EMPREENDEDOR DE SUCESSO. O QUE É PRECISO TER E FAZER PARA VENCER O DESAFIO

A luta pela sobrevivência das pequenas e médias empresas
PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS PRECISAM DE MUITO MAIS QUE UM CONTADOR DESPACHANTE
25 de março de 2021
Imposto de renda
IMPOSTO DE RENDA. ENTENDA OS PRINCÍPIOS DESTA VEDETE DA TRIBUTAÇÃO
19 de abril de 2021
Empreendedor de sucesso e os desafios que precisa enfrentar

Empreendedor de sucesso é uma consequência da união de uma série de fatores, internos e externos, que determinam se alguém terá sucesso ou não na sua empreitada.

Basicamente, ser um empreendedor de sucesso é um desafio, maior ou menor, dependendo do cenário onde a trama acontece, da qualidade dos personagens envolvidos, do enredo da história e da capacidade de adaptação e até improvisação.

Qualquer semelhança com o teatro não é mera coincidência.

Provavelmente a diferença mais marcante é a REALIDADE.

Enquanto as obras teatrais acontecem a partir de representações da realidade, o desafio de ser um empreendedor de sucesso acontece no cotidiano, no dia-a-dia, na selva impiedosa do mercado, onde a competição inclemente é o combustível que domina todos os personagens desta peça.

Para se consolidar como um empreendedor de sucesso, é preciso bem mais que simples interpretação, é necessário agregar habilidades reais indispensáveis, com percepções igualmente reais de seus próprios potenciais e o grau de soluções que o pretendente possa proporcionar.

Não se engane com as facilidades do sonho, mas não desanime diante das ameaças do desafio.

Filosoficamente, ser um empreendedor de sucesso é vencer, em primeiro, a si mesmo.

Empreendedor de sucesso envolve habilidades valiosas de perfil, personalidade e caráter

Empreendedor de sucesso e a fórmula
As receitas prévias para ser um empreendedor de sucesso

Empreendedor de sucesso é a definição de alguém que teve um sonho, este sonho virou uma ideia prática, a ideia prática evoluiu para um projeto viável e o empreendimento tomou forma.

A maioria dos empreendimentos encerra suas atividades antes dos 2 anos de funcionamento, porque na maioria das vezes, depois de seguir o percurso de SONHO – IDEIA – PROJETO e IMPLANTAÇÃO, falta o verdadeiro diferencial: o combustível humano.

Estudos avançados de people analytics e da cadeia de RH internacional, chegaram à valiosa conclusão de que são 5, as habilidades fundamentais para um empreendedor de sucesso.

Não se trata de uma lista simples, pois é lógico que se necessita de muito mais, mas considerando aquilo que realmente não pode faltar a um empreendedor, e mais que isto, que está presente no perfil da grande maioria dos empreendedores de sucesso analisados, se chegou a uma relação das 5 principais características e habilidades, sem as quais, não se consegue atingir o sucesso no empreendimento:

Infográfico empreendedor de sucesso
As habilidades obrigatórias para se tornar um empreendedor de sucesso

1 – Capacidade de realização:

Todas são importantes e indispensáveis, sendo difícil estabelecer uma hierarquia entre o que é mais ou menos importante, mas sem dúvidas, a capacidade de realização é um referencial, pois nada adianta se o indivíduo não conseguir transformar as suas ideias em realidade.

Qualquer empreendedor que se preze, que mire o sucesso, precisa ter um nível aceitável de CAPACIDADE DE REALIZAÇÃO, caso contrário, não ocupara espaço competitivo no mercado, pois seus projetos não decolarão.

2 – Atitude solucionadora:

Outro requisito indispensável para quem quer se transformar num empreendedor de sucesso, é uma atitude solucionadora diante da vida (não apenas dos negócios), pois desafios impõem superações e ninguém acompanhará um líder empreendedor que mantenha uma visão pessimista ante a realização de seu próprio sonho.

ATITUDE SOLUCIONADORA é encarar os problemas de frente, com coragem e com confiança em seu potencial de superação, agindo diretamente na sua resolução, com o foco na solução.

3 – Polivalência:

Um empreendedor de sucesso normalmente é multitarefa, multi-capacitado e multi-habilidoso, pois está apto a exercer os diversos papéis que serão exigidos dele durante a jornada.

Entender um pouco de tudo, de preferência, a parte principal, mesmo que não seja para executar, mas para saber como lidar com os personagens das realizações.

