DIFERENCIAIS COMPETITIVOS. O QUE TE TORNA MELHOR

Paixão. Remédio ou veneno
PAIXÃO. QUANDO PAIXÕES ATRAPALHAM
3 de outubro de 2023
Gestão financeira para startups. Um caminho indispensável
GESTÃO FINANCEIRA PARA STARTUPS. MELHORES PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS
25 de novembro de 2023
Diferenciais competitivos. O que dá vantagem

O que faz diferença

Diferenciais competitivos. O que dá vantagem
O que faz diferença

Diferenciais competitivos são elementos de alto valor na construção de empresas e pessoas, pois são aqueles conjuntos de soluções que aparecem com potencial transformador e que impactam positivamente nos resultados.

O mundo, como sabemos, está em franca transformação, o tempo todo e numa velocidade assombrosa e acompanhar estes movimentos se torna desafiador, já que tudo é novo o tempo todo e aquilo que passamos a dominar, corre o risco de simplesmente se tornar obsoleto, num simples estalar de dedos.

Desenvolver diferenciais competitivos é estabelecer ferramentas de aplicação na vida pessoal e, sobretudo, profissional, que agreguem valor às pessoas e aos empreendimentos.

Muita tecnologia, muito conhecimento, muita velocidade como a comunicação evolui e transporta o conhecimento entre todos os pontos do Planeta de forma instantânea.

Como acompanhar tudo isto e construir a capacidade de entender este processo?

Como saber o que está mudando, como está mudando e que direção tomar?

Como saber o que é preciso aprender e, no meio de tanta informação, o que realmente é relevante hoje e mais importante, o que será relevante logo ali adiante e no futuro de médio e longo prazos?

Perguntas, perguntas, perguntas…

Vamos desenvolver uma linha de raciocínio neste conteúdo que possibilite compreender o que são diferenciais competitivos e de que forma podemos desenvolver estes valiosos ingredientes do sucesso.

Diferenciais competitivos são construções

Uma construção
Precisa ser elaborado e nutrido

Diferenciais competitivos nascem de uma base de talentos naturais, mas não se resumem ao que resulta da “pedra bruta”, pois precisam ser polidos, aprimorados e nada disto acontece se estas habilidades não estiverem sintonizadas com a atividade em exercício.

Diferenciais competitivos são aquelas habilidades que, quando colocadas em prática, proporcionam soluções para os mais diversos desafios.

A velocidade da transformação dos cenários, sobretudo os corporativos, cobra a inovação, pois no contrário, a tendência é que todas as ofertas que chegam ao consumidor final, que é a peça que fecha o ciclo econômico, pareçam iguais, diminuindo o potencial de venda deste ou daquele produto, basicamente, por similaridade de ofertas.

É neste ponto que encontramos as diferenças que determinam a escolha: os diferenciais competitivos.

O que define uma escolha…

Tudo depende do tipo de produto ou serviço, ou seja, a escolha está relacionada à demanda e são muitos fatores que determinam o grau de necessidade e urgência de algo.

Isto já demonstra que a demanda flutua num universo relacionado com a prioridade e urgência, onde escolhas são feitas a partir de variáveis que tendem a ser diferentes em determinados campos ou segmentos da necessidade humana.

Primeiro, precisamos entender o que é exatamente a necessidade…

Você pode estar necessitando de um serviço médico de urgência para conter uma hemorragia que pode levar à morte.

Esta situação altera drasticamente as questões relacionadas a preferências, já que é primordial a urgência, muito acima de outras variáveis.

Você pode estar escolhendo uma roupa para sua filha pequena ir a uma festa de aniversário da coleguinha.

Isto determina que você pode (e deve) avaliar todas as variáveis, com calma e tranquilidade, para determinar elementos como a estética da roupa, o modelo, a oportunidade onde ela será utilizada, qual a possibilidade de reaproveitar aquela roupa, qual o material utilizado na sua confecção, quais as características de cores e modelos, qual o fornecedor, preço, condições de pagamento e por aí vai.

