Contabilidade social é uma variação atual de conceitos que envolve a ciência contábil e sua relação com o desenvolvimento humano e social do ambiente, no caso, a sociedade.
As características de ciência exata colocaram a contabilidade como ferramenta científica de controle de fluxos econômicos, de movimentações de números, resultados e iniciativas das empresas, exercendo papel fundamental na gestão e também no cumprimento das normas e leis controladoras do universo corporativo.
A evolução da sociedade ganhou novas conotações e o bem-estar social passou a ter maior relevância diante da competitividade.
Claro que ainda é preciso evoluir muito, mas nem sempre por bom coração ou senso humanitário, mas por melhoria de resultados, as empresas passaram a entender melhor a importância do desenvolvimento humano e social para maior engajamento com as ofertas do empreendimento ao mercado.
Este maior envolvimento social e criação de ações e soluções de desenvolvimento social dentro e fora das empresas, criou a necessidade de um controle maior deste conjunto de iniciativas, incluindo a contabilidade, que gerou um segmento conhecido como contabilidade social.
Este é o tema deste conteúdo, que vai abordar como chegamos até aqui e o caminho que ainda temos para trilhar nesta importante evolução da ciência contábil.