Um empreendedor de sucesso conta com equipe e parceiros capacitados a realizar tarefas que ele não consegue, mas quanto mais ele conhecer daquilo, melhor será seu controle da operação, menor serão as chances de ele ser “embrulhado” e maiores serão as chances de superar obstáculos com folga e sem maiores desgastes.

4 – Entender de gente:

O mundo é feito de pessoas e as pessoas são as variáveis subjetivas de qualquer processo, até porque, são diferentes, umas das outras, e tudo gira em torno das pessoas.

Projetos maravilhosos naufragaram porque as pessoas não estavam preparadas para fazer funcionar o que deveriam, ou simplesmente, não quiseram, ou ainda, não estavam motivadas, ou até, não tinham capacidade.

Dentre tantos fatores que cercam a existência humana, por mais que queiram, precisem e reconheçam, pessoas travam por qualquer coisa, e um empreendedor de sucesso precisa ter a capacidade de ENTENDER DE GENTE.

Movimentar pessoas, para que elas façam o que precisa ser feito, da melhor maneira possível, com dedicação e comprometimento, não é exatamente uma tarefa fácil.

É relevante ao empreendedor de sucesso, possuir a habilidade de compreender os mecanismos humanos, para gerar a motivação e o comprometimento necessários para que tudo funcione o mais próximo possível do ideal.

5 – Capacidade de aprender sempre:

Os mais ousados em suas opiniões e conceitos, chegam ao ponto de dizer que pouco importa o que você sabe, mas a sua capacidade de aprender e se adaptar ao novo, é que realmente pode fazer diferença.

De todos os processos que acontecem numa mente humana, talvez o mais relevante seja a MÁQUINA DE APRENDER.

Um mundo dinâmico como este, repleto de tecnologia, inovações, verdadeiros absurdos modernos que sequer temos a capacidade de acompanhar, requer uma gigantesca capacidade de aprendizado constante.

Novas ferramentas, novos caminhos, novas soluções, tudo novo, sempre novo e sem nunca parar de inovar.

Acompanhar estes avanços é um desafio presente no cotidiano de um empreendedor de sucesso.

Os 3 ingredientes da realização

Receita simples
Sem mágicas ou milagres

Um empreendedor de sucesso precisa sensibilidade, mas provavelmente, de tudo o que ele necessita, o mais relevante seja a VONTADE.

A psicologia moderna considera 3 fatores como indispensáveis ao realizador:

  • CAPACIDADE
  • CONHECIMENTO
  • VONTADE

A equação é simples de explicar e de entender, mas não é tão simples de realizar e fazer acontecer.

A explicação da psicologia é a seguinte:

Se você tem CAPACIDADE e VONTADE, eu te dou CONHECIMENTO e você será completo e apto para vencer seus desafios…

Se você tem CONHECIMENTO e VONTADE, eu te dou CAPACIDADE e você será completo e apto a enfrentar seus desafios…

Se você tem CONHECIMENTO e CAPACIDADE, mas não tem VONTADE, então não posso fazer nada por você, e você é um corpo estendido no chão da selva do mercado.

Contundente e verdadeiro, este ensinamento demonstra que apesar de não ter todo o conhecimento necessário, com VONTADE é possível obtê-lo.

Mesmo que você não esteja plenamente capacitado, e até sem ter todo o conhecimento, mas se estiver abastecido com VONTADE, então vamos buscar a capacitação necessária e o conhecimento.

Porém, se você não tiver VONTADE, MOTIVAÇÃO, não importa quanta capacidade possua, e nem mesmo quanto conhecimento, pois você não terá a mola propulsora que vai alavancar sua iniciativa e fazer você dar o melhor de si na execução dos seus projetos.

Empreendedor de sucesso e o planejamento

“Planejar é descobrir antes, o caminho do seu sucesso.”

Saber antes
O planejamento é a essência do sucesso

Planejamento é a forma de traçar metas, objetivos, desenhar o caminho, estabelecer estudos de viabilidade, econômica, operacional, contábil, executiva e tantas outras.

Provavelmente, tão ou mais difícil que desenvolver um bom planejamento é executar e seguir o plano.

Nossa tendência natural ao improviso comove, muitas vezes ajuda, mas em se tratando de planejamento, atrapalha demais.

É claro que aprendemos na caminhada, que temos a capacidade de evoluir nossas ideias e considerações, mas até isto deve estar protegido por um plano, envolvendo todos os interessados, claramente não engessado, mas pronto a assumir novas formas, desde que respeite a espinha dorsal original do projeto.

Planejar é convocar os envolvidos, se aproximar das pessoas e estruturas que possam colaborar com o conhecimento específico de cada área, é traçar um PLANO DE OBJETIVOS, extrair dali um PLANO DE AÇÃO para realizar aqueles objetivos, tudo setorizado, entregue a pessoas responsáveis e prontas a buscar estes objetivos.

