Inflação é um verdadeiro inimigo, silencioso e constante, que corrói o cenário onde a vida das pessoas acontece, no seu mais importante fundamento: a economia.
Inflação é uma espécie de ciclo que deve ser evitado a todo custo, com todas as forças das pessoas de consciência dentro de uma nação e sempre deve ser reconhecido e ensinado publicamente, como o maior inimigo de qualquer país.
Inflação destrói a economia, consome o poder de compra das pessoas, sobretudo os mais pobres, que não possuem reservas para tentar equilibrar o jogo econômico através de outras alternativas de investimento.
Quando um país entra em ciclo inflacionário é um processo reconhecido como “rocha na ladeira”, que ao pegar o embalo, praticamente não pode ser parada e tende a aumentar seu movimento, seus impactos e sua destruição.
Parar um ciclo inflacionário importante requer choques macroeconômicos que costumam custar muito caro ao povo.
A melhor forma de enfrentar a inflação é não deixar que ela apareça, monitorar permenentemente os movimentos econômicos, com ênfase nos indicadores que apontam para potenciais sinais inflacionários, pois suas ações são furtivas e dissimuladas, começando de maneira sutil, se permeando na vida cotidiana das pessoas, primeiro com aumentos discretos e quase imperceptíveis, até que tudo começa a ganhar novo rumo.
Nosso objetivo com este conteúdo, é lançar um olhar de cuidado sobre este que é o verdadeiro dragão da vida de cada um de nós, indiscriminadamente, mas com maior voracidade e vigor sobre os que possuem menos e que mais sofrem em realidades inflacionárias.