CNPJ inapto é uma condição de uma empresa diante dos órgãos reguladores, notadamente a Receita Federal, normalmente como consequência da falta de entrega de documentos obrigatórios, como demonstrativos e declarações por 2 anos consecutivos.
A condição de CNPJ inapto faz com que a empresa fique incapacitada de realizar operações comerciais e profissionais, além de abrir caminho para uma série de outros problemas decorrentes desta condição.
O fato de não cumprir com as obrigações provoca consequências e isto é conhecido por todos, o problema maior é quando o gestor não cumpre algo porque não conhece a obrigação (o que não o isenta de culpa), fazendo com que sejam apanhados de surpresa numa consulta que aponta o CNPJ inapto ou pior, numa ação de execução de pendências, tanto administrativa quanto legal.
Ser gestor de uma empresa, não importa o seu porte, requer total responsabilidade sobre todas as demandas que este empreendimento precisa cumprir, em todos os sentidos, incluindo os legais.
Desconhecer a lei não isenta a pessoa ou empresa da obrigação de seu cumprimento, por isto, buscar entendimento completo de tudo o que precisa ser feito é fundamental para todo e qualquer gestor minimamente responsável.
Se cercar de profissionais e pessoas com conhecimento destas demandas também é altamente recomendável, não apenas como conselho, mas como necessidade vital para a saúde do empreendimento.
CNPJ inapto é um dos tipos de situação cadastral que uma empresa pode apresentar diante da Receita Federal.
Ao todo são 5 tipos cadastrais:
Para conhecer a situação real de uma empresa e seu enquadramento dentro destes tipos cadastrais é necessário acessar o site da Receita Federal e realizar a consulta por CNPJ.
Uma informação importante é que a empresa que estiver com seu tipo cadastral definido como SUSPENSA ou INAPTA a sua situação pode ser regularizada através de procedimentos legais e cumprimento de normas, enquanto empresas tipificadas como BAIXADAS ou NULAS não são mais passíveis de recuperação de normalidade legal.
Porque um CNPJ fica inapto
Já sabemos que a condição de inapta acontece quando a empresa deixa de apresentar seus demonstrativos por mais de 2 anos consecutivos e o que conheceremos agora são os demonstrativos e declarações que precisam ser entregues regularmente para não gerar pendências…
A diferença entre Inapto e Inativo
É realmente confuso entender a diferença entre estes dois tipos cadastrais, de quando estamos diante de um CNPJ inapto ou inativo, embora sejam situações diferentes entre si.
Um CNPJ inapto é decorrente de um prazo sequenciado de 2 anos sem a entrega das obrigações junto à Receita Federal.
Para ser considerado um CNPJ inativo, a empresa precisa passar apenas 1 mês sem realizar as seguintes ações…
Estar sem movimentação por 1 mês já determina que aquela empresa está em condição inativa, já que não existem registros de sua operação.
As consequências geradas por um CNPJ inapto
Existe uma Instrução Normativa da Receita Federal do Brasil (RFB) de número 1863/2018 que impõe uma série de restrições legais a uma empresa na condição de CNPJ inapto…
Estas sanções impedem que a empresa com CNPJ inapto cumpra com atividades regulares, já que sequer pode emitir notas fiscais, realizar movimentações bancárias ou realizar operações comerciais diversas.
O titular da empresa também corre o sério risco de perder sua inscrição no CNPJ e ainda ser inscrito no CADIN (Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados de Órgãos e Entidades Federais), o que basicamente impede o funcionamento de empreendimentos em situação de inadimplência. Também é preciso considerar que a condição de CNPJ inapto expõe a empresa a prejuízos financeiros e compromete a imagem da empresa diante do mercado, parceiros e fornecedores, um importante motivo para manter a condição de regularidade permanente de sua condição cadastral.