CONTABILIDADE DO FUTURO. O DESTINO DA CONTABILIDADE DIANTE DE TANTA INOVAÇÃO

Ética na contabilidade tudo começa por aqui
ÉTICA NA CONTABILIDADE. O BALIZADOR QUE NORTEIA O CAMINHO ENTRE CERTO E ERRADO
29 de setembro de 2022
Gestão de pessoas é uma oportunidade para a contabilidade moderna
GESTÃO DE PESSOAS. ENTENDA O QUE A CONTABILIDADE TEM A VER COM ISTO
3 de outubro de 2022
CONTABILIDADE DO FUTURO O DESAFIO DA TRANSFORMAÇÃO

O futuro no presente

CONTABILIDADE DO FUTURO O DESAFIO DA TRANSFORMAÇÃO
O futuro no presente

Contabilidade do futuro é uma incógnita como qualquer outra atividade e só podemos fazer projeções a partir dos sinais que colhemos de diversas direções.

O respeitável Instituto Sapiens, ainda em 2018 publicou o resultado de um estudo aprofundado em que indicava as 5 profissões que mais sofreriam com a inovação e algumas correndo o risco de desaparecer.

O curioso foi perceber que a contabilidade, algo tão presente em todas as pontas da atividade no mundo dos negócios e das corporações, também estava entre elas.

Provavelmente você vai questionar se estamos dizendo que a contabilidade vai sumir e não é disto que trata este conteúdo e nem o estudo do Instituto Sapiens…

O que vai mudar, e já está mudando, é o formato tradicional como conhecemos a contabilidade, focada em processos burocráticos, formais, repetitivos e engessados.

Provavelmente a contabilidade vem sendo o setor mais impactado com a chegada desta revolução tecnológica.

Hoje sistemas integrados realizam muitas das funções que antes eram executadas por pessoas, no ambiente dos escritórios contábeis, com muito mais precisão e um custo final quase inexpressivo, se comparado ao custo humano.

A questão é que os profissionais de contabilidade não se tornarão obsoletos e fora de contexto, mas a sua posição e atuação profissional sim, precisa evoluir e rapidamente, com a incorporação das novas tecnologias aos processos.

Muitos chamam este processo de Contabilidade 4.0 e é bom ficar antenado neste tema, porque ele representa uma das grandes transformações que os tempos atuais estão promovendo e ficar de fora deste conhecimento significa que você pode estar sendo alijado do sistema, mesmo sem perceber.

Contabilidade do futuro. A jornada da contabilidade

Os caminhos da contabilidade
Onde levam os caminhos da contabilidade

Contabilidade do futuro é um tema que precisa considerar a história da contabilidade para poder ser compreendido com maior precisão.

Os fenícios foram os primeiros a criar uma estruturação da atividade contábil, ao mesmo tempo em que evoluíam a matemática e as ciências de cálculo.

Com os cálculos, vieram os registros e esta é a origem da atividade contábil, que relaciona os registros das operações matemáticas e lógicas das atividades humanas.

Estamos mais acostumados a olhar esta atividade através do viés das empresas, mas de certa forma, contabilidade contabiliza e contabilizar é registrar realidades matemáticas, que podem ser financeiras ou não.

Feita esta separação começamos a entender que, de certa forma, a matemática está em tudo e por consequência, a contabilidade também.

Como parte integrante da sociedade há tanto tempo, a contabilidade acompanha a evolução, passando por transformações normais ao conjunto evolutivo do mundo e da humanidade.

Já vimos várias das evoluções da contabilidade, mas nunca, em nenhum momento, a exigência de evolução foi tão grande quanto na última década, onde a tecnologia vem dando saltos cada vez maiores e exponenciais.

Os desafios para uma atividade lógica tão específica vão se salientando e a velocidade com que a contabilidade precisa modificar métodos e práticas tem assustado muita gente dentro do setor.

Há uns 30 anos atrás aproximadamente a contabilidade passou por algo parecido, claro que em menor proporção, mas a chegada do computador de forma consolidada ao mercado provocou uma das grandes transformações no segmento.

O que foi conhecido como revolução digital impactou fortemente processos e métodos exercidos na contabilidade e isto ocorreu para nunca mais parar.

