Auditoria contábil é aquele tipo de processo que parece complexo, mas na verdade, ele é realmente complexo, já que envolve uma análise minuciosa de vários elementos componentes dos controles contábeis de uma empresa.
Auditoria contábil requer conhecimento e experiência, envolve muitos personagens, onde se destacam a direção da empresa, a sua estrutura contábil e, de certa forma, todo mundo que possui alguma relação com o negócio, impactando direta ou indiretamente a todo o seu círculo de relações.
Deste modo, não há como dizer que não temos interesse na auditoria contábil desta ou daquela empresa, já que eventualmente, imagine você descobrir que uma determinada empresa de quem você compra, vem praticando sobrepreços abusivos há muito tempo, ou tem problemas contábeis sérios e ela é seu único fornecedor de algo vital para seu empreendimento.
Tente imaginar que isto acontece, no todo ou em parte, na empresa em que você trabalha e que isto coloca seu emprego em risco.
Numa pegada menos trágica, imagine o problema social gerado por uma empresa que não tem lucro, apenas movimentos contábeis inadequados que mascaram a realidade, iludindo investidores, sonegando tributos e se transformando numa farsa.
De qualquer modo, em muitos casos e categorias de empreendimentos, a auditoria contábil é uma prática obrigatória e nos poucos casos em que esta obrigatoriedade não é exigida, ela é recomendada, pois o controle absoluto sobre tudo o que pode ser controlado é a primeira missão de qualquer gestor.