GESTÃO DE NEGÓCIOS. ATIVIDADE PARA PERFIS EMPREENDEDORES

Ano novo. Novos ciclos
ANO NOVO. UM NOVO CICLO SE RENOVA
29 de dezembro de 2023
Experiência do cliente. Fundamental
EXPERIÊNCIA DO CLIENTE. AQUI MORA O RESULTADO
7 de janeiro de 2024
Gestão de negócios. Desafio para fortes

Só os fortes prosperam

Gestão de negócios. Desafio para fortes
Só os fortes prosperam

Gestão de negócios não é para qualquer um, definitivamente, pois praticar gestão de negócios requer um conjunto de características pessoais e profissionais que está presente apenas em empreendedores.

Ser um empreendedor é ter um olhar realizador sobre a vida, ter capacidade de realização, aquele tipo de perfil que consegue transformar sonhos em realidade, ou seja, não é para qualquer um.

Sem distinção de perfis e preferências, chegar ao ponto de gerenciar um negócio e dar a ele o encaminhamento gerencial necessário para que ele tenha sucesso, é algo que exige uma visão aprimorada do futuro, estratégia, análise de riscos, percepção de oportunidades e senso de operacionalização dos processos envolvidos.

Chegar a este ponto requer conhecimento, precisa de ferramentas adequadas de controle a apoio à gestão, recursos, tecnologia e muitos outros elementos, mas o mais importante de tudo, está no interior da pessoa que se dedica à gestão de negócios.

Um gestor de negócios aplicado, já nasce com o espírito empreendedor, já se posiciona diante da vida como alguém que tem interesse e foco em realizar suas próprias ideias, ou no mínimo, enxerga em si mesmo e acredita que tem potencial para desenvolver projetos alheios, como se fossem seus.

Gestão de negócios envolve um mix de capacidades e talentos

Receita de talentos
Eficiência e eficácia

Gestão de negócios é uma atividade que envolve planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos de uma organização para alcançar seus objetivos.

Além de ter a capacidade de entender os aspectos estratégicos fundamentais para um empreendimento, o gestor precisa ser eficiente em se conectar om o futuro e com as inovações e tendências.

Nos dias atuais, a gestão de negócios enfrenta diversos desafios e oportunidades, como a globalização, a digitalização, a sustentabilidade, a inovação, a diversidade e a competitividade.

A globalização é o processo de integração econômica, social, cultural e política entre diferentes países e regiões.

A globalização aumenta o mercado potencial para os negócios, mas também traz mais concorrência, riscos e complexidade.

Para se adaptar à globalização, os gestores de negócios devem ter uma visão estratégica, uma cultura organizacional flexível, uma gestão de qualidade, uma comunicação eficaz e uma responsabilidade social.

A digitalização é o uso de tecnologias digitais para transformar processos, produtos, serviços e modelos de negócios.

A digitalização permite aos negócios aumentar a produtividade, a eficiência, a inovação, a personalização e a interação com os mercados e seus atores.

Para aproveitar a digitalização, os responsáveis pela gestão de negócios devem ter uma mentalidade digital, uma capacidade de aprendizagem, uma gestão de dados, uma segurança cibernética e uma colaboração em rede.

A sustentabilidade é o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, social e ambiental.

A sustentabilidade é uma exigência dos clientes, dos stakeholders e da sociedade em geral, que demandam que os negócios sejam éticos, transparentes e responsáveis.

Para promover a sustentabilidade, os gestores de negócios devem ter uma visão de longo prazo, uma gestão de stakeholders, uma inovação social, uma economia circular e uma governança corporativa.

A inovação é a criação de algo novo, útil e valioso, que atenda às necessidades e expectativas dos mercados, incluindo aquelas que eles ainda nem sabem que têm.

A inovação é uma fonte de vantagem competitiva, de crescimento e de diferenciação para os negócios.

Para estimular a inovação, os gestores de negócios devem ter uma cultura de inovação, de gestão de ideias, caminhos de experimentação, políticas e estratégias de prototipação e uma gestão de mudanças visível a todos.

A diversidade é a variedade de pessoas, perspectivas, experiências, conhecimentos e habilidades dentro de uma organização.

A diversidade é um recurso estratégico, que contribui para a criatividade, a inovação, a qualidade e a performance dos negócios.

Para valorizar a diversidade, os gestores de negócios devem ter uma liderança inclusiva, gestão de talentos, equidade, diversidade e inclusão.