Note que nos 2 exemplos utilizados, a decisão e escolha se dão em cenários absolutamente diferentes, embora estejamos falando de produtos e serviços em ambos.

Vamos considerar que, na maior parte das escolhas humanas, o elemento URGÊNCIA não costuma ser tão definitivo como no exemplo da hemorragia, já que compramos muita coisa de consumo diverso, enquanto são poucas as situações em que temos que tomar decisões emergentes, como problemas de saúde de gravidade e urgência.

É por isto que os diferenciais competitivos são determinantes quando as escolhas envolvem múltiplas variáveis e muitas opções.

Um novo aparelho de TV, por exemplo, em meio a tanta oferta, a tantas opções, a tantas características tecnológicas, o que define a escolha entre este ou aquele aparelho? Esta ou aquela loja? Compraremos na loja física ou pelo fornecedor online?

O conjunto de elementos que determinam esta escolha recebe o nome de diferenciais competitivos.

Diferenciais competitivos no ambiente corporativo…

No universo corporativo os diferenciais competitivos também são vitais, afinal, nosso sucesso profissional está atrelado ao nosso potencial de gerar soluções e isto depende do quanto somos capacitados e eficientes.

Elementos como conhecimento, aplicabilidade deste conhecimento (porque saber e não usar é não saber ainda), experiência prática na execução das missões, um conjunto de competências que nos permitem atingir e superar expectativas, o que se reflete diretamente nos resultados e vira reconhecimento.

Em último estágio, isto agrega valor ao nosso perfil profissional…

Nossas atitudes e comportamentos, a forma como enfrentamos as adversidades, a capacidade de agregar pessoas ao redor dos propósitos de nossa missão, o quanto somos respeitados e compreendidos, nossa capacidade de comunicação e o potencial de atuar com verdade e transparência são diferenciais competitivos importantes.

O que realmente faz diferença

Vantagens competitivas
O que te coloca na frente

Muitas vezes pode parecer confuso abordar o tema dos diferenciais competitivos entre tantas possibilidades, mas vamos dividir esta análise em dois segmentos…

Diferenciais competitivos no ambiente corporativo…

O mundo moderno é marcado por uma intensa competição entre as empresas, que buscam se destacar e conquistar a preferência dos consumidores.

Esta realidade torna fundamental que as organizações tenham diferenciais competitivos, ou seja, características que as tornem únicas e superiores aos seus concorrentes.

O desafio é entender quais são os principais diferenciais competitivos que as empresas devem estabelecer no mundo moderno…

Apresentamos os 5 fatores que fazem a diferença no mercado atual e como eles podem ser desenvolvidos…

1 – Inovação…

A inovação é um dos principais diferenciais competitivos das empresas no mundo moderno, pois permite criar soluções novas e melhores para os problemas e necessidades das pessoas.

A inovação pode ser de produto, processo, serviço, modelo de negócio ou até mesmo social.

Para ser inovadora, a empresa deve investir em pesquisa e desenvolvimento, estimular a criatividade e a colaboração entre os funcionários, buscar parcerias com outras organizações e acompanhar as tendências e oportunidades do mercado.

Um exemplo de empresa que se destaca pela inovação é a Apple, que lançou produtos revolucionários como o iPhone, o iPad e o Apple Watch, além de serviços como o iTunes, o iCloud e o Apple Pay, estabelecendo uma personalidade própria e uma noção de valor que se conecta diretamente com seus produtos e sua marca.

2 – Qualidade…

A qualidade é outro diferencial competitivo essencial para as empresas no mundo moderno, pois significa oferecer produtos e serviços que atendam ou superem as expectativas dos clientes em termos de desempenho, funcionalidade, durabilidade, segurança e design.

Para garantir a qualidade, a empresa deve adotar padrões de excelência em todas as etapas da produção e da entrega, utilizar ferramentas e métodos de controle e melhoria contínua, capacitar os funcionários e obter certificações de qualidade reconhecidas pelo mercado.

Um exemplo de empresa que se destaca pela qualidade é a Toyota, que criou o Sistema Toyota de Produção, baseado nos conceitos de eliminação de desperdícios, produção enxuta e melhoria contínua (Kaizen), algo copiado e propagado pelo mundo, como exemplo de um case de sucesso em gestão e qualidade.

3 – Sustentabilidade…

A sustentabilidade é um diferencial competitivo cada vez mais valorizado pelas empresas e pelos consumidores no mundo moderno, pois significa agir de forma responsável com o meio ambiente e com a sociedade, gerando benefícios econômicos, sociais e ambientais.

Para ser sustentável, a empresa deve adotar práticas como reduzir o consumo de recursos naturais e a emissão de poluentes, utilizar fontes de energia renováveis e reciclar os resíduos gerados, promover a inclusão social e a diversidade no ambiente de trabalho, apoiar causas sociais e ambientais e respeitar os direitos humanos.

Um exemplo de empresa que se destaca pela sustentabilidade é a Natura, que utiliza ingredientes naturais e orgânicos em seus produtos cosméticos, valoriza a biodiversidade brasileira e as comunidades locais, incentiva o consumo consciente e o refil dos produtos e compensa suas emissões de carbono.

4 – Atendimento…

O atendimento é um diferencial competitivo fundamental para as empresas no mundo moderno, pois significa proporcionar uma experiência positiva para os clientes antes, durante e depois da compra, gerando satisfação, fidelização e recomendação.

Para oferecer um bom atendimento, a empresa deve entender as necessidades e preferências dos clientes, comunicar-se de forma clara e cordial, resolver os problemas com agilidade e eficiência, personalizar os serviços conforme o perfil do cliente e surpreender com cortesias e benefícios.

Um exemplo de empresa que se destaca pelo atendimento é a Netflix, que oferece um serviço de streaming de filmes e séries com alta qualidade de imagem e som, variedade de conteúdo, facilidade de uso e preço acessível.

A Netflix utiliza algoritmos para recomendar conteúdos personalizados para cada usuário e interage com os clientes nas redes sociais com humor e criatividade.

5 – Marca…

A marca é um diferencial competitivo estratégico para as empresas no mundo moderno, pois significa criar uma identidade e uma reputação que diferenciem a empresa dos seus concorrentes e gerem valor e confiança para os clientes.

Para construir uma marca forte, a empresa deve definir sua missão, visão, valores, propósito e posicionamento, criar um nome, um logo e um slogan que expressem sua personalidade e seu diferencial, desenvolver uma identidade visual e verbal que sejam consistentes em todos os pontos de contato com o cliente e realizar ações de marketing e comunicação que reforcem a imagem e o valor da marca.

Um exemplo de empresa que se destaca pela marca é a Coca-Cola, que é uma das marcas mais conhecidas e valiosas do mundo, associada a conceitos como felicidade, otimismo, união e diversão.

A Coca-Cola utiliza uma linguagem simples e emocional em suas campanhas publicitárias, que costumam envolver música, humor e histórias inspiradoras.

E o que podemos chamar de diferenciais competitivos nos perfis profissionais?

No caso das pessoas, dos profissionais, os diferenciais competitivos estão atrelados à sua construção pessoal e profissional, num conjunto de habilidades que são vitais para o seu sucesso…

1 – Competência técnica…

É a capacidade de dominar as ferramentas, técnicas e metodologias necessárias para desempenhar as atividades da sua área de atuação.

A competência técnica envolve o conhecimento teórico e prático, adquirido por meio de estudos, cursos, treinamentos, certificações e experiências profissionais.

Um profissional competente tecnicamente é capaz de resolver problemas, executar tarefas com qualidade, eficiência e produtividade, e se adaptar às mudanças e inovações do seu campo de trabalho.

2 – Competência comportamental…

É a capacidade de demonstrar atitudes e comportamentos adequados ao ambiente organizacional e às relações interpessoais.

A competência comportamental envolve aspectos como comunicação, liderança, trabalho em equipe, criatividade, proatividade, ética, resiliência, flexibilidade e inteligência emocional.

Um profissional competente nos aspectos comportamentais é capaz de se comunicar com clareza, persuasão e assertividade, liderar e motivar equipes, colaborar com os colegas, gerar ideias inovadoras, tomar iniciativas, agir com responsabilidade e integridade, superar obstáculos e desafios, lidar com conflitos e emoções.

3 – Competência estratégica…

É a capacidade de pensar e agir de forma alinhada aos objetivos e à visão da organização em que se trabalha.

A competência estratégica envolve aspectos como planejamento, análise, tomada de decisão, gestão de projetos, gestão de recursos, gestão de riscos e gestão de resultados.

Um profissional competente estrategicamente é capaz de planejar suas ações com base em dados e informações relevantes, analisar cenários e oportunidades, tomar decisões rápidas e eficazes, gerenciar projetos com foco em qualidade, prazo e custo, otimizar recursos disponíveis, antecipar e mitigar riscos potenciais e avaliar e melhorar seus resultados.

4 – Competência intercultural…

É a capacidade de interagir com pessoas de diferentes culturas, idiomas, valores e costumes.

A competência intercultural envolve aspectos como diversidade, inclusão, tolerância, respeito, empatia e aprendizado.

Um profissional competente interculturalmente é capaz de reconhecer e valorizar as diferenças entre as pessoas, promover um ambiente inclusivo e harmonioso, tolerar e respeitar as opiniões e crenças alheias, se colocar no lugar do outro e compreender suas perspectivas e necessidades, aprender com as experiências culturais diversas e se comunicar efetivamente em diferentes idiomas.

5 – Competência digital…

É a capacidade de utilizar as tecnologias digitais para realizar suas atividades profissionais e pessoais.

A competência digital envolve aspectos como informática básica, internet, redes sociais, aplicativos móveis, plataformas online, softwares específicos, segurança da informação e alfabetização digital.

Um profissional competente digitalmente é capaz de utilizar os recursos tecnológicos disponíveis para facilitar seu trabalho diário, acessar informações confiáveis na internet, se conectar com outras pessoas por meio das redes sociais, utilizar aplicativos móveis para diversas finalidades, operar plataformas online para serviços diversos, manusear softwares específicos da sua área de atuação, proteger seus dados pessoais e profissionais na rede e se atualizar constantemente sobre as novidades digitais.

Diferenciais competitivos são essenciais para a pro0speridade em qualquer atividade ou segmento

Diferenciais competitivos. O ponto de partida do sucesso
Onde tudo começa

Diferenciais competitivos são indispensáveis, principalmente quando falamos de tempos em que entregar aquilo que o cliente espera já é bem mais que uma obrigação, já que cada vez mais pessoas e empresas possuem este nível de entrega.

O desafio é antecipar as necessidades dos clientes, entender o que pode surpreender e gerar conexão inviolável entre você e seu cliente.

Se estivermos falando de profissionais, cabe ao indivíduo ter o potencial de entregar mais do que esperam dele, de ser solucionador, positivo, agregador e empático.

Desenvolver estratégias de encantamento e excelência é o caminho para se tornar mais atraente ao mercado e este é um desafio que se renova o tempo todo.

Quando surge uma nova ideia, imediatamente é copiada, por vezes, em escala, o que faz com que seja necessário reinventar novamente, criar novas soluções, não apenas de entrega, mas que englobem a experiência do cliente, sua jornada e a superação de suas expectativas, pois tanto nas relações entre empresas e clientes, quanto nas relações entre profissionais e empresas, ter a capacidade de gerar soluções transformadoras é algo que nunca cessará e estes são os verdadeiros diferenciais competitivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *