Contabilidade humanizada é a nova direção para onde apontam todos os olhares com noção de futuro, num objetivo claro de entender a nova postura do segmento contábil, fugindo do perfil engessado e burocrático normalmente associado à profissão.
Contabilidade também é feita por pessoas e durante séculos o processo introspectivo das tarefas moldou profissionais com foco sobre mesas, livros e sistemas, operando processos repetitivos e normalmente distantes da criatividade.
Hoje os tempos são outros e o aporte de desenvolvimento brutal que a tecnologia coloca sobre a vida humana também chega à contabilidade.
Empresas vão se transformando em conglomerados dinâmicos, inovadores e conectados em todas as pontas.
Como fica a contabilidade nestes novos e desafiadores tempos e de que forma o profissional precisa se preparar para todo este turbilhão inovador?
Não é tempo de baixar a cabeça sobre os papéis e permanecer repetitivo na sua atividade… Em nenhum segmento…
Não existe mais a falsa impressão de que o profissional de contabilidade está protegido atrás da carapaça de mesmice e que não precisa se preocupar com toda a avalanche evolucionista que acontece em todo lugar.
Se a transformação não partir de dentro para fora, certamente ela virá de fora para dentro, sem clemência e a humanização será o vetor de toda esta mudança.
Você está preparado?
Contabilidade humanizada é uma espécie de evolução da contabilidade, já que estamos falando de uma ciência exata, específica e que controla aspectos lógicos das operações das empresas.
Ocorre que também estamos falando de algo que não foi feito para se encerrar nos números e burocracias, pois todo o fluxo contábil de uma empresa existe exatamente para gerar os resultados que proporcionarão, de alguma forma, a felicidade às pessoas.
Tente entender os objetivos de existência de um negócio e perceba que, além do dinheiro que ele pode proporcionar, isto só é uma consequência de alguém, que idealizou um projeto que facilita a vida das pessoas e supre suas necessidades, o que faz com que paguem com isto, nutrindo e mantendo o ciclo do negócio.
A contabilidade é parte deste conjunto de soluções, em todos os segmentos, pois é fundamental na realização de quase todos os empreendimentos, no mundo todo.
Embora o tempo tenha construído uma imagem engessada sobre a contabilidade, de que se trata de pessoas frias executando processos frios e absorvidas pela rotina, a contabilidade é uma ciência executada por pessoas, feita para projetos criados, mantidos e desenvolvidos por pessoas, que só existem porque proporcionam experiências e soluções para pessoas.
Toda a cadeia empresarial é composta por pessoas, mas sim, o tempo e a prática realmente engessados da contabilidade proporcionaram esta percepção de frieza metódica, como parte componente do perfil das pessoas que trabalham com a contabilidade.
Provavelmente este tipo de percepção justa foi construída a partir de comportamentos internalizados, onde pessoas passaram a ser tão integradas aos processos exatos, que chegaram ao ponto de ser simbióticos, parecendo mais máquinas do que gente.
Não se pode condenar quem pensa assim, pois afinal, nós julgamos o tempo todo e as bases de nosso julgamento estão fundamentadas no nosso campo de visão, na forma como vemos o mundo, e convenhamos, a contabilidade pressupõe processos engessados, naturalmente imaginamos que pessoas que operam com contabilidade são igualmente engessadas, portanto sistêmicas, portanto frias…
A evolução transformadora dos tempos atuais:
Um olhar para a história sugere que esta percepção sistêmica sobre a contabilidade tende a aumentar e permanecer através do tempo, mas não é exatamente assim que está acontecendo e o elemento transformador desta realidade é o conhecimento.
Primeiro, imagine que o centro do conhecimento no mundo estava focado nas universidades e instituições de ensino, que a evolução tecnológica levou este conhecimento, de forma democrática, a qualquer canto do mundo, onde alguém possua um smartphone médio e uma conexão simples com a internet.
Todo o conhecimento do mundo está disponível naquele dispositivo.
O avanço da tecnologia, que construiu toda esta fantástica estrutura de comunicação instantânea, onde o centro do processo está na internet e na gritante escalada da tecnologia de equipamentos e hardware, também modificou as pessoas, por osmose, já que ao mesmo tempo que a tecnologia propõe, as pessoas aceitam.