A competitividade é a capacidade de um negócio de oferecer produtos e serviços melhores e mais atraentes que os seus concorrentes.

A competitividade é um fator determinante para a sobrevivência, o sucesso e a rentabilidade dos negócios.

Para aumentar a competitividade, os gestores de negócios devem ter constante análise de mercado, proposta diferenciada de valor para seus produtos, a partir da experiência dos usuários, agressividade na sua estratégia competitiva, uma gestão de custos eficiente e avançada e uma gestão de qualidade.

Aspectos e ferramentas imprescindíveis para o sucesso

As ferramentas
O que você precisa

As ferramentas de gestão são instrumentos que auxiliam os gestores de negócios a planejar, organizar, executar, monitorar e avaliar as atividades de uma organização.

As ferramentas de gestão podem ser de diferentes tipos, como conceituais, analíticas, operacionais, estratégicas, táticas ou funcionais.

Elas podem ser aplicadas a diferentes áreas, como finanças, marketing, recursos humanos, produção, logística, qualidade, inovação, sustentabilidade, entre tantas outras.

No cenário atual, marcado pela volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade (VUCA), as ferramentas de gestão se tornam ainda mais importantes para os negócios, pois permitem aos gestores tomar decisões mais rápidas, assertivas e eficazes, diante das mudanças, dos desafios e das oportunidades do ambiente.

As ferramentas de gestão devem acompanhar as tendências e as transformações do mercado, como a presença cada vez maior da inteligência artificial (IA), os avanços e recursos tecnológicos, as características dos consumidores de produtos e serviços e as perspectivas futuras de desenvolvimento.

Algumas ferramentas de gestão se destacam pela sua relevância, aplicabilidade e eficiência.

Neste conteúdo vamos abordar as 10 principais ferramentas de gestão que são importantes para uma boa gestão de negócios, considerando o cenário atual e com um olhar generoso para o futuro e suas tendências…

1 – Business Model Canvas (BMC)…

É uma ferramenta de gestão estratégica, que permite aos gestores de negócios desenhar, visualizar, testar e inovar os modelos de negócios de uma forma simples, prática e integrada.

O BMC consiste em um quadro dividido em nove blocos, que representam os elementos essenciais de um modelo de negócio:

  • Proposta de valor;
  • Segmento de clientes;
  • Canais;
  • Relacionamento com clientes;
  • Fontes de receita;
  • Recursos-chave;
  • Atividades-chave;
  • Parcerias-chave;
  • Estrutura de custos.

O BMC é uma ferramenta útil para os negócios que querem se adaptar às novas demandas e expectativas dos mercados, bem como explorar novas oportunidades e manter atualização com os movimentos.

2 – Análise SWOT…

É uma ferramenta de gestão analítica, que permite aos gestores de negócios identificar as forças, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças de uma organização, em relação ao seu ambiente interno e externo.

A análise SWOT é uma ferramenta importante para os negócios que querem avaliar o seu desempenho, a sua competitividade e a sua sustentabilidade, bem como definir os seus objetivos, as suas estratégias e as suas ações.

3 – Balanced Scorecard (BSC)…

É uma ferramenta de gestão operacional, que permite aos gestores de negócios traduzir a visão e a missão de uma organização em um conjunto de indicadores de desempenho, que são medidos e monitorados em quatro perspectivas:

  • Financeira;
  • Mercado;
  • Processos internos;
  • Aprendizagem e crescimento.

O BSC é uma ferramenta essencial para os negócios que querem alinhar as suas atividades com a sua estratégia, bem como comunicar, gerenciar e melhorar os seus resultados.

4 – Matriz BCG…

É uma ferramenta de gestão estratégica, que permite aos gestores de negócios analisar o portfólio de produtos ou serviços de uma organização, com base em dois critérios:

  • Participação de mercado;
  • Taxa de crescimento do mercado.

A matriz BCG é composta por quatro quadrantes, que representam quatro tipos de produtos ou serviços:

  • Estrelas;
  • vacas leiteiras;
  • pontos de interrogação;
  • abacaxis.

A matriz BCG é uma ferramenta valiosa para os negócios que querem otimizar a alocação de recursos, a geração de caixa e o retorno sobre o investimento.

5 – 5W2H…

É uma ferramenta de gestão operacional, que permite aos gestores de negócios planejar, executar e controlar as atividades de uma organização, respondendo a sete perguntas…

  • O que (what);
  • Por que (why);
  • Quem (who);
  • Onde (where);
  • Quando (when);
  • Como (how);
  • Quanto (how much).