O surgimento de novos softwares contábeis facilitou em muito a atividade e a precisão e eficiência da contabilidade ganharam fôlego e visibilidade, num reconhecimento humano de um verdadeiro salto de qualidade.

Surgiam de todas as pontas algumas afirmações de que aquele seria o fim da contabilidade, algo que obviamente não se comprovou, se transformando apenas numa evolução muito saudável ao segmento.

As estruturas contábeis de vanguarda, que perceberam e aceitaram a mudança, se adaptaram e cresceram muito, tudo com a incorporação destas novas tecnologias e com isto conseguiram destaque.

Aumento de eficiência, qualidade e impressionante produtividade, pois era possível ampliar muito a capacidade de processamento e por consequência, conseguiam atender melhor a um número maior de clientes.

Claro que as empresas resistentes, como acontece em todos os segmentos, perderam espaço e desapareceram.

O fato é que a contabilidade está mudando novamente, porque a sociedade também está mudando.

Atualização e acompanhamento das transformações é uma obrigação de qualquer profissional em qualquer meio e com a contabilidade acontece exatamente a mesma coisa.

Ignorar tanta tecnologia, tantos avanços, tanta evolução apenas determina que não existe espaço na contabilidade do futuro para este time.

O que muda na contabilidade do futuro

O processo de transformação
Transformação evolutiva

A contabilidade do futuro tem um nome que está virando comum ao processo, contabilidade 4.0.

A conexão é feita em relação à Revolução Industrial, que foi o primeiro grande movimento corporativo de transformação mundial, em acompanhamento com a evolução da indústria, que hoje é conhecida como Indústria 4.0, devido às movimentações evolutivas que afetam o segmento.

A ênfase deste período acontece em função da tecnologia, que em seu avanço, proporcionou elevados níveis de automação e automatização de praticamente tudo na vida humana, com destaque especial às linhas de produção e de inteligência de gestão.

Atribuir a expressão Contabilidade 4.0 à atual realidade do universo contábil significa que a contabilidade está avançando na direção da tecnologia, criando um novo perfil profissional na atividade, exigindo maior preparação e mais dinâmica profissional das pessoas que atuam no segmento.

A espinha dorsal deste novo formato é que o aporte da tecnologia favorece a automatização de processos que são sistêmicos, liberando profissionais para exercerem criatividade e inovação na busca de soluções de gestão, numa atuação muito mais consultiva do que simplesmente técnica.

Alguns ainda observam esta postura consultiva como um diferencial, mas já deixou de ser há algum tempo, já que passou a ser essencial, pois se a empresa de contabilidade ainda se atém à realização dos mesmos e repetitivos processos burocráticos, ela é facilmente substituída por softwares modernos que captam todas as informações diretamente das operações, em tempo real, distribuindo dados através de relatórios específicos, de utilização gerencial e até de conexão com os órgãos controladores, diminuindo tempo de trabalho e risco de falhas nos processos.

Escriturações, trabalho com documentos fiscais, apuração tributária, de tarifas e encargos de todos os tipos, realização de cadastramentos de informações em sistemas, tudo isto pode ser facilmente automatizado.

Se você olhar em volta e encontrar algumas destas atividades relacionadas na sua prática cotidiana, ou de pessoas da empresa de contabilidade onde trabalha, então é aconselhável se preocupar, porque em metáfora, vocês ainda estão arrastando caixas numa era que já surgiu a roda.

Esta realidade muda quase completamente a posição dos profissionais de contabilidade e por consequência, cria dois grupos bem definidos: os que percebem a mudança e os que vão desaparecer sem nem saber porque.

O caminho para o profissional de contabilidade deve ser mais voltado à estratégia e com isto, a percepção deve ser de que a contabilidade não “se vende” mais sozinha, porque ela deixa de ser algo isolado, como sempre foi.

Além de ser consultiva a contabilidade precisa ser propositiva e não passiva, daquelas que ficam esperando os fluxos naturais das operações para executar registros, emitir guias e realizar fechamentos contábeis, já que os sistemas minimamente evoluídos e mais simples já fazem isto.

Qual o papel do profissional de contabilidade no futuro:

O fato é que a contabilidade do futuro já está exigindo habilidades especiais dos profissionais que atuam no setor.

É possível notar que esta transformação é produto do meio tecnológico em que a vida atual acontece e não é apenas a contabilidade que passa por isto.

A gestão das empresas vai ficando cada vez mais técnica e profissional, com o aporte de altas soluções tecnológicas de tráfego e processamento da informação, o mercado se movimenta, em todas as direções e tomar decisões é algo cada vez mais rápido, ágil, instantâneo, mas nem por isto deixa de ser complexo e determinante entre sucesso e fracasso.

Isto eleva os níveis de pressão sobre os gestores, que cada vez mais, em todos os segmentos, buscam bases mais sólidas para determinar as direções que seu empreendimento irá adotar.

A contabilidade que tende a ficar como expectadora deste movimento vai desaparecer quase instantaneamente.

Um gestor precisa de consultores, de pessoas com postura ativa no processo decisório cotidiano e estes personagens ganham espaço e importância.

Na razão de custos e investimentos do negócio a contabilidade aparece como uma prestação de serviços importante, mas quando o gestor analisa a relação custo/benefício, entre o que é pago e o que se recebe em troca, e mais ainda quando compara com as novas opções que vão se apresentando no mercado, a percepção é de que, talvez, por menos do que se paga hoje, se consegue encontrar muito mais do que simples contabilidade, mas verdadeiras consultorias capacitadas de INTELIGÊNCIA CONTÁBIL, TRIBUTÁRIA E DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Isto já existe e está disponível no mercado, na forma de solução integrada, de múltiplas variáveis solucionadoras de alguns dos aspectos mais críticos de uma gestão.

A tendência clara é que o que conhecemos hoje como profissional ou escritório de contabilidade cada vez assuma uma postura mais aproximada ao conjunto técnico, analítico, estratégico, decisor e consultivo da máquina gestora das empresas.

A grosso modo podemos afirmar que o contador deixa de ser um operário e passa a ser parte da decisão estratégica do negócio e não apenas em contabilidade, mas como apoio gerador de indicadores cada vez mais complexos e precisos de suporte aos mais avançados modelos de gestão.

5 habilidades indispensáveis ao profissional da contabilidade 4.0

Habilidades indispensáveis na contabilidade do futuro
O que não pode faltar

Na intenção de apontar caminhos mais objetivos para a compreensão do que será aplicado e valorizado no mercado da contabilidade do futuro, elencamos algumas habilidades que serão imprescindíveis às pessoas que pretender se apresentar com relevância no universo da gestão empresarial.

Um profissional da contabilidade do futuro precisará possuir um amplo portfólio de habilidades e qualidades, talvez dezenas delas, mas podemos citar algumas que vão exigir maior atenção para quem pretende acompanhar o fluxo sem ser atropelado por ele…

1 – Visão estratégica:

O primeiro passo para se posicionar com potencial diante da realidade da contabilidade do futuro é possuir a capacidade de enxergar estrategicamente.

Os movimentos acontecem sem considerar nossa vontade e cabe a nós a atenção necessária para perceber estas movimentações, pois a qualquer momento, uma nova solução, um novo caminho pode surgir e nos pegar de surpresa, alienados da realidade e isto, no mínimo, vai demandar tempo de compreensão, o que pode ser fatal para a velocidade de decisão.

Ter uma percepção estratégica sensível é um diferencial essencial para a sobrevivência profissional no presente e no futuro, e na contabilidade do futuro isto será muito mais sensível, já que a transformação neste meio está sendo e será cada vez mais impactante.

2 – Atualização constante e em tempo real:

O princípio é criar caminhos e conexões de aprendizado constante e a melhor forma de fazer isto é através do network especializado, pois vários indivíduos com os mesmos objetivos conseguem perceber variações relevantes, enquanto o conjunto analisa estes movimentos e entende com maior clareza o que é realmente relevante e como buscar, absorver e operacionalizar estas novas soluções.

Saber que a transformação está acontecendo o tempo todo e se preparar para aprender sempre é vital nesta evolução e não possuir esta capacidade vai filtrar quem realmente está pronto para a contabilidade do futuro e quem vai ficar pelo caminho, muito rapidamente.

3 – Especializações:

Vai longe o tempo em que contabilidade era uma coisa só, numa visão construída a partir da lógica dos números.

Oriunda da matemática, a contabilidade convencionou ver a si mesma como um elemento exclusivamente lógico, de lançamentos de dados realizados e já não é bem assim há algum tempo.

A contabilidade transcende a lógica e avança em outras direções.

Saber entender tudo o que está envolvido no processo decisório dos negócios, conhecer mercados, saber estruturar apoio às decisões gerenciais, conseguir realizar projeções técnicas objetivas, claras e precisas, a ponto de gerar confiança no staff gestor, assegura não apenas espaço no mercado, mas alto valor e isto sim será um diferencial incomparável.

Olhar para o mercado e buscar abastecer seu portfólio com as habilidades contemporâneas e até de vanguarda é uma necessidade competitiva imprescindível para o profissional que pretende o sucesso na contabilidade do futuro.

4 – Capacidade de adaptação:

Já é jargão que a evolução privilegia não os maiores e mais fortes, mas os que possuem melhor capacidade de adaptação.

Saber perceber os movimentos é uma habilidade valiosa, mas ela não funciona isoladamente, já que é necessário ir além da percepção e buscar a adaptação ao novo cenário e à nova realidade.

Por isto a capacidade de adaptação sempre foi e continuará sendo uma das maiores e mais valiosas habilidades da humanidade, em todos os segmentos da vida, o que não seria diferente em meio a esta transição evolutiva na contabilidade do futuro.

Conhecer caminhos é importante, mas notar mudanças e saber adaptar novos caminhos é mais valioso ainda.

5 – Capacidade de inovar:

Entender o processo, conhecer as variáveis, saber se adaptar aos novos cenários, concentrar habilidades relevantes, tudo isto posiciona o profissional num estágio elevado de consideração pelo mercado, mas o que realmente promove destaque e valor é a capacidade de gerar inovação.

É importante entender do que todos os principais posicionados do segmento entendem, as novas tendências, as soluções que dão resultado, mas nada é tão poderoso quanto a capacidade de fazer DI FE REN TE.

De criar caminhos inovadores com soluções dinâmicas e diferentes de obter resultados.

Quando alguém constrói e mantém foco em inovação e possui o talento necessário para enxergar o todo com uma percepção diferenciada e especial, sua capacidade de criar e desenvolver caminhos vencedores únicos eleva seu valor no mercado e este reconhecimento constrói uma redoma de valor ao seu redor.

Contabilidade do futuro. Uma realidade do amanhã que já acontece hoje

Contato com a realidade do amanhã
Conhecer o amanhã

Contabilidade do futuro não é exatamente do futuro, pois já se faz presente neste instante, basta olhar ao redor, pesquisar na internet e ver a amplitude de soluções que os sistemas informatizados oferecem, cada vez mais, às empresas e perceba que a contabilidade, cada dia que passa, mais se aproxima de uma assinatura técnica num conjunto de relatórios padronizados e sistêmicos.

A contabilidade do futuro (e do presente) é muito mais que isto e se o bom profissional não quer virar apenas um carimbo, precisa se reinventar, se posicionar como um conjunto de soluções completas ao empresário, com capacidade de oferecer soluções claras e objetivas para o elevado nível de competitividade que assola todos os campos da atividade humana, mais perceptível ainda no ambiente corporativo.

O seu potencial cliente, o empreendedor, está evoluindo vertiginosamente, não que ele não preferisse ocupar sua cabeça com uma série de streaming ou uma prática esportiva, mas ele sabe que seu negócio vai desaparecer se ele não for competitivo o suficiente, já que movimentos cada vez mais dinâmicos e velozes criam novos tipos de negócios, muito mais velozes, ágeis e sedutores do que aquilo que sempre foi tradicional.

Este mesmo empresário sabe que precisa de parceiros criativos, conectados, evoluídos, eficientes, ágeis e solucionadores, não apenas capazes de fazer a sua parte com qualidade e eficiência, mas de ajuda-lo a completar a sua própria missão de enxergar o que não costuma ver, de sentir o que não costuma perceber e entender o que sequer conhece direito ainda.

Este é o desafio do profissional da contabilidade do futuro (que já é presente) e se você quer se posicionar com desenvoltura neste novo formato é bom reconhecer esta realidade e agilizar a sua própria visão sobre sua profissão, não que ela não seja importante, mas ela está em franca transformação e nada e nem ninguém vai parar este processo.

Lembre-se sempre disto e não deixe se transformar num carimbo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *