Mapeamento de processos concentra o conjunto de planejamento e controle de todos os processos adotados pela empresa em seu portfólio gerencial, unificando numa ferramenta específica, os múltiplos processos que atuam em cada departamento.
Este conjunto torna mais visível e de melhor controle cada elemento de operação da empresa, permitindo analisar e aprofundar detalhes, identificar imperfeições, antecipar anomalias, controlar recursos e seus caminhos dentro da gestão e manter controle sobre tudo o que realmente acontece no cotidiano do empreendimento.
Basicamente estamos falando de um instrumento de organização de empresas e ele deve aparecer no processo antes até do nascimento do projeto, embora isto seja até incomum, também é possível aplicar este mapeamento a qualquer tempo, em momentos que são tecnicamente considerados como reestruturação das empresas.
A verdade é que, independente de como a empresa começou ou o estado de gestão em que se encontre, sempre é tempo de corrigir, aperfeiçoar, reestruturar e é neste contexto que o mapeamento de processos se torna imprescindível.
Com o mapeamento de processos você consegue manter a visão aguçada e organizada sobre os diversos processos do negócio e nós vamos abordar as características do mapeamento, os benefícios, os modelos e os caminhos para organizar um bom mapeamento.