O 5W2H é uma ferramenta prática e eficiente para os negócios que querem definir e organizar as suas tarefas, responsabilidades, recursos, prazos e custos.

6 – Diagrama de Pareto…

É uma ferramenta de gestão analítica, que permite aos gestores de negócios identificar e priorizar os problemas, as causas e os efeitos de uma organização, com base no princípio de Pareto, que afirma que 80% dos efeitos são causados por 20% das causas.

O diagrama de Pareto é composto por um gráfico de barras e uma curva, que mostra a frequência e a acumulação dos problemas, das causas ou dos efeitos.

O diagrama de Pareto é uma ferramenta útil para os negócios que querem resolver os seus problemas de forma eficaz e eficiente, focando nos mais importantes e relevantes.

7 – Matriz GUT…

É uma ferramenta de gestão operacional, que permite aos gestores de negócios classificar e priorizar os problemas, as oportunidades e as decisões de uma organização, com base em três critérios…

  • Gravidade;
  • Urgência;
  • Tendência.

A matriz GUT é formada por uma tabela, que atribui uma pontuação de 1 a 5 para cada critério, e calcula uma pontuação final, que indica o nível de prioridade.

A matriz GUT é uma ferramenta simples e eficaz para os negócios que querem tomar decisões mais rápidas e assertivas, considerando o impacto, o tempo e a evolução das situações.

8 – Ciclo PDCA…

É uma ferramenta de gestão operacional, que permite aos gestores de negócios implementar, monitorar e melhorar os processos, os produtos, os serviços e os projetos de uma organização, seguindo quatro etapas…

  • Planejar (plan);
  • Fazer (do);
  • Verificar (check);
  • Agir (act).

O ciclo PDCA é uma ferramenta fundamental para os negócios que querem garantir a qualidade, a eficiência e a eficácia das suas atividades, bem como promover a melhoria contínua.

9 – Matriz Ansoff…

É uma ferramenta de gestão estratégica, que permite aos gestores de negócios avaliar e escolher as estratégias de crescimento de uma organização, com base em dois fatores…

  • Produto;
  • Mercado.

A matriz Ansoff é composta por quatro quadrantes, que representam quatro estratégias de crescimento:

  • Penetração de mercado;
  • Desenvolvimento de mercado;
  • Desenvolvimento de produto;
  • Diversificação.

A matriz Ansoff é uma ferramenta importante para os negócios que querem expandir as suas operações, aumentar as suas vendas e conquistar novos clientes.

10 – Inteligência Artificial (IA)…

É uma ferramenta de gestão tecnológica, que permite aos gestores de negócios utilizar sistemas computacionais que simulam a capacidade humana de aprender, raciocinar, perceber, decidir e resolver problemas.

A IA pode ser aplicada a diversas áreas e funções de uma organização, como marketing, vendas, atendimento, produção, logística, finanças, recursos humanos, inovação, entre outras.

A IA é uma ferramenta essencial para os negócios que querem se adaptar à era digital, aumentar a sua competitividade, inovar os seus produtos e serviços, personalizar a sua comunicação e interação com os clientes, otimizar os seus processos e reduzir os seus custos.

Gestão de negócios é para profissionais

Gestão de negócios. Não aceita amadores
Trabalho para profissionais

Gestão de negócios é oxigênio no mundo corporativo e até na prestação de serviços e ações individuais, já que gestão de negócios, basicamente, está em tudo.

Não existe mais espaços competitivos para quem não se profissionaliza e isto é realmente um grande desafio.

Estamos numa etapa em que o conhecimento que temos é pouco perto do que temos que aprender.

Ao contrário do que vimos até aqui, as universidades não são mais o centro do conhecimento do mundo, e ao contrário, demoram para absorver as transformações práticas do mundo, onde tudo é acelerado por tecnologias cada vez mais poderosas e meios de comunicação amplos e em tempo real.

O conhecimento do mundo, hoje, está na tela de qualquer smartphone mediano, com uma conexão razoável de internet.

Qualquer pessoa, em qualquer canto do mundo, pode aprender praticamente tudo, com mínimos recursos.

O diferencial passa a ser a percepção da necessidade de aprender.

O cuidado que a pessoa consegue ter com a sua “máquina de aprender”, já que num mundo em constante transformação, o ativo de maior valor é a capacidade de aprender a gerenciar o novo.

Gestão de negócios é para profissionais, para pessoas com consciência do desafio, pois pior que não saber, é não saber que não sabe e não buscar o aprendizado.

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