“Gerenciar é atingir metas.”

Este é um princípio fundamental do famoso e bem-sucedido programa japonês de TOTAL QUALITY CONTROL (TQC), ou CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (procure ler sobre isto).

O principio é tão simples, tão lógico e tão japonês, que para nós, do ocidente, foram necessários quase 50 anos para compreender, de tão simples que é.

Tudo parte do planejamento, da mensuração, composição de indicadores para mostrar se estamos perto ou longe daquilo que foi projetado.

Se você traçou objetivos razoáveis, sem exageros, contando com os recursos necessários para chegar lá, e algo fez com que isto não acontecesse, então temos ali, uma ANOMALIA (algo que não foi percebido ou que se apresentou depois do andamento do projeto).

“Se gerenciar é atingir metas, então gerenciar é eliminar anomalias.”

Óbvio… Chega a ser maravilhoso e emocionante, de tão óbvio.

Mas como encontrar uma anomalia?

Mais óbvio ainda…

Se você estabeleceu um objetivo razoável, e este objetivo não foi atingido, é porque no caminho, algo NÃO PREVISTO aconteceu.

Quando um objetivo não acontece e uma meta não é batida, é preciso IDENTIFICAR A ANOMALIA, e isto só é possível respondendo à boa e velha pergunta que transformou o Japão em superpotência: PORQUÊ?

Porquê não atingimos a meta?

A resposta irá apresentar a anomalia, que deve ser corrigida, e o processo de aprendizado envolvido neste caminho, criará um PADRÃO de execução sem a anomalia, já que aquilo, executado daquela maneira, com aquela medida corretiva, eliminará a ocorrência da anomalia.

É fascinante.

Enquanto os americanos projetavam um faturamento mensal de 100 mil, os japoneses projetavam o mesmo faturamento, só que não mensais, mas semanais, com um objetivo de 25 mil semanais.

Ao passar a primeira semana, analisavam o resultado, e se tivessem faturado 22 mil, por exemplo, corriam atrás do motivo que fez a meta não ser atingida, achavam o problema, resolviam, padronizavam e já, na próxima semana, conseguiam normalizar o faturamento e até recuperar a diferença da semana anterior, enquanto os americanos tinham que esperar o final do mês para perceberem que não faturaram os 100 mil, mas 80 mil, por exemplo, e nada mais poderiam fazer sobre o faturamento perdido, pois o tempo já se esgotara.

Poderíamos falar de QUALIDADE TOTAL por uma eternidade aqui, mas para encerrarmos esta parte do assunto, uma curiosidade japonesa…

Você percebeu que todas as fábricas da Honda contam com uniformes impecavelmente brancos?

Já pensou? Estruturas que lidam com mecânica, todo mundo vestido de branco, e você consegue imaginar por que motivo isto se estabeleceu como padrão?

Os japoneses descobriram que usando uniformes brancos, qualquer mínimo sinal de sujeira, óleo, graxa ou qualquer outro elemento, é facilmente identificado, e a partir daí, se realiza uma minuciosa investigação para saber qual a origem daquela mancha, pois na operação correta, nada pode vazar, e não há porque aquela mancha estar ali.

É mais que fascinante.

As pessoas certas nos lugares certos

Ovelhas e urubús
Cada um no seu devido e potencial lugar

Se você quer ser um empreendedor de sucesso, saiba de antemão, que você não vai encontrar o kit “empresa de sucesso” para adquirir pronto e funcionando.

Empresas, invariavelmente, são associações de pessoas imbuídas de um mesmo conjunto de objetivos que buscam realização.

Perceba… PESSOAS…

Realizar tarefas, das mais simples até as mais complexas, não importa o porte do empreendimento, requer talentos e isto funcionará melhor se os talentos forem adequadamente dimensionados e posicionados.

Um ensinamento da gastronomia de alto padrão diz que…

“…Se você tem um excelente garçom e resolve promove-lo a maitre, provavelmente você terá um péssimo maitre e perderá um excelente garçom.”

Parece cruel, e talvez não seja uma verdade à risca, mas a lógica envolvida assusta.

Outra analogia interessante dá conta do cidadão urbano, desconhecedor do mundo rural, que incumbido de cuidar de uma pequena fazendola, foi visto discutindo com uma mimosa ovelha, que ele colocou posicionada no pé de uma árvore, enquanto insistia com o bicho que não entendia nada: “Sobe ovelha!!! Vai ovelhinha, sobe na árvore!!!”

