada numa única frase de sua autoria:

“Não é o maior ou mais forte que sobrevive, é aquele com maior capacidade de adaptação”.

O que vemos hoje é que as maiores assertivas de nosso conhecimento se encaixam em todas as esferas da atividade humana, incluindo aí os empreendimentos e a vida corporativa.

Nas empresas existem muitos exemplos similares desta realidade evolutiva, pois vemos vários “navios” gigantescos e poderosos naufragando, enquanto pequenas “lanchas” se desenvolvem em velocidade alucinante e conquistam fatias cada vez maiores de mercado, em segmentos que até bem pouco sequer existiam.

A diferença está na capacidade de manobra, na agilidade, na condição de adaptação rápida que somente pequenas e ágeis organizações conseguem proporcionar.

Experimente mudar a cultura de uma empresa rapidamente e perceba que isto é simplesmente impossível.

Durante a tentativa, outras dezenas, talvez centenas de pequenas empresas, que atendem às demandas deixadas pelos gigantes que têm dificuldade de se ajustar às exigências do mercado, surgem e ocupam estes espaços de oportunidades.

Quando o “gigante” finalmente se recompõe descobre que sua fatia de mercado já foi devorada e não existe mais sob seu controle.

Ser gigante ou até mesmo grande, nos dias de hoje, traz um desafio adicional muito poderoso e difícil de ser superado.

O que ameniza um pouco toda esta parte trágica do cenário futuro é que ainda é tempo.

Os empresários mais conectados e ligados nos movimentos constantes do mercado já entenderam a necessidade de aprender, reaprender e aprender de novo, o tempo todo, e sabem que, ainda assim, não existe nenhuma garantia de sucesso, apenas reconhecem que estão entrando em terreno desconhecido e que precisam de preparação mínima para não cair no primeiro redemoinho, além de evitar os “cantos das sereias” das soluções mágicas que os aproveitadores da ignorância propalam por aí.

Por isto desenvolvemos este conteúdo trazendo algumas das habilidades nativas de personalidade que se tornam habilidades empresariais, indispensáveis para enfrentar os desafios do presente e do futuro.

As habilidades que todo o empresário de sucesso precisa ter e desenvolver para chegar no “amanhã”

O desafio do futuro
O que esperar do futuro

Parece loucura, mas por “amanhã” compreenda “hoje”.

Vou explicar…

Pode ser que você esteja lendo este conteúdo agora e não teve oportunidade ou iniciativa de avaliar o cenário através desta percepção que transmitimos aqui e isto não significa que a transformação não esteja acontecendo, já que o que ocorre é que você apenas não consegue compreendê-la e, muito menos, explica-la.

Pense numa espécie de “Matrix”, com uma realidade paralela entre o que você percebe e enxerga e a realidade verdadeira, aquela que existe independente de você perceber ou não.

Um antigo provérbio chinês conta que…

“Onde estiverem 2 pessoas conversando existirá ali 3 verdades… A verdade de um, a verdade de outro e a verdade!”

Cada um tem uma forma de ver a realidade, não sabemos qual é a mais correta, a única certeza que temos é que ninguém consegue ter a noção exata do que é a realidade de verdade.

O máximo que nos é possível é algo que tem um nome complexo: conjectura.

Imaginamos, projetamos e conjecturamos um futuro incerto, não necessariamente ruim, mas certamente desafiador, se não por outro motivo, porque o desconhecido e incerto nos desestabiliza.

Daquilo que sabemos e conseguimos constatar, algumas habilidades conectadas com a criatividade e com a solução instantânea de desafios são primordiais e, portanto, indispensáveis para navegar nestes mares desafiadores que todos teremos que enfrentar.

Possuir, desenvolver, aprimorar estas habilidades dará uma chance maior de não naufragarmos pelo caminho e entendemos que elas, por si só, não são uma garantia objetiva de sucesso, mas o que sabemos é que sem elas, o fracasso é quase uma certeza.

1 – Visão estratégica e inovadora:

Claro que ter visão é essencial para qualquer pessoa que pretenda ingressar e se manter no mundo dos negócios e isto não é um acessório, é vital.

Ocorre que os tempos atuais e o que vem pela frente está exigindo bem mais que a visão como conhecemos e é preciso ter uma visão estratégica e conectada com a inovação.

Acredite, existem pessoas reativas à inovação, que gostariam que tudo se estabilizasse num único ponto, pois seria muito mais fácil de controlar, mas isto é impossível, independente das opiniões a respeito.

A simples passagem do tempo move a evolução e nada pode segurar este ciclo natural e eterno.

Mesmo não concordando com o que entende por inovação, o indivíduo é personagem ativo dela e está inserido num mundo que avança, com ou sem ele.

Poucos encontram lugares “confortáveis” onde podem escolher a velocidade da vida.

No empreendedorismo isto está fora de questão, pois se você tem um empreendimento e ele está neste Planeta, então ele se move mesmo sem sua concordância ou anuência, e se tentar impedir, a tendência é que ele desapareça e seja engolido por aqueles que vêm mais fortes, mais ajustados, mais conectados, que surfam a onda da inovação em seu topo.

No conjunto das habilidades empresariais relevantes é preciso ter a capacidade de perceber movimentos, antecipar situações e buscar recursos otimizados para a execução das tarefas que levarão à conquista dos objetivos projetados.

Ver e perceber o cenário, conhecer seus pontos fortes e suas fraquezas, reconhecer oportunidades e enfrentar riscos são habilidades empresariais básicas para qualquer empresário, mas a exigência já é maior e tende a aumentar exponencialmente.

