Disciplina existe enquanto não existe o hábito e é importante porque as tarefas precisam ser realizadas, independente da vontade e disposição para a sua execução.
Nem sempre existe ânimo para a execução das obrigações cotidianas e isto costuma acontecer na maioria do tempo, já que o trabalho tem características de esforço com recompensas de médio e longo prazos.
Nossa característica biológica e antropológica nos programa para buscarmos recompensas de curto prazo e qualquer esforço dispensado em outra direção que não seja o imediato, tende a causar desconforto, o que provoca procrastinação, preguiça e desmotivação.
Disciplina é aquilo que se faz presente e necessário quando o hábito está ausente.
Se uma atividade ou tarefa precisa ser realizada, incondicionalmente, e ainda não existe o hábito de fazê-la, então é necessário a força da disciplina para que ela aconteça.
Em outras palavras, quando algo já é hábito, acontece naturalmente, sem maiores esforços, ou melhor, com o esforço já direcionado ao processo, enquanto que, caso a tarefa ainda não seja um hábito, então é necessário “empurrar” nossa tendência natural à fuga, para que, mesmo sem vontade, a tarefa seja realizada.
Nosso conteúdo fala sobre disciplina, suas definições, características e aplicações, além de sua vital importância para fazer com que o que precisa ser feito, seja feito, bem feito, independente das vontades humanas.