O simples acompanhamento como personagem no processo de evolução tem sido difícil até de compreender, porque num dia estamos usando o videocassete e, no outro, já assistimos streaming e sabe lá onde isto vai parar…
Num determinado dia estamos realizando lançamentos em pesados livros de registro contábil, enquanto no outro, sistemas de todos os tipos utilizam até de inteligência artificial para coletar todas as informações contábeis de outros sistemas de registro da operação comercial da empresa…
Quem possui fragmentos a mais de sensibilidade pode não saber explicar (porque quase ninguém consegue), mas consegue perceber que existe algo grande acontecendo neste exato momento, que estamos bem no meio de um dos maiores ciclos evolutivos da história da humanidade e a tecnologia é o elemento transformador deste cenário.
Os personagens, no entanto, ainda são humanos.
Contabilidade humanizada é uma perspectiva diferente de olhar para a atividade de construção de controles e compliance no tratamento das informações oriundas das operações empresariais.
O viés burocrata atribuído às pessoas que operam a contabilidade ganhou novos contornos, na linha deste momento evolutivo da sociedade e do universo corporativo.
A informação abundante se transforma em conhecimento e o mais importante: evolui para SABEDORIA.
As pessoas aprendem e mais do que aprender processos e mecânicas funcionais, aprendem sobre si mesmas e crescem, como pessoas, como humanos.
Os olhares já são mais humanizados, os processos são mais humanizados, as relações são mais humanizadas e por que cargas d’água a contabilidade deixaria de ser mais humanizada?
É disto que estamos falando.
Não importa se você faz parte de uma estrutura contábil ligada à empresa ou a um escritório especializado, a verdade é que os processos humanos vão ganhando corpo, na medida em que o mundo passa a reconhecer o óbvio, que andava escondido: PESSOAS SÃO O ATIVO MAIS IMPORTANTE E VALIOSO DAS EMPRESAS.
É sobre esta nova ótica que a humanização vem permeando os interiores mais profundos das empresas, em todos os segmentos.
O impacto desta nova direção tem sido muito mais sensível nos ambientes onde o método e a burocracia costumam ser mais relevantes, como a contabilidade, a auditoria, estas ciências exatas.
Estamos falando de um caminho sem volta, evolutivo e constante, onde pessoas vão ganhando cada vez mais espaço e valor, mesmo que sua atividade seja essencialmente técnica e burocrática.
Construímos um portfólio de processos que facilitam a humanização da contabilidade e servem como alavanca para a implementação de políticas mais humanizadas, adaptando não apenas os processos operacionais, mas a própria cultura da empresa nesta direção.
Comunicação humanizada:
Toda evolução da humanidade nasceu a partir da comunicação e foi quando assumimos nossa capacidade de comunicação que conquistamos os maiores passos evolutivos.
Ter uma contabilidade humanizada depende de um aspecto cultural da empresa e a ferramenta de construção desta cultura é a comunicação.
Os princípios de comunicação humanizada focam na pessoa e não no processo.
O primeiro elemento mais sensível da comunicação humanizada é a linguagem, pois ela liberta barreiras e permite maior liberdade e fluência nos diálogos, técnicos, comuns ou cotidianos.
As pessoas se sentem estimuladas e se reconhecem naquela forma de falar.
O processo de mudança cultural a partir da comunicação humanizada, principalmente quando nos referimos à construção de uma contabilidade humanizada é muito simples, embora a sua aplicação tenha complexidades.
Imagine substituir o formal “Vamos adiante” pelo agradável e engajador…”Bora Lá!”
Alguém pode dizer que “Bora Lá” nem existe na gramática formal brasileira (provavelmente algum chato engessado)…
Ocorre que a língua, em qualquer lugar, é uma evolução da comunicação social, ou seja, ela está sempre sendo revisada, pois ela não vem antes da sociedade.
É a sociedade que produz, transforma e evolui a linguagem.
Aquilo que a sociedade adota como forma de comunicação segue padrões apenas para orientar sua evolução, mas são os dialetos, gírias, hábitos de comunicação que vão inserindo novos formatos ao tradicional e se o formalismo não acompanhar a evolução “das ruas”, estaremos diante de uma língua morta.
O elemento de maior poder de transformação cultural é, sem dúvidas, a comunicação e o agente diferenciado da comunicação é a linguagem.
Atendimento humanizado:
Não importa se você está na empresa ou no escritório terceirizado, a verdade é que todas as suas relações com o mundo, esteja ele na forma de cliente, fornecedor ou comunidade, precisam ser humanizadas.