A ovelha não vai subir na árvore, e nem vai voar, assim como o urubu não fornecerá lã.

Um empreendedor de sucesso tem a capacidade de entender o potencial de cada pessoa, e por isto é importante ENTENDER DE GENTE, não apenas para saber do que ela é capaz, mas para conseguir fazer com que ela permaneça motivada e comprometida a ponto de dar o seu melhor, na maior parte do tempo, focada em atingir suas metas, e a melhor forma de fazer isto, é fazer com que as metas do empreendimento, as suas metas, sejam também a meta destas pessoas de quem seu projeto depende, você querendo, concordando, ou não, pouco importa.

Um estudo mundial de RH surpreendeu a todos quando foi noticiado, há mais ou menos uma década atrás…

Este estudo demonstrava que o DINHEIRO era apenas o terceiro colocado na resposta à pergunta PORQUÊ VOCÊ TRABALHA?

Explicando melhor, várias pessoas, no mundo todo, foram questionadas sobre os motivos que as faziam trabalhar, além da necessidade óbvia de sustento e sobrevivência.

Em terceiro lugar, ficou o DINHEIRO.

Você, com esta mente capitalista, deve estar intrigado e se perguntando… “Mas como?… Qual é o primeiro então?”

Nós não vamos dizer qual é o primeiro, não assim de cara…

Antes vamos revelar o que ficou em segundo lugar…

SEGURANÇA…

O segundo elemento que as pessoas mais buscam como objetivo de seu trabalho, é SEGURANÇA.

E o primeiro, para sua maior surpresa, nada mais é que RECONHECIMENTO.

Perceba que, mais importante que a própria segurança e até que o dinheiro, as pessoas trabalham por RECONHECIMENTO.

Tem lógica.

Saia de sua estupefação por esta revelação e acompanhe o raciocínio…

Para que serve o DINHEIRO, se não é para proporcionar SEGURANÇA e RECONHECIMENTO?

Para que serve a SEGURANÇA se não é para dar o conforto de poder usufruir do DINHEIRO e do REECONHECIMENTO?

É mais fascinante ainda.

Encontrar as pessoas certas, fazer com que elas estejam posicionadas onde podem oferecer o melhor de suas habilidades, criar mecanismos e processos motivadores, participativos, onde as suas metas se confundam com as metas delas e manter a máquina sempre motivada e, sobretudo, saber RECONHECER os mínimos sucessos, as pequenas vitórias, acompanhar e promover a evolução pessoal da equipe, é uma chave poderosa para se transformar num empreendedor de sucesso.

Empreendedor de sucesso é um personagem central do teatro da existência humana

Empreendedor de sucesso
Reconhecimento é o prêmio maior para um empreendedor de sucesso

Empreendedor de sucesso não é “mocinho” e nem “vilão” neste grande teatro que é a realidade da vida, mas está centrado em todos os episódios.

Um empreendedor de sucesso foi buscar o conhecimento, a capacitação e a preparação que necessitava, mesmo que seu empreendimento seja composto apenas por ele.

Respeitáveis consultores são agregadores de conhecimento e é bom poder contar com eles.

Uma contabilidade sólida, que não seja composta apenas por contadores despachantes emissores de guias, mas de profissionais capacitados a mostrar os melhores caminhos, a melhor engenharia tributária e fiscal, a melhor forma de conhecer oportunidades e ameaças.

Um bom entendimento jurídico, como forma de se proteger das feras ameaçadoras do mercado, que surgem vestidas das mais diversas formas, fantasiadas de tributos, exigências espúrias, concorrência leal e desleal.

Boas assessorias de comunicação e marketing, para antever as movimentações comerciais e de mercado e para localizar o idioma correto de seu potencial consumidor.

São muitas as variáveis, todas importantes, e não despreze os detalhes, pois são os detalhes que guardam os diferenciais, aquilo que limita, que cria a fronteira entre sucesso e fracasso.

Ser um empreendedor de sucesso é mais que burocracia, técnica ou fórmulas preparadas antecipadamente, é um desejo gigante de encontrar um motivo para dispensar sua energia vital, num projeto motivador, que dê a alegria de despertar todas as manhãs, enfrentar com coragem todos os problemas, não desistir jamais e superar todos os obstáculos na conquista de seus sonhos, que se você fez certinho, transformou em IDEIAS, depois em PROJETOS, depois em REALIZAÇÃO.

No final de tudo, você apenas perceberá que não termina nunca, mas se sentirá recompensado regiamente ao ouvir os aplausos da plateia, que em pé, reverencia sua obra de arte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *