GERENCIAR É ATINGIR METAS

Desenvolvimento humano. O pilar do sucesso
DESENVOLVIMENTO HUMANO. ESTRATÉGIA VENCEDORA
22 de junho de 2024
Gerenciar é atingir metas

Foco na missão

Gerenciar é atingir metas
Foco na missão

Gerenciar é atingir metas e este é o seu objetivo supremo, já que toda empresa precisa trabalhar com foco nos lucros e rentabilidade, e antes que você comece a “maquinar”! mentalmente seus discursos contrariando esta afirmação, sim, toda empresa tem a obrigação de ter lucro.

O lucro é uma obrigação social (dentre tantas outras) e ao contrário da percepção de que lucro é um alvo para os que carregam discursos sobre capitalismo selvagem e outras abordagens ideológicas radicais, é básico que uma empresa precisa ter lucro, se não por outro motivo, por sua simples existência.

Se uma empresa não tem lucro ela passa a ser um problema para ela e para a sociedade, pois não cumpre com seus compromissos, não paga suas contas, não se posiciona como um centro de desenvolvimento para si e para as pessoas que dela fazem parte.

Este é o principal motivo que determina que gerenciar é atingir metas, pois elas determinam a conquista dos objetivos que levam ao lucro.

Se gerenciar é ter lucro, então gerenciar é atingir metas e nós vamos destrinchar a lógica por trás destes conceitos, de uma maneira clara e sem considerações ideológicas ou políticas.

Vem com a gente!

Gerenciar é atingir metas porque a empresa precisa ter lucro

Foco no resultado
Conquistar o resultado

Gerenciar é atingir metas para que a empresa não esteja à deriva e consiga cumprir seus propósitos, que são múltiplos, mas nenhum deles acontece se a empresa não for saudável, autossustentável, rentável, afinal, estamos num mundo capitalista, onde o capital, obviamente, é primordial para sustentar todo o resto.

É por isto que afastamos os aspectos ideológicos de nossa análise.

Não pretendemos discutir se visar o lucro é cruel ou selvagem, já que a humanidade, por essência, possui um histórico institucionalizado de crueldade e maldade em quase todas as suas relações.

Enquanto a matriz econômica e social do Planeta for o capitalismo, melhor entender suas regras e aprender a lidar com elas, pois o sucesso depende disto e todo o resto vem depois.

Considerando isto, elaboramos uma estrutura de raciocínio lógico que explica claramente o título deste artigo, afirmando que sim, gerenciar é atingir metas.

  • Se o objetivo principal da empresa é ter lucro, então gerenciar é determinar e alcançar objetivos;
  • Se gerenciar é atingir objetivos, gerenciar é determinar um plano de objetivos;
  • Se gerenciar é determinar um plano de objetivos, então gerenciar é definir e conquistar metas;
  • Então, gerenciar é atingir metas;

Mas o que afasta um gerente de conquistar suas metas?

Quando temos um plano de objetivos bem desenvolvido, que considera aspectos profissionais e técnicos objetivos e possíveis, então, adotando as medidas corretas através dos planos de ação, as metas serão alcançadas com facilidade.

Ao menos, é isto que sugere a teoria.

Ocorre que não existem receitas prontas, então precisamos analisar de uma forma mais profunda ainda.

Pessoas capacitadas se debruçaram sobre a tarefa de construir um plano de objetivos profissional e qualificado.

Vamos considerar que eles assim o fizeram.

Eventualmente, os objetivos não são atingidos e nos perguntamos: porque?

Ainda na nossa linha de raciocínio lógico, consideramos que se projetamos um objetivo racionalmente e avaliamos todas as variáveis envolvidas na sua conquista, ou não, então ele deveria ter acontecido, mas se não aconteceu, o motivo é que algo que não havia sido considerado surgiu e impediu que ele tivesse sido conquistado.

Este elemento novo não projetado recebe o nome de ANOMALIA.

Definimos que uma anomalia surgiu e nos impediu de conquistar o objetivo proposto.

Voltando à construção de nossa linha de raciocínio lógico, podemos determinar que…

Se gerenciar é atingir metas, então gerenciar é eliminar anomalias.

Mas como identificar anomalias, se nós não fomos capazes de avalia-las quando montamos o plano de objetivos?

A maior parte das anomalias não podem ser verificadas na construção do plano de objetivos, pois se pudessem, não seriam anomalias, mas variáveis consideradas.

Se gerenciar é atingir metas e, portanto, gerenciar é eliminar anomalias, então podemos deduzir que gerenciar é identificar anomalias, de forma a agirmos sobre elas e eliminando suas causas e efeitos.

Para identificar anomalias é preciso criar, estabelecer e controlar monitores que apontam quando algo está fora do projetado.

Por isto, quando nasce um plano de objetivos, nasce junto um conjunto de indicadores que servem para o monitoramento dos movimentos diversos que compõem os objetivos propostos.

Então, se gerenciar é atingir metas, gerenciar é eliminar anomalias e, por consequência, gerenciar é monitorar indicadores.

Quando você determina um objetivo os indicadores acontecem junto.

Um exemplo…

Se sua empresa precisa faturar R$ 90 mil, desconsiderando aspectos como sazonalidades, variações de mercado, oscilação periódica de vendas e fluxo de clientes, dentre outras, apenas para nossa análise bruta, vamos considerar que você trabalhe 30 dias por mês.

Você precisaria ter um faturamento médio diário de R$ 3 mil…

Considerando que seu ticket médio é de R$ 100, então sabemos que você terá que realizar 30 vendas por dia para cumprir a meta dos R$ 3 mil diários.

Considere que seu aproveitamento de conversão em vendas exija que você tenha um fluxo de 100 pessoas em sua loja para realizar 30 vendas, o que determina uma taxa de 30% de índice de conversão.

Neste pequeno exemplo já temos alguns indicadores para serem monitorados, observe…

  • Faturamento mensal:                                     R$ 90 mil;
  • Faturamento diário:                                       R$ 3 mil;
  • Ticket médio:                                                  R$ 100;
  • Taxa de conversão:                                        30%;
  • Vendas diárias:                                              30;
  • Fluxo diário de clientes:                                100.

Não precisamos esperar o final do mês para percebermos que não atingimos a meta.

Basta acompanhar o movimento diário e entender que, se não entraram 100 pessoas na loja, além de ter que melhorar minha taxa de conversão, preciso entender o motivo da diminuição de fluxo e adotar uma decisão gerencial para resolver imediatamente o problema.

Se a taxa de conversão caiu, embora o fluxo de clientes esteja estável, preciso aumentar o ticket médio e entender porque a equipe de vendas perdeu produtividade e mudar este cenário.

O importante é entender que minhas decisões gerenciais visam a construção e manutenção dos caminhos que me levam a atingir os objetivos que resultaram numa operação saudável e rentável.

São os indicadores que apontam a realidade realizada em relação ao pretendido e cabe ao gerente perceber as anomalias, identifica-las, suas origens, atuar na sua solução e fazer com que o resultado aconteça.

Por isto, gerenciar é identificar anomalias e, portanto, monitorar indicadores, pois este é o caminho para atingir as metas.

Qualidade total é um princípio vencedor de gestão

Qualidade total é um princípio vencedor
Ferramenta de transformação

Num mundo empresarial cada vez mais competitivo e em constante transformação, a busca por resultados consistentes e duradouros é uma prioridade para qualquer organização.

Neste contexto, a afirmação de que “gerenciar é atingir metas” adquire um significado ainda mais profundo e relevante, afinal, a posição de um gestor não se resume apenas a ocupar um cargo, mas sim a liderar equipes, otimizar processos e, acima de tudo, alcançar os objetivos traçados.

A Gestão pela Qualidade Total (TQM) oferece um conjunto de ferramentas e princípios que podem auxiliar os gestores nessa jornada desafiadora.

Adotando uma abordagem focada na melhoria contínua, a TQM permite que as empresas identifiquem e eliminem desperdícios, otimizem seus processos e, consequentemente, alcancem seus objetivos de forma mais eficiente e eficaz.

Um dos pilares da TQM é o estabelecimento de metas claras e mensuráveis, pois como diz o ditado, “o que não pode ser medido, não pode ser gerenciado”.

Definindo objetivos específicos e realistas, os gestores podem direcionar seus esforços e os de suas equipes de forma mais assertiva, garantindo que todos estejam trabalhando em prol de um propósito comum.

Outro aspecto fundamental da TQM é a eliminação de anomalias.

Em qualquer processo, existem falhas e ineficiências que podem comprometer o desempenho da empresa.

Identificando e corrigindo estas anomalias, os gestores podem otimizar seus processos, reduzir custos e aumentar a produtividade.

O monitoramento de indicadores também desempenha um papel crucial na gestão pela qualidade total.

Acompanhando de perto o desempenho da empresa em relação às metas estabelecidas, os gestores podem identificar desvios e tomar medidas corretivas em tempo hábil.

Esta abordagem proativa permite que a empresa se adapte às mudanças do mercado e mantenha o foco nos resultados.

O gerenciamento focado em resultados é essencial para o sucesso de qualquer organização.

Direcionando seus esforços para o alcance dos objetivos traçados, os gestores podem garantir que a empresa esteja sempre em busca da excelência.

Esta mentalidade orientada para resultados permite que a empresa se destaque da concorrência e conquiste a confiança de seus clientes e stakeholders.

A afirmação de que “gerenciar é atingir metas” é uma verdade incontestável no mundo empresarial.

Adotando os princípios da Gestão pela Qualidade Total, os gestores podem transformar essa afirmação em realidade, liderando suas equipes rumo ao sucesso e construindo um futuro promissor para suas organizações.

Gerenciar é atingir metas e isto nunca vai mudar

Gerenciar é atingir metas e isto não muda
O caminho mais fácil para o resultado

Gerenciar é atingir metas e a tendência é que isto continue assim, através da história da humanidade e mesmo que o capitalismo dê lugar a qualquer outro modelo, ainda assim, precisaremos de uma matriz econômica regulando as relações humanas e nosso próprio desenvolvimento e isto resultará na necessidade de cumprirmos objetivos, e aí estarão as metas para serem atingidas.

Um gestor precisa compreender todo o sistema e os caminhos para cumprir seus propósitos, já que este é seu papel.

Empresas só se tornam sólidas se forem competitivas, enquanto o mercado se movimenta em velocidades cada vez mais difíceis de serem acompanhadas.

É relevante ter metas claras, fazer com que elas aconteçam e direcionar suas ações para que você e seu time estejam capacitados a tomar as medidas necessárias, de forma que os objetivos se tornem realidade e a empresa se torne saudável e lucrativa.

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