Criatividade é um elemento diferenciado da atividade humana e se consolidou a partir da Revolução Cognitiva, o primeiro momento no qual o homem tomou conhecimento de sua consciência, de sua inteligência e de que podia transformar o ambiente para melhorar sua qualidade de vida.
Este foi o primeiro passo da consciência e junto com ele, quase que de imediato, a primeira consequência foi o surgimento da criatividade, uma capacidade especial de utilizar a inteligência para produzir artefatos, soluções cotidianas, das mais simples às mais complexas (de acordo com a evolução da inteligência), tudo visando facilitar nossa superação dos obstáculos existenciais.
A criatividade é uma das habilidades mais valorizadas no ambiente corporativo e está diretamente conectada com nossa capacidade de aprender.
Ela é capaz de gerar soluções inovadoras para problemas complexos, trazer novas ideias para projetos e até mesmo aumentar a produtividade da equipe.
É importante que você saiba como aplicar a criatividade na sua empresa para que ela possa se tornar uma verdadeira fábrica de soluções nos negócios.
Embora seja mais saliente em alguns (como qualquer talento humano), criatividade não é uma habilidade exclusiva de algumas pessoas, ela pode ser desenvolvida e aprimorada.
Existem diversas técnicas que, quando aplicadas, costumam estimular a criatividade, como brainstorming, mapa mental, design thinking, entre outras que vão surgindo e sendo adaptadas com a evolução de técnicas e ferramentas.
A criatividade deve ser aplicada a todos os momentos da vida humana e com o universo corporativo não seria diferente.
Todas as áreas melhoram através das ideias criativas, incluindo o financeiro, a produção e a gestão.
A inovação que brota da criatividade é ingrediente fundamental para enfrentar e vencer em meio a um cenário repleto de desafios e competitividade.