Agora é preciso ter uma visão estratégica muito mais aguçada, focada na observação do ambiente, mais precisamente nas inovações, pois a transformação nasce ali e estar conectado com o conjunto de novidades, sem perder o foco no cotidiano é muito mais desafiador do que simplesmente baixar a cabeça sobre os papéis do dia a dia.

2 – Saber vender:

Provavelmente a mais poderosa de todas as habilidades empresariais é possuir um perfil vendedor.

Nada, absolutamente nada no mundo existiria se não existisse a venda.

Muita gente resiste quando se fala em vendas, mas isto é normal, já que estamos falando de uma habilidade que não é para todos.

Na verdade, todo mundo é vendedor de algo, na maior parte da vida, mas o perfil que estamos apontando possui o talento para ser envolvente e levar pessoas a constatarem sua necessidade sobre aquele produto ou serviço.

Você não precisa ser um vendedor profissional, mas precisa ter um perfil focado na realização de negócios, pois os outros ao seu redor terão, e como líder empresarial você precisa entender a importância da linha comercial em qualquer atividade.

De nada adianta a indústria produzir, as pessoas se interessarem nos produtos ou serviços, mas não existir o elemento de ligação entre as duas pontas e este elemento é o perfil vendedor, que constrói pontes entre desejo e realização, e como um agente, transforma projetos e sonhos em realidade, para ambos os lados.

3 – Comunicação qualificada:

Uma comunicação qualificada é outra das habilidades empresariais indispensáveis para qualquer indivíduo, pois é a ferramenta da evolução.

Quando fazemos referência à comunicação não nos referimos especificamente ao processo de comunicação, mas à habilidade de se comunicar, de utilizar o processo de comunicação para atingir objetivos, obviamente, dentro do que prega a moral, a ética e o princípio de convivência humana.

A comunicação é vital para trocar informações, construir cadeias de relacionamento, aperfeiçoar processos, transmitir conhecimento e estabelecer relações em torno dos objetivos que pretende e precisa atingir.

4 – Network:

Uma das habilidades empresariais que vem ganhando relevância é a capacidade de estabelecer conexões com outras pessoas, o chamado network, que proporciona trocas compartilhadas de soluções e aprendizado.

Relações humanas são poderosas fontes de solução objetiva para todos os tipos de necessidades.

Desde aparato técnico, expertise, know-how, até influência, indicações, orientações e facilitação de percursos que seriam impossíveis, se fossem tentados de forma isolada.

Ter, manter e aprimorar suas redes de relacionamento pessoal e profissional tem o potencial transformador da conquista, enquanto a caminhada solitária provoca aquilo que assistimos na natureza, quando algum ser social fica para trás ou se afasta do bando, se torna uma presa fácil para os predadores.

O conjunto é muito mais poderoso e eficiente do que o indivíduo isolado.

5 – Criatividade:

Num mundo em constante transformação a capacidade de gerar novas soluções e inovar é essencial e a inovação só acontece a partir de uma espécie de “semente”, um tanto rara, chamada de CRIATIVIDADE.

Criatividade só brota nas pessoas, por isto as pessoas são o ativo mais importante de qualquer empresa, em qualquer segmento, sobretudo naqueles que pretendam existir num futuro de curto, médio e longo prazos.

Das habilidades empresariais é difícil determinar qual a mais importante e até mesmo quantas elas são, mas certamente a criatividade é a cereja do bolo, aquele elemento que busca soluções inovadoras onde elas simplesmente parecem não existir, aplicando o improviso como ferramenta e suplantando obstáculos não programados, com total desenvoltura.

Habilidades empresariais são o fator de sucesso diante dos desafios da vida contemporânea

Habilidades empresariaqis. Caminho para o sucesso
Uma bússola no labirinto

Habilidades empresariais específicas são várias e aqui abordamos as 5 que consideramos mais críticas, com maior potencial de transformação, tanto por sua presença no perfil do empresário, quanto pela ausência.

O impacto deste conjunto de habilidades empresariais sobre os resultados é profundo, a ponto de determinar a situação de sucesso ou fracasso dos projetos, de definir o caminho entre felicidade e frustração.

Ter criatividade, saber estabelecer network, construir e possuir uma comunicação qualificada, ter um perfil vendedor, e dispor de uma visão estratégica e inovadora são o centro das habilidades empresariais do gestor de sucesso, mas não basta apenas isto.

Para erguer cada uma destas habilidades empresariais é preciso de uma série de habilidades humanas indispensáveis, como entender de gente, ter capacidade de realização, possuir empatia, manter uma atitude solucionadora e estar sempre atuando sobre uma perspectiva positiva diante da vida e seus desafios.

Para ser um empresário bem-sucedido é preciso ser “humano”, perceber a importância das pessoas, saber modificar situações, criando e produzindo ambientes compatíveis com a atração e manutenção de talentos, com valorização das conquistas individuais e do grupo, ter a habilidade do RECONHECIMENTO e da gratidão.

Nunca será fácil, do tipo de receita pronta que a gente aplica e tudo está resolvido, pois tal receita não existe.

Isto não acontece na vida real, fora do universo encantado dos coachs e dos mentores do mundo dos sonhos que nunca se realizarão sem uma ação prática, definitiva, real, daquele tipo que faz o que precisa ser feito.

Para realmente ter sucesso tem que ter brio, coragem, motivação, força de vontade, amor próprio, determinação, garra, força e fé, não necessariamente em deuses ou crenças esotéricas, mas a mais poderosa de todas as “fés”, a fé em si mesmo, de que consegue, de que é capaz, e sobretudo, de que merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *