Erros de gestão são mais comuns do que a gente pode imaginar e acontecem o tempo todo na administração de muitas empresas no cenário corporativo brasileiro.
Gestão empresarial, como tudo na vida, é um constante aprendizado e uma das tarefas do gestor é perceber onde estão os erros e buscar a correção, de forma consistente e definitiva.
É claro que não existe uma forma de eliminarmos completamente os erros de gestão e nossa intenção neste conteúdo é falar de alguns deles, que você pode não acreditar, mas ainda acontecem em muitas empresas.
Entender os erros de gestão, classifica-los e coloca-los na compreensão do planejamento das empresas, com a visão clara de que se trata de um problema e que deve ser tratado desta forma e somente assim conseguiremos correr atrás das soluções efetivas, é obrigação do gestor.
Neste conteúdo classificamos 6 erros de gestão que costumam ser comuns em muitas organizações e que podem ser facilmente solucionados e eliminados do cotidiano corporativo.
Observar este conteúdo como uma orientação estratégica pode fazer uma diferença importante naquilo que mais interessa às empresas, os resultados, pois é isto que é preciso focar em qualquer operação ou sistema de gestão eficiente e responsável.
Erros de gestão são muito associados ao costume de realizar as coisas da mesma forma por muito tempo, sem que sejam feitos questionamentos sobre aqueles processos e procedimentos.
Se realiza determina tarefa de um determinado jeito e se continua fazendo da mesma forma, não importando se houve evolução e até o surgimento de um novo formato completo de se fazer aquela mesma tarefa com muito mais resultado prático e funcional.
Outros erros de gestão mais essenciais interferem diretamente no controle decisório da empresa, onde processos não são realizados, afetando controles que geram indicadores que, por consequência, ficam comprometidos e provocam decisões erradas ou não tão acertadas quanto poderiam ser.
Em qualquer ângulo que se analise os erros de gestão são relevantes e comprometedores da saúde administrativa e gerencial da empresa e precisam ser compreendidos, controlados e eliminados, de forma que a empresa obtenha o máximo possível de seu potencial.
Alguns dos erros de gestão mais conhecidos ainda são praticados em muitas empresas, sobretudo nas de pequeno e médio porte, que constituem a maioria das empresas do País.
A elevada competitividade dos tempos atuais força empresas e pessoas a uma performance cada vez mais exigente e isto exige um afinamento melhor de todos os processos empresariais associados à gestão.
Não há mais como ignorar esta realidade e muito menos como manter a ocorrência de erros conhecidos, que afetam esta tal performance e em sequência podem até inviabilizar o negócio.
Cometer erros que não se conhece é até aceitável, mas cometer erros conhecidos, comuns é ignorar o aprendizado de outras pessoas e errar novamente, algo que pode e deve ser evitado.
1 – Ignorar a precisão dos controles
“O que pode ser medido pode ser gerenciado, o restante está à deriva.”
(Vicente Falconi Campos)
Esta “máxima” é indesmentível, porque se existe uma missão fundamental a um gestor é ATINGIR METAS.
Na tarefa de atingir metas é preciso, em primeiro lugar, conhece-las, o que normalmente nasce em alguma espécie de PLANO DE OBJETIVOS, independente do modelo de gestão adotado pelo empreendimento.
O que separa as metas de sua realização são as ANOMALIAS, ou seja, algo que não havia sido previsto na construção do plano de objetivos.
Por lógica, se a principal missão de um gestor é ATINGIR METAS e as anomalias são os elementos nocivos que afastam as metas de sua realização, então podemos entender que a principal missão de um gestor é ELIMINAR ANOMALIAS.
A única forma de identificar anomalias é através da construção de um robusto e confiável sistema de controle de INDICADORES, que devem ser monitorados, pois qualquer alteração nos resultados ali apontados demonstra que em algum lugar daquele processo existe uma anomalia, que precisa ser localizada, eliminada e o processo deve rodar novamente.
Ainda por extensão da lógica, se gerenciar é ATINGIR METAS e, portanto, gerenciar é ELIMINAR ANOMALIAS e, portanto, gerenciar é MONITORAR INDICADORES, podemos determinar que o bem mais precioso em todo este processo de gestão é a INFORMAÇÃO.
São as informações e a qualidade de seu tráfego, armazenamento e controle que garantem que os indicadores são verdadeiros e confiáveis, expondo anomalias e demonstrando claramente onde estão os pontos críticos que afastam as metas de sua realização, para que a gestão possa tomar as medidas necessárias nas correções de rumo.
Infelizmente não é bem assim que acontece em muitos casos e muitas empresas erram em subestimar as necessidades de manter cuidado absoluto com o controle das informações, o abastecimento dos diversos sistemas na forma de lançamentos corretos, a implementação de políticas adequadas de auditoria periódica sobre a qualidade da informação e o tratamento que ela recebe e a consciência de todas as pessoas sobre a importância de se cuidar dos dados e informações como eles realmente devem ser tratados.
Nossa recomendação é que você veja e reveja suas políticas de cuidado e tratamento das informações, bem como se certifique da qualidade dos seus controles e a eficiência destas informações, já que são elas que embasam toda a sua força decisora.
2 – Pensamento conectado com poupança e reserva econômica
Erros de gestão costumam começar a partir da filosofia gerencial e uma das mais relevantes é que toda a empresa precisa ter lucro.
Vivemos em culturas latinas, onde o lucro costuma ser visto como vilão, associado ao poder imperialista e de dominação social.
Não é verdade, sobretudo do ponto-de-vista empresarial.
Ter lucro é uma obrigação de qualquer empresa.
Uma empresa que não tem lucro é um problema social, pois não paga fornecedores, pessoas que trabalham, tributos, interrompe a cadeia econômica na qual está inserida.
Por isto repetimos que ter lucro é uma obrigação social.
A saúde de uma empresa é constatada através de diversos monitores, mas o mais relevante é se a operação resulta em lucro.
Considerando que a empresa é lucrativa então vamos ao segundo passo, algo que costuma ser ignorado por parte da nossa cultura: POUPANÇA.
Uma operação saudável precisa ter uma filosofia de poupança, de economia, de construção de reservas para encorpar seu potencial de enfrentamento não apenas de períodos de crises, mas de sua capacidade de expansão, de investimentos, de crescimento, da tão necessária evolução.
Um dos principais erros de gestão é não formar poupança e não construir reservas econômicas, algo que não cuida apenas dos momentos difíceis que todo empreendimento costuma enfrentar em algum momento, ainda mais num mercado volátil e com realidades legais pantanosas oriundas de nossos irresponsáveis gestores políticos, que por interesses populistas mudam as regras do jogo em jeito e forma, conforme bem entendem.
Promova em sua empresa uma política de construção de poupança, de criação de reservas e ao mesmo tempo de investimentos sólidos e seguros para valorização de seu capital, para que momentos desafiadores o encontrem preparado para fazer frente aos episódios complexos do cotidiano de gestão.
3 – Conhecer os passos da concorrência
Resolver os erros de gestão também envolve as questões associadas ao mercado, e destas, talvez a mais relevante seja relacionada aos movimentos de sua concorrência.
É um erro grave ignorar as movimentações do concorrente, não importando se ele está certo ou errado.
Se ele estiver errado, você aprende sem precisar errar o mesmo erro, mas se ele estiver certo, então será um problema objetivo para você, porque fatalmente ele poderá se transformar numa opção mais atraente ao consumidor que é comum a vocês.
Estamos falando de erros de gestão que resultam em perda de mercado, consequentemente, de perda de faturamento e resultado, mas se fosse só isto seria apenas grave, já que é bem pior.
Seu faturamento que não aconteceu porque seu concorrente foi mais ágil e encontrou melhores soluções foi parar no caixa dele, o que significa que ele estará mais fortalecido e isto pode progredir em escala.
Perder e ganhar mercado é uma consequência natural da competitividade de mercado, mas perder mercado por ignorar, não conhecer, não acompanhar os movimentos da concorrência e ser pego de surpresa por algo que deveria ser prioridade é, sem dúvidas, um daqueles erros de gestão que a gente precisa ter vergonha de contar ou deixar que os outros saibam.
Acompanhar a concorrência é vital, conhecendo não apenas seus movimentos, mas seu potencial, projetando suas estratégias e percebendo o que se pode tirar de aprendizado das constatações oriundas deste acompanhamento.
Tenha certeza de que, se você não acompanha os movimentos de sua concorrência, ela acompanha os seus e aprende com isto o tempo todo, estando, portanto, sempre um passo à frente.
4 – Falta de um modelo de gestão e de gerenciamento da rotina
Outro dos grandes erros de gestão é exatamente não possuir um modelo de gestão.
Existem vários modelos de gestão de comprovada eficiência que realmente dão resultado para empresas de todos os portes.
O próprio TQC (Total Quality Control), ou GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL oferece conhecimento em sua forma mais pura e lógica.
As premissas deste mecanismo são simples, como tudo que há nele:
A Gestão por Resultados estabelece que a empresa será gerenciada com vistas ao cumprimento de objetivos, atingir metas e obter resultados como consequência do aprimoramento de todos os seus processos.
A Gestão das Diretrizes determina que todas as pessoas e processos da corporação estão focados no cumprimento e respeito das formas que a empresa cria para atuar, do ponto de vista estratégico, ético, moral e postural.
A Gestão da Rotina cria processos programados para que as tarefas sejam executadas respeitando padrões que já são comprovados como eficientes, acoplados a uma política de MELHORIA CONTÍNUA, onde os processos avaliados que apresentam anomalias são corrigidos e colocados novamente em operação, melhorando sempre e aperfeiçoando a gestão o tempo todo, nos mínimos detalhes.
Não ter um MODELO DE GESTÃO faz com que a empresa esteja à deriva, ao sabor das ondas, seguindo a correnteza, não importando se esta correnteza leve para o tombo da imensa cachoeira da destruição.
Um MODELO DE GESTÃO é a soma de vários aprendizados obtidos através de múltiplas experiências de alguns dos maiores gestores da história.
Sua empresa não é melhor que nenhuma outra que entende, com humildade, que sempre precisa e pode melhorar e as ferramentas de gestão existem para evitar os erros de gestão.
5 – Não possuir uma política sólida e competente de gestão financeira
Outro dos erros de gestão com potencial comprometedor é não se estruturar financeiramente de forma profissional.
Queremos dizer que uma empresa precisa pular do bolso e das anotações amadoras de uma pessoa de boa vontade, mas repleta de limitações pelo acúmulo de funções, para a construção de uma estrutura profissional de gestão financeira, que vai promover um planejamento e planos de ação que farão com que as projeções se realizem.
Determinar o fluxo, controle e destino dos recursos e capital, do patrimônio, das riquezas do negócio.
Construir planos de investimentos robustos e confiáveis, que considerem rentabilidade e segurança.
Manter a atividade sólida em relação à liquidez que abastecerá todas as suas operações e estratégias.
Num universo tão competitivo como o mundo empresarial isto não cabe mais como missão para amadores e a empresa precisa se profissionalizar para lidar corretamente com seu dinheiro.
6 – Desconsiderar a importância do marketing e da comunicação
Entender que marketing e comunicação não são relevantes é um dos erros de gestão mais comuns identificados pelas consultorias modernas, até porque a maior parte dos novos negócios ou empreendimentos emergentes fazem uma ideia errada do que é marketing e comunicação.
Muitos misturam as coisas e acreditam que tudo trata de uma coisa só.
Está errado.
Marketing é a essência de qualquer negócio que possua uma mínima condição competitiva em seu segmento.
Vamos a um exemplo…
Imagine um hotel de nível superior…
Imagine que este hotel possui uma estrutura de organograma e hierarquia superior que envolva no topo uma direção geral…
Logo abaixo, uma linha com 5 supervisões…
Agora faça o seguinte raciocínio respondendo às seguintes perguntas…
Observe que você respondeu que todas as situações de exemplo levantadas neste raciocínio vão refletir na imagem do hotel e como o marketing é o responsável por cuidar da imagem do empreendimento e a qualidade global da experiência que o hóspede tem em sua estada, então TUDO É MARKETING.
Todos os departamentos do hotel (ou de qualquer empresa) trabalham para o marketing.
A própria direção geral do hotel (ou de qualquer empresa) deve ser um apoio direto para que o marketing consiga construir produtos encantadores, experiências inovadoras e únicas e focar diretamente na excelência, superando às expectativas dos clientes.
Ignorar o marketing profissional e em toda a sua amplitude, incluindo a comunicação é o mais grave dos erros de gestão que uma empresa pode cometer.
Erros de gestão acontecem o tempo todo, diante de nós e em grande quantidade, onde a maioria começa a fazer parte do cotidiano e deixam de ser percebidos, pois passam a ser normais, como as teias de aranha ali no canto superior direito de sua sala, onde a pessoa da limpeza não alcança, você percebe, esquece de reclamar porque está mergulhado na correnteza feroz de seu cotidiano e ela ali permanece, por várias gerações de aranhas que se proliferam com sucesso ali.
Se a teia de aranha que mora com você e deveria até ter um nome de estimação permanece na sua empresa, imagine os erros de gestão que não são tão visíveis.
O problema é que nós surgimos do nada para colocar um “cachorro” atrás de sua orelha.
Agora você se inquieta, primeiro resmunga e talvez até nos ofenda, irritado com nosso atrevimento em falar que você tem erros de gestão em sua empresa.
Você está certo, tem todo o direito de se rebelar com nosso atrevimento, mas infelizmente, isto voltará quando sua cabeça privilegiada encontrar seu travesseiro e o pensamento sobre o que pode estar acontecendo em sua empresa te tirar a qualidade do sono.
Não é esta nossa intenção, mas somos profissionais de exatas, daqueles que sabem lidar com humanas e é perfeitamente humano não conseguir perceber tudo o tempo todo.
Você não perde suas qualidades e nem sua excelência como gestor por não ter o poder de olhar em todos os cantos para verificar quantas aranhas habitam sua operação.
Você só não será perdoado se souber dos problemas e não fizer nada para resolver sua origem, causa e consequências.
E não somos nós os juízes, é o “cachorro” pulguento que colocamos atrás de sua orelha que vai continuar perturbando seu sono, até que você tome a decisão de perseguir e consertar os erros de gestão que podem e provavelmente estejam ocorrendo neste exato momento na sua empresa.
Desejamos sucesso e bons sonhos!