Experiência do cliente é o conjunto completo de tudo o que o cliente vivencia em sua proposta de negócios, desde a forma como ele toma contato com a sua marca, até o momento em que ele responde ao seu apelo e proposta, tendo seus primeiros contatos de engajamento com sua empresa e passando a conhecer o que você oferece.
A experiência do cliente envolve todas as interações do cliente com seu negócio, o momento de comprar o produto, aprender a utilizar, usar e absorver as transformações que aquele produto ou serviço pode oferecer.
O acompanhamento do cliente, naquilo que se convencionou chamar de pós-vendas, envolvendo informações e suporte e toda esta cadeia global de convivência que constrói a experiência do cliente.
Vai longe o tempo onde as pessoas adquiriam “coisas” ou “trabalhos”.
O nível de elevada competitividade do mercado tem feito empresas de todos os segmentos, evoluírem no conceito de experiência do cliente e é isto que as pessoas compram: experiências completas, que elevam o seu grau de satisfação e fidelidade, mas que também constroem um senso crítico muito mais aprimorado, o que resulta num patamar cada vez mais exigente em termos de satisfação.