Pessoas só se engajam com pessoas, não com “bots” ou ferramentas automáticas.
Claro, a tecnologia trouxe a capacidade de criarmos sistemas de inteligência artificial muito aproximados dos humanos, o que proporciona a criação de sistemas automáticos de atendimento, mas bastou esta tecnologia ganhar corpo para estudos apontarem que as pessoas preferem, muito mais, quando estão falando com outras pessoas.
Todo mundo espera ser atendido por uma pessoa e não por um sistema.
Por mais que os atendimentos automáticos ganhem escala em sua propagação, mais se percebe o quanto as empresas que utilizam o atendimento humanizado conseguem ganhar em fatias expressivas de mercado.
Na contabilidade humanizada, os processos de atendimento e resposta realizados diretamente por pessoas vêm sendo reconhecidos como fortes elementos de conquista e fidelização das relações.
Em épocas de avanço tecnológico e robotização, humanizar as pontas de contato tem sido um diferencial competitivo poderoso.
Marketing humanizado:
Pessoas não compram mais produtos ou serviços, compram experiências.
Esta máxima do marketing moderno é absolutamente verdadeira, o que muita gente ignora que parte importante desta experiência está no aspecto humano das relações.
Em todos os segmentos humanizados os resultados são melhores.
Construir uma contabilidade humanizada é importante, mas seria um desperdício não utilizar este aspecto no próprio marketing.
Ganha quem consegue utilizar um marketing, uma comunicação externa com humanização latente.
Demonstrar que antes de ser uma contabilidade estamos diante de uma contabilidade humanizada agrega um valor incalculável ao conjunto de compreensão da marca.
Pessoas se sentem valorizadas quando recebem atendimento humanizado e é inteligente chegar no mercado através deste caminho, de ressaltar como sua operação é humanizada e focada nas pessoas.
O interessante é que observamos que ainda existem estruturas de contabilidade, escritórios, empresas de contabilidade, que simplesmente ignoram o marketing.
Estes fazem parte do povo aquele que falamos anteriormente, que estão sendo espremidos pelas poderosas forças da evolução.
Empatia:
Num processo de contabilidade humanizada o time, a partir da iniciativa da empresa, precisa ser envolvido da cultura de que é preciso evoluir e o caminho passa pela mudança cultural.
É complexo quando lidamos com pessoas mergulhadas em burocracia, mas é necessário.
Outra ferramenta muito poderosa ligada à humanização é a empatia, ou seja, a capacidade de se colocar no lugar do outro, de entender perspectivas alheias.
A verdade é que empatia é uma das ferramentas indispensáveis a um profissional de sucesso.
Podemos dizer mais…
A empatia é uma habilidade indispensável a qualquer pessoa, em qualquer situação da existência humana, ao menos para quem não vive isolado numa montanha e tem um mínimo de relacionamento social.
Parte importante do processo de construção de uma contabilidade humanizada passa necessariamente pela percepção do ponto-de-vista dos outros.
O poder de engajamento da empatia acontece não apenas por acertarmos em decisões que vão facilitar a vida de todos, mas muito mais pela percepção de que as pessoas são importantes, se sentem importantes e reconhecidas e isto contribui decisivamente para a consolidação do que podemos chamar de uma contabilidade humanizada.
Ser “dono” da aflição e necessidade do cliente:
Entenda a expressão “cliente” como interno e externo.
Uma contabilidade humanizada se preocupa realmente com a satisfação das necessidades de seus clientes, internos e externos.
As pessoas do time precisam se sentir como parte de um time de verdade e não daqueles discursos motivadores de coachs que propagam a visão de “mar de rosas” num ambiente profissional, onde tudo é fachada e irreal.
Os clientes externos, as empresas das quais cuidamos e ajudamos, precisam sentir a conexão humana entre todas as pontas.
Precisam saber que a contabilidade humanizada realmente se preocupa em oferecer as melhores respostas, da melhor maneira, que contribui decisivamente para o sucesso das iniciativas.
É por isto que a construção da cultura de uma contabilidade humanizada planta, cuida e mantém uma visão global de que cada um dentro da organização é “dono” da aflição e necessidade de seus clientes, mesmo que não seja o responsável direto por aquela demanda.
Acompanhar o pedido, ajudar na solução, demonstrar interesse, preocupação e, sobretudo, comprometimento.
Tudo isto é notado e mesmo que não seja possível explicar, compõe de forma predominante a imagem de que aquela é uma contabilidade humanizada e, portanto, valiosa, como fornecedora de serviços, soluções e parceria real.
Reconhecimento:
Estudos vastos, realizados por diversas empresas especializadas e que motivam revisões completas nas políticas de gestão de pessoas têm apontado claramente que o principal motivo pelos quais as pessoas trabalham é o RECONHECIMENTO.
Criar, consolidar e manter políticas voltadas ao reconhecimento das pessoas em seu cotidiano profissional é poderoso elemento para construir uma contabilidade humanizada.
Pessoas se sentem bem e transmitem este bem-estar, propagando esta percepção de humanização, o que amplia o engajamento.
Obviamente os sistemas de bonificação são importantes no processo de reconhecimento, mas não acredite que isto basta, pois nos enganamos acreditando que o dinheiro resolve todas as questões humanas.
É fundamental construir escalas de mérito, de conquistas, de valorização além do monetário, mas com novas posições, desenvolvimento de carreiras, promoções e propagação dos méritos conquistados pelas pessoas.
Desenvolvimento humano:
Um elemento indispensável na construção de soluções que diferenciam resultados é a aplicação de cultura de desenvolvimento humano nas empresas.
Na contabilidade humanizada não é diferente.
Uma cultura de desenvolvimento humano privilegia o crescimento pessoal e profissional das pessoas, oferecendo caminhos de ampliação do conhecimento e do autoconhecimento.
Apoio na construção de Planos de Desenvolvimento Individual (PDI) e outros mecanismos que a tecnologia proporciona para aplicar na gestão de desempenho de pessoas.
Pessoas que sentem que trabalham numa empresa que ajuda no seu crescimento pessoal e profissional se sentem muito mais gratificadas e costumam entregar o melhor de si, em engajamento total com os objetivos do negócio.
Existem algumas soluções inovadoras no campo das ferramentas tecnológicas na gestão de desempenho e no desenvolvimento humano.
Algumas empresas de tecnologia avançada conseguem aplicar o Machine Learnig e o People Analytics como ferramentas de construção de acompanhamento e apoio às pessoas nas empresas.
Isto tem provocado uma evolução mais acelerada em vários segmentos, pois melhora a precisam de análises, coloca transparência nos processos e alimenta a motivação de todos, por trazer modernidade ao mérito e reconhecimento amplo e justo, de forma inquestionável.
Contabilidade humanizada é um fator determinante das condições evolutivas de uma empresa de contabilidade.
Se você é responsável por uma empresa de contabilidade, ou se você é um empresário que utiliza contabilidade e tem uma estrutura contábil interna, integrada a um escritório terceirizado, ou não, para ambos o conceito de contabilidade humanizada é determinante.
Humanização é um diferencial em qualquer segmento da atividade humana, mas no universo das contas, dos números, dos documentos, dos padrões, dos processos metódicos, uma estrutura humanizada aparece com destaque e se posiciona como diferencial de qualidade e evolução.
Se você é uma pessoa que trabalha num escritório contábil ou no departamento de contabilidade de uma empresa de outro segmento, entenda esta nova visão da sua própria profissão, esta transformação que está acontecendo agora, e você está bem no meio desta metamorfose.
Impossível estar no mesmo casulo e não notar a transformação da lagarta em borboleta.
Acredite, muita gente ainda nega esta realidade e teima, discutindo, emitindo opiniões sobre algo que sequer é opinativo, sequer permite considerações, pois já está acontecendo e faz parte do potencial competitivo de uma empresa dentro de um universo desafiador e mais competitivo ainda.
Pessoas são o ativo mais importante das empresas e isto está ficando cada vez mais evidente a todos os olhares.
Ser uma contabilidade humanizada vai elevar o padrão de sua empresa no espectro decisório de quem vai ou não optar entre você e seu concorrente.
Como pessoa, fazer parte de uma contabilidade humanizada faz com que os seus olhos levantem dos papéis e telas de computador e olhem em volta, abrindo portas criativas onde você não imaginava que existisse criatividade, que existisse sensibilidade e que seja possível exercer papéis burocráticos nos cenários da vida, sendo um personagem altamente talentoso e feliz.